Os bastidores da Ford Motor Company tem a joint venture que criou a Ford Otosan e criou muitas soluções para o segmento de veículos comerciais.
A Ford Otosan é uma empresa líder no setor automotivo da Turquia, com uma história de mais de 60 anos. E, indiretamente, ela está no Brasil por meio da Ford Brasil que importa a maioria dos componentes da Ford Transit e terceira a montagem para Nordex. Esta montadora uruguaia, além da Transit, monta outros veículos comerciais. Entre eles, veículos das marcas Peugeot, Kia, Citroën, entre outras.
Desde 2004, a Ford Otosan é uma das três maiores exportadoras do país, atendendo a 94 países em cinco continentes com seus veículos e peças de reposição, inclusive, os componentes para a montagem da Ford Transit no Uruguai e comercializada no Brasil.
Em 2022, a empresa alcançou um recorde de exportação de US$ 6,2 bilhões, consolidando sua posição como um dos principais parceiros globais da Ford. Para se ter ideia, as 26 montadoras com fábrica no Brasil exportaram juntas US$ 1,6 bilhão. Ou seja, toda a indústria de veículos do Brasil exporta apenas 25,8% do que a Ford Otosan exporta sozinha.
Grupo Sipal é o novo distribuidor Noma do Brasil no Mato Grosso
Referência da Ford em veículos comerciais
Com 1.688 funcionários exclusivamente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, a Ford Otosan é a maior organização de pesquisa e desenvolvimento da indústria turca. Ele serve como o centro de engenharia global para veículos comerciais da Ford, motores diesel relacionados e sistemas de motores, bem como o centro de apoio para o projeto e engenharia de veículos comerciais leves da Ford.
A Ford Otosan, fundada em 1959, é o maior centro de produção de veículos comerciais da Europa da Ford, com uma capacidade de produção de 721.700 veículos, 436.500 motores e 140.000 motorizações até 2022. Dentro da avaliação realizada entre as fábricas da Ford Motor Company, as fábricas de Kocaeli e Eskişehir estão listadas entre os “Melhores Centros de Produção de Veículos” da Ford. Eskişehir é a única fábrica em Turkiye que pode produzir veículos, motores e motorizações no mesmo centro.
O caminhão Ford movido a hidrogênio
A Ford Trucks fez uma parceria com a Ballard Power Systems para desenvolver o F-MAX movido a célula de combustível elétrico, um projeto de logística de emissão zero no qual a Ford participa com a visão de ser pioneira nas futuras soluções de transporte.
O F-MAX marcará como o primeiro veículo pesado movido a célula de combustível da Ford Trucks, por certo, deve iniciar as demonstrações em 2025.
A Ford Trucks está atualmente testando um motor a combustão de hidrogênio com pesquisa de cilindro único interno para veículos comerciais pesados pela primeira vez. A este respeito, realizou com sucesso as atividades iniciais de partida e ignição do motor.
Sob a “Geração F”, a Ford Trucks está liderando uma grande transformação em veículos comerciais pesados, sobretudo, adotando tecnologias de emissão zero, conectadas e autônomas. Por fim, a empresa se comprometeu a atingir emissões zero na produção de veículos comerciais pesados até 2040, para combater os efeitos das mudanças climáticas.