quinta-feira, novembro 21, 2024

As 5 opções de chassi cabine 2023 para transporte urbano com CNH categoria B

Apresentamos de forma objetiva os modelos de chassi cabine que possuem PBT de até 3.500 kg e podem ser conduzidos com CNH categoria B. Nesse sentido, mostramos as principais informações das fichas técnicas e preços atualizados em maio de 2023.

Ao passo que, as pessoas têm usado o chassi cabine por sua versatilidade em poder suportar diferentes tipos de baús ou outros tipos de implementos.

A legislação e a categoria

E as vantagens de pertencerem à categoria de caminhonete são muitas, mostrando-se muito eficientes em diversas atividades da logística urbana. São elas: não há as mesmas restrições de circulação dos caminhões, apenas a mesma de rodízio dos automóveis e dependendo da cidade. Bem como, estacionar nas mesmas vagas de automóveis, valor de pedágio e demais regras dos automóveis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serem as mesmas dos automóveis. A exceção deve ser observada para o tipo de atividade. Se o carro será emplacado com placa comum (atividade para uso pessoal ou negócio próprio) ou placa vermelha (atividade remunerada para terceiros).  

Vale lembrar que não basta ter apenas a CNH B. Portanto, é necessário que tenha a sigla “EAR” inscrita na habilitação. Ela significa que o motorista “Exerce Atividade Remunerada”. É uma observação que deve ser incluída na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de todos que prestam serviços de transporte. E sejam pessoas, cargas ou valores, para pessoas físicas ou jurídicas. Isso obriga o exame psicológico em todas as renovações da CNH, não só na primeira habilitação, como é para todos os iniciantes. Na categoria B, ainda, não é necessário o exame toxicológico. Este exame é obrigatório para as categorias C, D e E. 

Em seguida, a apresentação dos modelos seguem a ordem alfabética do nome da marca. Consideramos abaixo apenas os modelos que atendem a legislação ambiental Proconve L7, equivalente a Euro 6. Portanto, modelos produzidos em 2022 Euro 5, não entraram na lista, com o Foton Minitruck 3.5-11 ST e Hyundai HR. Confira abaixo as opções de chassi cabine Euro 6:

Iveco Daily 30-160 City / 35-160

chassi cabine

Motor: FPT F1C Max 3.0 — Potência: 160 cv @ 3.500 rpm — Torque: 380 Nm @ 1.600 ~ 2.900 rpm — Transmissão: Eaton ZF 6S 480 VO de 6 marchas manuais — Freios: hidráulico, freio a disco em todas as rodas com ABS + EBD. Sistemas auxiliares de segurança: controle de partida em rampa, de estabilidade, aumento da pressão nos freios, aumento da pressão nos freios traseiros após o ABS entrar em ação no eixo dianteiro. Segue com controle de rolagem, detecção da distribuição de carga e da presença de reboque — Suspensão: Suspensão independente do tipo duplo A com barras de torção longitudinais de diâmetro 31 mm e barra estabilizadora com diâmetro de 22 mm. Amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação / Streparava Quadtor (dianteira) e Mola parabólica de simples estágio, com 60 mm de largura e 2 lâminas  (traseira).

Tipo de chassi: Escada com Longarinas planas com perfil “C” e travessas tubulares ou planas rebitadas Dimensões do perfil 172 x 66 x 5 mm — Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 3.900 kg / 3.500 kg para o 30-160 City e 4.400 kg / 3.500 kg para o 35-160 — Capacidade de carga útil técnica / legal: 1.910 kg / 1510 kg para o 30-160 — Preço: Ainda não informado para o 30-160 / R$ 287.521 para o 35-160, fonte do preço: Fipe.

Kia Bongo 2500

cabine chassi

Motor: 2.5 L Turbodiesel Intercooler — Potência: 130,5 cv @ 3.800 rpm — Torque: 260 Nm @1.500 ~ 3.500 rpm — Transmissão: manual, de 6 velocidades — Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira com ABS e EBD — Suspensão dianteira: independente com barras de torção, barra estabilizadora e amortecedores a gás — Suspensão traseira: eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores a gás — Sistemas auxiliares de segurança: não possui — Tipo de chassi: longarinas de aço estampado com perfil retangular (duplo “C”), travessas tubulares e cabine em chapa de aço estampado — Tração: traseira 4×2 ou 4×4 — PBT técnico / homologado: 3.392 kg / 3.392 kg — Capacidade de carga útil técnica e legal: 1.812 kg / 1.812 kg — Preço: R$ 163.058 (4×2) e R$ 164.993 (4×4), fonte do preço: Fipe. 

Mercedes-Benz Sprinter 315 CDI Street

chassi cabine

Motor: OM 654 CDI, turbodiesel e 2,0 litros — Potência: 150 cv @ 3.800 rpm — Torque: 340 Nm @1.500 ~ 2.400 rpm — Transmissão: ZF 6S 480, manual, de 6 velocidades — Freios:  Freio hidráulico a disco em todas as rodas, com discos frontais autoventilados com ABS e EBD — Suspensão dianteira:  Independente com molas transversais parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora — Sistemas auxiliares de segurança: programa eletrônico de Estabilidade Adaptativo 9i, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, luz diurna e de freio adaptativa —  Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores a gás —

Tipo de chassi: Longarinas de aço estampado com perfil retangular (duplo “C”), travessas tubulares e cabine em chapa de aço estampado — Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 3.500 kg / 3.500 kg — Capacidade de carga útil técnica e legal: 1.567 kg / 1.567 kg — Preço: R$ 256.188, fonte do preço: Fipe. Leia mais sobre a Sprinter 315.

Renault Master

chassi cabine

Motor: M9T GEN4 AdBlue — Potência: 136 cv @ 3.500 rpm — Torque: 360 Nm @ 1.500 rpm. Transmissão: 6 marchas manuais. Freios: hidráulico, freio a disco em todas as rodas com ABS + EBD. Sistemas auxiliares de segurança: controle de tração, partida em rampa, estabilidade, auxílio de carga e de reboque, assistente de frenagem urgente, para mitigar capotamento, contra vento lateral e luz diurna. Suspensão: tipo MacPherson, com braço inferior retangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos no eixo dianteiro. No eixo traseiro, o sistema é com travessas longitudinais semielípticas de lâminas em aço e amortecedores hidráulicos telescópicos (traseira). Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 3.500 kg / 3.500 kg — Preço: R$ 193.881, fonte: Fipe. 

VW Delivery Express

Motor: FPT F1C 3.0 — Potência: 156 cv a 3.300 rpm — Torque: 360 Nm @ 1.300 ~2.900 rpm. Transmissão: Eaton ESO 4106A de 6 marchas manuais, com câmbio no painel e de fácil engate. Freios: hidráulico, freio a disco em todas as rodas com ABS + EBD.

Sistemas auxiliares de segurança:  ATC (controle de tração) + HSA (auxílio de partida em rampa) + ESC (controle de estabilidade eletrônica). Suspensão: independente com molas helicoidais e amortecedores, hidráulicos telescópicos de dupla ação. Barra estabilizadora de série (dianteira) e eixo rígido, molas parabólicas com duplo estágio, amortecedores hidráulicos de dupla ação. Barra estabilizadora de série (traseira).

Tração: traseira. PBT técnico / homologado: 3.500 kg / 3.500 kg. Capacidade de carga útil técnica e legal: 1.335 kg (entre-eixos de 3.000 mm) / 1.225 kg (entre-eixos de 3.600 mm) — Preço: R$ 312.900.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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