Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, o mercado de bebidas experimenta um significativo crescimento no consumo, impactando diretamente as empresas de transporte de cargas. De acordo com um levantamento realizado pela SA+ Ecossistema de Varejo em 2021, as vendas de sucos 100% naturais, refrigerados e não refrigerados, têm a expectativa de aumentar em 25% entre os meses de outubro e março. A Coca-Cola, em seu relatório, também destacou que o pico de vendas de suas categorias ocorre no 4º trimestre.
Essa alteração na demanda exige uma resposta ágil e eficiente por parte das transportadoras, que precisam se adaptar para atender às exigências do mercado. A Ghelere Transportes, uma empresa com mais de 40 anos de atuação no setor e matriz em Cascavel, no Paraná, é uma das organizações que têm se preparado para enfrentar esse período de alta demanda. A empresa, que atua majoritariamente no segmento de bebidas, implementou o “Plano Verão”, uma estratégia elaborada para otimizar a logística e a movimentação dos produtos durante os meses de maior faturamento.
Leia também:
Troféu Migrante: filial de Concórdia da Noma do Brasil é destaque em 2023
Joyce Filus, coordenadora de gestão integrada da Ghelere Transportes, destaca a importância do Plano Verão. “É a preparação da nossa operação de transporte de bebidas, da empresa e principalmente das pessoas, para que todos estejam alinhados, pois esse período de alta nos trará um crescimento de demanda que impacta a rotina de todos.”
A cerveja, um dos principais produtos transportados pela Ghelere, também experimenta um crescimento expressivo durante o verão. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as vendas da bebida tendem a crescer até 40% no Brasil durante essa estação. No verão de 2022, o valor transportado pela Ghelere Transportes, apenas em bebidas, ultrapassou os R$2 bilhões, e a previsão para o mesmo período entre 2023 e 2024 permanece otimista.
Filus ressalta a importância dos treinamentos realizados ao longo do ano. “O resultado dos treinamentos das equipes, realizado com constância durante todo o ano, com atenção especial aos motoristas, faz toda diferença nesse período. Para colhermos bons frutos no verão, a preparação começa antes mesmo do inverno anterior. Uma equipe mentalmente e profissionalmente preparada. Assim, que nos auxilia a passar por períodos de maior demanda mantendo o equilíbrio e oferecendo nosso melhor em todas as situações. Essa época do ano é a oportunidade que temos para alavancar a operação.”
Leia mais:
Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024
Além dos treinamentos, a Ghelere investe em uma preparação invisível aos consumidores para garantir que as bebidas cheguem às prateleiras intactas e atrativas. Filus destaca uma inovação implementada pela empresa. “A Ghelere tem mais de 300 carretas com acabamento interno nobre para que as embalagens não sejam danificadas no transporte. Uma inovação implementada por nós no transporte de bebidas e que se mostrou um diferencial decisivo para nossos clientes.”
Com essa abordagem estratégica e, por fim, com investimentos contínuos, a Ghelere Transportes está pronta para enfrentar o desafio sazonal do consumo de bebidas.
Será que se fossemos diametralmente na contramão disso
não seria melhor?
O que seria na contramão? Menos consumo de sucos, água, refrigerantes, menos empregos, menos transportes. O que seria melhor?