No mundo do transporte de cargas, regulamentos que definem os limites de pesos e dimensões para veículos são cruciais para garantir a segurança nas estradas e a eficiência logística. Neste artigo, examinaremos os regulamentos atuais sobre o comprimento máximo de veículos de carga no Brasil e as recentes mudanças na Suécia, a fim de permitir composições tritrem e comprimento de até 34,5 metros.
Nas estradas brasileiras
No Brasil, os limites de comprimento de veículos de carga são estabelecidos pela Resolução CONTRAN nº 210/2006, entre outras resoluções. Esses limites variam de acordo com o tipo de veículo, número de eixos, tipo de carga e rodovias, visando assegurar a segurança nas rodovias e a capacidade de manobra dos veículos. Aqui estão os principais limites principais de comprimento estipulados por essa resolução:
- Caminhão simples: 14 metros.
- Caminhão com reboque: 20 metros.
- Reboque: 8,60 metros.
- Caminhão-trator com semirreboque: 18,15 metros.
- Caminhão-trator com semirreboque e reboque: 19,80 metros.
- Caminhão-trator com dois semirreboques: 30 metros.
Fetranslog 2023: a maior feira de logística do Sul do Brasil
Vale ressaltar, sobretudo, em situações especiais, como o transporte de cargas indivisíveis ou operações em vias urbanas, os limites de comprimento podem ser diferentes. Em alguns casos, além disso, é necessária uma Autorização Especial de Trânsito (AET) do órgão competente.
Nas estradas suecas
Na Suécia, a Administração Sueca de Transportes anunciou uma expansão significativa dos limites de comprimento permitidos para veículos de carga. A partir de 1º de dezembro, certamente, cerca de 600 quilômetros de estradas estaduais serão abertos para conjuntos de veículos com até 34,5 metros de comprimento.
Os regulamentos para essas combinações de veículos mais longas foram publicados pela Administração Sueca de Transportes, além disso, especificando quais estradas estão abertas para tais conjuntos.
Caminhões assumem mais tarefas de tratores no agronegócio, diz Volvo
A Agência Sueca de Transportes já determinou quais tipos de veículos podem ser utilizados nessas combinações de veículos mais longas, e duas configurações diferentes, ademais, são permitidas desde o início, sendo uma delas estritamente adaptada às medições no conceito de 25,25 metros.
Essa expansão dos limites de comprimento na Suécia, por certo, visa otimizar o transporte de cargas, melhorar a eficiência logística e reduzir custos. Elaboraram os regulamentos com base em critérios rigorosos de segurança e desempenho. Por fim, garantir a integridade das vias e a segurança de todos os usuários das estradas.