quinta-feira, novembro 21, 2024

CNT quer tornar realidade a produção de diesel verde no Brasil

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, recebeu recentemente, representantes da empresa Neste, considerada uma das maiores produtoras de diesel verde (HVO) do mundo. Este insumo é uma fonte renovável que pode levar à descarbonização do setor do transporte e melhor do que o biodiesel misturado ao diesel atualmente.

O diesel verde é um tipo de biodiesel que é feito a partir de óleos vegetais ou gorduras animais, processados em uma refinaria para se tornarem hidrocarbonetos. O diesel verde tem as mesmas propriedades químicas do diesel fóssil, mas com uma vantagem: ele reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% em comparação com o diesel convencional.

Cooperação técnica

Durante a reunião na CNT, a Neste se colocou à disposição para estreitar relações e tratar sobre informações técnicas e de incentivos com o intuito de tornar o diesel verde uma realidade acessível no Brasil. Além do diesel renovável, a empresa é também uma das principais produtoras mundiais de combustível de aviação sustentável e soluções de matérias-primas renováveis para vários usos da indústria química e de polímeros.

A CNT intensifica o apoio à criação de políticas do uso de diesel verde no Brasil porque o diesel verde é um biocombustível com muitos benefícios ao meio ambiente. No entanto, ainda não foi aprovado para uso rodoviário no Brasil e não está contemplado nos diversos programas nacionais de redução de carbono. O incentivo à sua adoção no país vai ao encontro dos interesses do setor de transporte avançar com a transição energética.

Leia também:

Noma do Brasil recebe Certificado de Energia Renovável 2023 Eco Ludfor

VW Meteor movido com HVO

Para uso do HVO não é necessário fazer nenhuma modificação nos motores diesel atuais e nem nos postos de combustíveis ou na infraestrutura de distribuição. Somente os caminhões 0 km precisam ser homologados para uso do diesel verde por uma questão apenas burocrática. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por exemplo, apresentou o VW Meteor homologado para uso do HVO na última Fenatran.

diesel verde
A Volkswagen já está pronta para começar a vender o Meteor movido com diesel verde

A Neste é uma empresa finlandesa que se especializou na produção de HVO. Ela usa como matéria-prima óleos residuais de cozinha, gorduras animais e óleos vegetais sustentáveis, como o óleo de palma certificado.

Benefícios evidentes

Você pode misturar o diesel verde com o diesel fóssil em qualquer proporção. Ademais, a mistura com o biodiesel atual é recomendada para melhoria da lubrificação do motor.

Os benefícios do diesel verde são evidentes. Sobretudo, ele contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar nas cidades e diminui a dependência do petróleo. Além disso, gera empregos e renda para os produtores de óleos vegetais e gorduras animais.

O HVO é uma solução inovadora e sustentável para o transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo. Ele é o combustível do futuro, que já está disponível no presente.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui