Com a experiência e conhecimento que a Frota News tem com a indústria de ônibus, o Roteiro Automotivo começa uma jornada em parceria com a Buser para conhecer os roteiros e a experiência com as viagens, avaliando os ônibus, bem como as empresas prestadoras de serviço de transporte rodoviário de passageiros. O primeiro teste de viagem foi no roteiro de São Paulo para Belo Horizonte. O destino foi escolhido pela redação para a produção de pautas para um especial Roteiro Automotivo BH, que envolve sustentabilidade e iniciativas com o fretamento colaborativo.
A saber, pelo aplicativo da Buser, escolhemos o dia e a empresa Levare, por ela ser referência em turismo de luxo. Nesta viagem, registramos os diferenciais da Levare para entender o conceito de ônibus de luxo.
Salas Vip
Além da facilidade de comprar a passagem pelo aplicativo da Buser, embarcamos por meio de uma Sala Vip, o mesmo ocorrendo no desembarque, em Belo Horizonte. Aliás, outro diferencial é o serviço de bordo, com um rodomoço, lanches, refrigerante e água gelada durante todo o percurso. Além disso, travesseiro e coberta higienizadas e protegidas em embalagens para serem abertas pelo passageiro.
Agora, vamos conhecer o ônibus da viagem, pois isso é fundamental para o conforto e segurança dos passageiros. O modelo foi um Scania K 400 6×2 com carroceria Marcopolo G8. Agora, vamos detalhar mais o veículo.
Assista o vídeo no nosso Instagram
Chassi Scania
Vamos começar com o chassi Scania K 400, ou seja, com motor de 13 litros, 400 cv de potência e torque de 2.100 Nm, desenvolvido pela marca sueca para o segmento rodoviário de luxo. Aliás, são características técnicas que garantem desempenho e boas velocidades médias, mesmo em rodovias com topografia com muitos aclives, como é a Rodovia Fernão Dias que liga São Paulo a Belo Horizonte. O modelo estava equipado com caixa automatizada Scania Opticruise GRS 985 de 12 velocidades, o que aumenta o conforto para os passageiros e torna a viagem mais produtiva e segura para o motorista. A suspensão a ar em todos os eixos com proteção contra tombamento.
O motorista nos contou, com orgulho, que o modelo também estava equipado com Retarder Scania. Trata-se de um sistema de freio auxiliar que aumenta de forma significativa a potência de frenagem, inclusive, as de emergência, certamente, tornando a viagem muito mais segura.
Marcopolo Paradiso G8
Agora, vamos contar sobre a carroceria Paradiso geração 8 da Marcopolo, o padrão mais alto em carroceria de ônibus rodoviário. Esta geração foi lançada em julho de 2021, trazendo o que há de mais moderno em segurança, materiais, design, conforto e comodidade.
Assim, vale destacar o conforto das poltronas. Elas contam com novo design tecidos e espuma, e uma estrutura totalmente redesenhada. Além disso, o sistema de reclinação conta com amortecedores de acionamento mais suave e infinitas posições. Os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais, além de controle da iluminação de leitura.
Com a parede lateral mais alta, o assento da janela passa a ter apoio de braço do lado direito. No caso do modelo da Levare, 100% das poltronas são cama leito com sistema massageador com diversas funções de tipos e intensidade de massagem. Cada lugar conta uma TV com tela sensível ao toque com catálogo de filmes, além da cortina para garantir privacidade.
Sobre a Levare
A história da Levare Transportes começou em 2010, quando foi fundada por Sinval Célico Júnior. Ele identificou a necessidade de um serviço de transporte terrestre diferenciado para a população de sua cidade natal, São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, facilitando o deslocamento para a capital. Com a Buser como parceira, os destinos da Levare foram ampliados para muitas outras cidades e estados, como Belo Horizonte.
Sobre a Buser Brasil
A Buser nasceu com o propósito de fazer com que os brasileiros viajem mais e melhor. Com o fretamento colaborativo, que permite a divisão e formação de grupos de forma online, a empresa inovou e modernizou a forma de viajar pelo Brasil, com viagens custando até 60% a menos.
A startup oferece ainda outros serviços, como a revenda de passagens em parceria com viações que atuam em rodoviária. Com mais de 11 milhões de clientes cadastrados, a Buser conta com mais de 300 empresas parceiras (entre fretadores e viações maiores), usando até 1.000 ônibus na alta temporada. A startup chega a transportar 20 mil passageiros por dia em todo o País.
Para mais informações, acesse: www.buser.com.br.