A primeira quinzena de dezembro foi marcada por anúncios que evidenciam o momento de transição e reposicionamento estratégico das principais marcas de caminhões. De marcos industriais da Volvo no Brasil ao fortalecimento da eletromobilidade pela Mercedes-Benz, passando pela aposta da Scania na mineração elétrica, pela estratégia regional da Iveco, pelo balanço resiliente da VWCO e por acordos financeiros do Grupo Traton para acelerar inovação, o período reforça como o setor segue ativo, mesmo em um ano de ajustes, preparando-se para 2026.
Volvo celebra 500 mil veículos produzidos no Brasil
A Volvo atingiu um marco com a produção de 500 mil veículos no Brasil. Funcionários da produção se reuniram na fábrica de Curitiba (PR) para registrar o momento simbólico da planta que, desde 1979, tornou-se um dos principais polos industriais do Grupo Volvo no mundo. A unidade paranaense produz caminhões e chassis de ônibus e está totalmente integrada ao sistema industrial global da marca, sendo reconhecida por seus investimentos contínuos em tecnologia, processos de indústria 4.0, gestão e qualidade.

A fábrica começou suas operações com a montagem do chassi de ônibus B58 e, um ano depois, passou a produzir caminhões, com o modelo N10. Hoje, é a única planta da Volvo no mundo que concentra, em um mesmo local, a produção de motores, transmissões, cabines e a montagem final dos veículos.
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Além da manufatura, o complexo abriga toda a gestão dos negócios da Volvo na América Latina, incluindo áreas comerciais, engenharia, P&D, serviços financeiros e campo de provas. Operando em dois turnos, a unidade emprega atualmente cerca de 4.200 funcionários diretos.
Volvo Trucks lança o FL Electric de 14 toneladas
A Volvo Trucks anunciou o lançamento do Volvo FL Electric de 14 toneladas, uma nova variante desenvolvida para operações urbanas. O FL Electric pode ser configurado com diferentes distâncias entre-eixos, eixos e pacotes de baterias. As baterias foram posicionadas de forma a não interferir na instalação de implementos, além de permitir largura de até 2,4 metros, o que melhora a agilidade no trânsito urbano.
A Volvo já possui oito modelos elétricos em produção e ultrapassou a marca de 5.000 caminhões elétricos vendidos globalmente, reforçando sua liderança nesse segmento.
Karin Rådström assume presidência do Conselho de Veículos Comerciais da ACEA em 2026
No campo institucional, a Daimler Truck anunciou que Karin Rådström, presidente e CEO da companhia, foi eleita presidente do Conselho de Veículos Comerciais da ACEA, a partir de janeiro de 2026. Em seu discurso, Rådström reforçou o compromisso do setor com a descarbonização, mas alertou para a necessidade de alinhamento entre metas regulatórias e condições reais de mercado. Defendeu a revisão acelerada da legislação de CO₂ para veículos pesados, investimentos em infraestrutura de recarga e hidrogênio e políticas que apoiem a operação dos clientes. Ela sucede Christian Levin, CEO da Scania e do Grupo Traton.
VWCO encontra força nos médios em um ano desafiador
Mesmo diante de um 2025 marcado por retração do mercado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus encerra o ano com aprendizados e resultados positivos em segmentos estratégicos. Até novembro, as vendas totais de caminhões recuaram 5,4%, somando 27.400 unidades, mas a marca conseguiu crescer onde tinha ferramentas competitivas.
O destaque foi o segmento de caminhões médios, no qual o Delivery 11.180 concentra mais de 50% das vendas e lidera o mercado, contribuindo para um crescimento de 8,4% nos emplacamentos da marca, segundo dados da Anfavea. A família Constellation também avançou, alcançando 35% de participação nos segmentos de pesados e semipesados.
No exterior, a VWCO celebrou o aumento de 50% na produção na Argentina e a estreia do Constellation com motor de 13 litros no México. Em ônibus, a fabricante iniciou as entregas de unidades do elétrico eVolksbus para o transporte público de São Paulo.
Para 2026, a expectativa ainda é de desafios, mas com viés mais positivo, impulsionado por uma possível queda da Selic, exportações aquecidas e safra robusta.
Mercedes-Benz avança na renovação de frotas e na eletromobilidade urbana
A Mercedes-Benz do Brasil teve uma quinzena movimentada, com destaque para o fornecimento de 18 chassis OF 1721 à Viação Cidade Boa Vista, em Roraima. Os veículos, financiados em parte pelo Banco Mercedes-Benz, permitiram à capital equipar 100% da frota urbana com ar-condicionado. O modelo é o chassi urbano mais vendido do País.
No campo da eletromobilidade, a marca também celebrou a aprovação do ônibus elétrico eO500U após 30 dias de testes no BRT de Salvador. A avaliação envolveu desempenho, autonomia e conforto, com aceitação expressiva dos passageiros. A prefeitura projeta a aquisição de 100 ônibus elétricos e já conta com o maior eletroterminal público de recarga do Brasil.
Além disso, a Mercedes-Benz fortaleceu sua relação com clientes ao desenvolver, junto ao Grupo Tombini, um projeto piloto de valorização de motoristas, que incluiu visitas à fábrica, treinamentos e campanhas internas focadas em segurança e eficiência.
Scania e LKAB avançam na eletrificação da mineração

A Scania anunciou um novo passo na eletrificação do transporte pesado ao colocar em operação, na mina de Malmberget, na Suécia, um caminhão basculante 8×4 totalmente elétrico, desenvolvido em parceria com a LKAB. Batizado de “Sleipner”, o modelo é o primeiro da marca com dois eixos dianteiros direcionáveis e foi projetado para operações severas de mineração.
Com 60 toneladas de peso total e 38 toneladas de carga útil, o caminhão utiliza dois pacotes de baterias de 416 kWh e um motor elétrico de 400 kW. A solução substitui completamente um veículo a combustão e promete reduzir de forma significativa as emissões de CO₂ em uma operação que movimenta mais de 5 milhões de toneladas de rocha por ano.
Traton garante financiamento de € 500 milhões para acelerar inovação
O Grupo Traton anunciou a assinatura de um acordo de empréstimo de € 500 milhões (equivalente a R$ 3,175 bilhões com o Banco Europeu de Investimento (BEI). Os recursos serão destinados ao desenvolvimento do Sistema Modular Traton (TMS), plataforma global e multimarcas que busca harmonizar desenvolvimento, produção e escalabilidade.
Iveco aposta no gás natural na Argentina e freia avanço no Brasil
Por fim, a Iveco detalhou sua estratégia regional para caminhões a gás. Enquanto no Brasil a falta de infraestrutura limita o crescimento — com apenas 641 unidades da marca Scania vendidas em 11 meses de 2025 —, a Argentina se consolida como o mercado mais maduro da região, apoiada na infraestrutura de Vaca Muerta e no gasoduto Néstor Kirchner.
A montadora já conta com cerca de duas mil unidades a gás em operação no país vizinho e registrou crescimento superior a 50% no ano. No Brasil, a Scania segue liderando o segmento, com uma frota de 2.500 caminhões a gás em circulação.


