A BorgWarner Inc. divulgou nesta terça-feira (7) os resultados do primeiro trimestre de 2025, evidenciando resiliência e foco estratégico em meio a um cenário desafiador na indústria automotiva global. Mesmo diante de uma retração de 3,6% nos mercados de veículos leves e comerciais, a companhia apresentou crescimento orgânico de 0,1% nas vendas, com destaque para o desempenho expressivo de seus e-produtos, cuja receita cresceu 47% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As vendas líquidas totalizaram US$ 3,515 bilhões no trimestre, uma queda de aproximadamente 2% na comparação anual, de acordo com os princípios contábeis dos EUA (US GAAP). O lucro líquido ajustado por ação diluída foi de US$ 1,11 – um aumento de 8% frente aos US$ 1,03 registrados no primeiro trimestre de 2024.
O lucro operacional ajustado atingiu US$ 352 milhões, com margem de 10,0%, ampliando em 60 pontos-base na comparação anual, apesar de um impacto negativo de 20 pontos-base relacionado a tarifas. O lucro líquido reportado foi de US$ 157 milhões (US$ 0,72 por ação diluída), frente a US$ 213 milhões (US$ 0,93 por ação diluída) no primeiro trimestre do ano passado.
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Saída do setor de carregamento e reestruturação
Como parte de sua estratégia para focar em áreas de maior rentabilidade e futuro crescimento, a BorgWarner anunciou sua saída do negócio de carregamento de veículos no segundo trimestre de 2025. A iniciativa visa eliminar perdas operacionais ajustadas de aproximadamente US$ 30 milhões anuais. Além disso, a companhia vai consolidar sua unidade de Sistemas de Baterias da América do Norte, ação que deverá gerar economia de custos de US$ 20 milhões até 2026.
“Essas medidas são fundamentais para alinharmos nossa estrutura de custos à realidade do mercado e maximizarmos nosso portfólio voltado à eletrificação veicular”, informou a empresa em nota oficial.
Novos negócios estratégicos
A BorgWarner também revelou uma série de novos contratos que consolidam sua posição de liderança em soluções de mobilidade elétrica e tradicional:
- eMotor híbrido de alto volume: fornecimento para picapes e SUVs de uma grande montadora norte-americana, com lançamento previsto para 2028.
- Aquecedor de líquido de arrefecimento de alta tensão (HVCH): contrato com uma OEM global para sua linha de híbridos plug-in, com início em 2027.
- Extensões de programa de EGR (recirculação de gases de escape): com um importante OEM norte-americano, garantindo produção até 2029.
- Transmissões de dupla embreagem (DCT) na China: incluindo uma extensão de sete anos com uma montadora alemã e um novo contrato com um fabricante de transmissões local, com início previsto para o fim de 2025.
Projeção para 2025
A BorgWarner atualizou sua projeção para o ano, estimando vendas líquidas entre US$ 13,6 bilhões e US$ 14,2 bilhões – uma leve alta frente à previsão anterior, impulsionada pela recuperação de tarifas e valorização cambial. A expectativa é de uma margem operacional ajustada entre 9,6% e 10,2%, com lucro líquido ajustado por ação variando entre US$ 4,00 e US$ 4,45.
Mesmo com a redução nas expectativas de produção do setor, a companhia prevê crescimento acima da média do mercado entre 200 e 400 pontos-base. O fluxo de caixa operacional deve se manter entre US$ 1,323 bilhão e US$ 1,375 bilhão, com fluxo de caixa livre projetado de US$ 650 milhões a US$ 750 milhões.
Com forte posicionamento em eletrificação, controle rígido de custos e novas conquistas comerciais, a BorgWarner reforça sua estratégia de longo prazo, alinhada às transformações da indústria automotiva global.


