quinta-feira, dezembro 26, 2024

Debate na ONU: descarbonização do transporte rodoviário de forma mais realista

Em uma iniciativa pioneira que coloca o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável na vanguarda das discussões globais, a União Internacional de Transportes Rodoviários (IRU) assumiu um papel de liderança durante o 86.º Comitê de Transportes Terrestres das Nações Unidas (ONU), realizado, no final de fevereiro, em Genebra. O Brasil é membro da IRU por meio da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística).

O evento marcou um dia significativo para o avanço da agenda de descarbonização do transporte rodoviário, reunindo líderes e especialistas de todo o mundo para debater estratégias e soluções para um futuro mais verde.

Sob a moderação de Umberto de Pretto, Secretário-Geral da IRU, um painel ministerial de alto nível discutiu como acelerar o processo de descarbonização, focando em medidas de eficiência energética e requisitos de infraestrutura necessários para a transição para um sistema de transporte rodoviário neutro em carbono até 2050.

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De Pretto destacou a importância de passar da ambição à ação, afirmando: “A indústria do transporte rodoviário está comprometida em se tornar neutra em carbono até 2050. O Pacto Verde da IRU oferece um caminho pragmático e realista de descarbonização para garantir que a nossa indústria continue a atender à crescente demanda de transporte. Mas precisamos de coordenação global e parcerias público-privadas genuínas para conseguir isso.”

Além disso, enfatizou a necessidade de ações imediatas e a longo prazo. “Não podemos esperar por 2050 e depois apertar o ‘botão mágico’. Precisamos de uma combinação de políticas diferentes agora. Por certo, onde os governos forneçam condições favoráveis ​​que permitam aos operadores de transportes obterem ganhos imediatos de eficiência e, ao mesmo tempo, investir em tecnologias de combustíveis alternativos a longo prazo.”

Os participantes do painel concordaram unanimemente que a descarbonização do transporte rodoviário exige uma abordagem holística, incorporando desenvolvimento econômico, equidade social e proteção ambiental.

Além disso, a IRU organizou reuniões com os Secretários-Gerais da Organização de Cooperação Econômica. Ademais, com a Cooperação Econômica do Mar Negro e do Fórum Internacional dos Transportes. Dessa forma, reforçando a importância de colaborações de alto nível para enfrentar os desafios da descarbonização.

O Comitê dos Transportes Terrestres emerge como uma plataforma essencial da ONU para o transporte terrestre dedicada a atender às necessidades globais. E, sobretudo, regionais de maneira eficiente, garantindo um futuro mais sustentável para o setor de transporte rodoviário.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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