domingo, dezembro 7, 2025

Logística capixaba: Grande Vitória se firma como hub logístico no Sudeste

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Nos últimos anos, a Grande Vitória viveu uma transformação silenciosa, mas de impacto profundo: o fortalecimento do Espírito Santo como um dos mais promissores polos logísticos do país. Municípios como Viana, Serra, Cariacica e Vila Velha atraíram investimentos bilionários e remodelaram seus territórios para receber centros de distribuição, galpões e terminais capazes de conectar o estado ao Brasil e ao mundo.

Mais do que um movimento de expansão imobiliária, trata-se de uma estratégia de posicionamento econômico, que consolida a região como um hub essencial para o fluxo de mercadorias, impulsionando empregos e fortalecendo cadeias produtivas.

Viana: a capital estadual da logística

Viana talvez seja o exemplo mais emblemático desse avanço. O município acumula cerca de 800 mil metros quadrados de galpões construídos, com capacidade para armazenar aproximadamente 4,8 milhões de toneladas de carga. Não à toa, ganhou o título de “Capital Estadual da Logística”.

E o ritmo não deve parar tão cedo: a prefeitura prevê a construção de mais 1 milhão de metros quadrados de área logística nos próximos quatro anos. Parte desse crescimento se deve a empreendimentos como o Via Brasil Park, que prevê até 8 milhões de m² em lotes para operações multimodais, e ao Log Viana II, adquirido pelo BTG Pactual/Log CP por R$ 177,1 milhões — este último abriga gigantes como Amazon e Reckitt.

Serra: Private Log, um projeto bilionário

Se Viana já colhe os frutos de sua aposta logística, a Serra prepara um salto ainda maior. No Contorno do Mestre Álvaro, está em construção o Private Log, que promete ser o maior condomínio logístico da região: 620 mil metros quadrados de área bruta locável e um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões.

A primeira fase do projeto, prevista para 2029, incluirá quatro mega-galpões, áreas comerciais, restaurantes e até um heliponto, tudo com certificações ambientais e infraestrutura sustentável — como geração de energia solar, iluminação LED e sistemas de eficiência hídrica.

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Cariacica: entre rodovias e ferrovias

Cariacica também avança de forma consistente. Com mais de 2.600 empresas do setor logístico e 259 centros de distribuição, o município é um verdadeiro entroncamento estratégico, favorecido por sua proximidade com as rodovias BR-101, BR-262 e pelas linhas férreas Vitória-Minas e Leopoldina.

O próximo passo é ainda mais ousado: um polo tecnológico e de cargas em Nova Rosa da Penha, que ocupará 1,5 milhão de metros quadrados. A proposta é integrar logística, tecnologia e serviços, ampliando a capacidade de atração de investimentos.

Vila Velha: o porto como motor de crescimento

Em Vila Velha, a logística tem um nome de peso: Terminal Portuário de Vila Velha (TVV). Operado pela Log-In Logística Integrada, o terminal acaba de expandir sua área em 70 mil metros quadrados, o que representa um aumento de 65% na capacidade operacional.

O investimento de R$ 35 milhões não é apenas em espaço: envolve a modernização da infraestrutura, com novos acessos, equipamentos e sistemas de monitoramento. Os resultados já aparecem nos números: no primeiro trimestre de 2025, o TVV registrou lucro líquido de R$ 26,5 milhões, um salto de 219% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Impactos e perspectivas

O que une esses quatro municípios é a visão de futuro: transformar o Espírito Santo em um hub logístico de referência nacional. Com novos galpões, terminais modernos e empreendimentos sustentáveis, a região consolida-se como alternativa competitiva aos grandes centros do Sudeste.

Além de movimentar a economia local, os projetos geram milhares de empregos diretos e indiretos, ampliam a arrecadação e valorizam áreas urbanas. Outro destaque é a incorporação de práticas ESG, com uso de energia renovável, sistemas de reuso de água e integração de modais de transporte.

Se os cronogramas forem cumpridos, até 2030 a capacidade logística do Espírito Santo poderá dobrar, posicionando o estado como protagonista no comércio e na distribuição de mercadorias no país.

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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