Enquanto o Brasil utiliza cavalos mecânicos robustos com teto baixo e motores potentes para as operações de cegonheiros, a Europa aposta em soluções personalizadas com foco em eficiência, segurança e aproveitamento máximo do espaço disponível.
A DAF Trucks acaba de ampliar sua linha de veículos com uma série especial de caminhões voltados ao transporte de automóveis na Europa, que pode ser exemplo para futuras soluções no Brasil. O anúncio representa um passo estratégico da montadora ao oferecer soluções sob medida para esse tipo de operação, que exige dimensões otimizadas e segurança elevada — especialmente em um continente com regulamentações rígidas sobre altura total e emissões veiculares.
Com modelos disponíveis nas versões XD, XF, XG e XG+, a nova gama conta com chassi rebaixado de fábrica — com altura de apenas 83 cm — e opções de teto rebaixado ou inclinado, permitindo o carregamento de automóveis sobre a cabine. Essa configuração maximiza o aproveitamento dos 4 metros permitidos pela legislação europeia para altura total de veículos, sem comprometer o conforto do motorista.
Leia também:
As 10 maiores empresas de transporte do mundo
Noma do Brasil: 58 anos de estrada, inovação e compromisso com o transporte nacional
Segundo a fabricante, o rebaixamento foi possível graças à combinação de suspensão das rodas ajustada em 4 cm e o uso de rodas de 22,5 polegadas com pneus de baixo perfil.
Além do aspecto físico, os novos caminhões da DAF trazem avanços técnicos importantes. Equipados com os motores PACCAR MX-11 e MX-13, otimizados para oferecer maior economia de combustível, os chassis contam com Controle de Cruzeiro Preditivo de série e outros recursos voltados à redução de consumo e emissões. A marca também destaca os sistemas de câmeras DAF Digital Vision System e DAF Corner View como diferenciais de segurança, especialmente úteis em manobras urbanas e pontos cegos.
A ergonomia da cabine também foi preservada, mesmo nas versões com teto mais baixo. Os modelos da linha XD, por exemplo, oferecem espaço suficiente para acomodar cama de tamanho normal, estação de descanso e ambiente confortável para o motorista, favorecendo longas jornadas.
Configurações variadas
Os chassis estão disponíveis em diversas configurações de entre-eixos e tração para cegonheiros. Além dos modelos 4×2, a DAF oferece variantes 6×2 com eixo dianteiro leve de 4,5 toneladas e rodas de 17,5 polegadas, aumentando a capacidade de carga sem comprometer a estabilidade ou a dirigibilidade.
“Com esta nova série de chassis, oferecemos uma solução completa e sob medida para o transporte de carros, caminhões e até tratores. Tudo pode ser encomendado diretamente nas concessionárias DAF, com os ajustes específicos para cada operação”, afirma Bart Bosmans, membro do Conselho de Administração da DAF responsável por Marketing e Vendas.
A iniciativa reforça a estratégia da montadora em sua política de “Eficiência em Transportes”, mirando nichos especializados com soluções industriais otimizadas. Se no Brasil os cegonheiros ainda operam majoritariamente com cavalos mecânicos genéricos adaptados, a Europa aponta para um futuro mais personalizado e eficiente no transporte de veículos. Lógico que nem todas as soluções europeias se adaptam às condições de operação no Brasil, mas algumas, quem sabe?


