sexta-feira, dezembro 5, 2025

Falta de logística da COP30: Países podem desistir ou reduzir as delegações

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A menos de seis meses da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, Pará, aumentam as preocupações internacionais quanto à capacidade da cidade em sediar um evento dessa magnitude. Com base na Lei de Acesso à Informação, o jornal Estado de S.Paulo teve acesso aos telegramas de países que manifestaram temores com a infraestrutura, principalmente, falta de hospedagem ou preços abusivos. 

A edição do ‘Estadão’ deste domingo traz a manchete “Países relatam temor e cogitam até desistir da COP-30”. 

COP-30
Reprodução de manchete da edição de 25 de maio de 2025 do jornal “Estado de S.Paulo”

Apesar dos esforços em andamento, questões relacionadas à infraestrutura, logística e hospedagem têm gerado apreensão entre delegações estrangeiras, organizações da sociedade civil e especialistas.

Segundo ainda o jornal paulista, representantes de países como China, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca e Noruega manifestaram, de forma reservada, preocupação com a infraestrutura de Belém (PA) para sediar a COP30. Há a possibilidade de algumas delegações desistirem de participar do evento devido a dificuldades logísticas, especialmente relacionadas à hospedagem. As informações constam de telegramas diplomáticos trocados entre o Itamaraty e embaixadas brasileiras no exterior entre janeiro e abril deste ano, obtidos via Lei de Acesso à Informação.

O governo federal e o governo do Pará afirmam estar atuando em parceria para ampliar a capacidade de hospedagem e mitigar os riscos. Entre as ações previstas estão o incentivo à reforma de hotéis, a adaptação de escolas para alojamento temporário e o uso de navios como hospedagem flutuante. Uma imagem aérea anexada à reportagem mostra as grandes obras em andamento na cidade, que busca se adequar à responsabilidade de sediar uma das mais importantes conferências ambientais do mundo.

Infraestrutura e Logística Sob Pressão

Belém enfrenta desafios significativos em sua infraestrutura urbana. Obras viárias, como a construção da Avenida Liberdade, têm sido alvo de críticas devido a impactos ambientais e atrasos. Além disso, a cidade lida com problemas crônicos de saneamento básico e mobilidade urbana, que podem comprometer a experiência dos participantes da conferência.

Hospedagem: Preços Elevados e Capacidade Limitada

COP-30
Valor de uma diária em hotel 3 estrelas e quase 16 km de dist|ãncia de Belém. É é um das raras opções encontradas, pois a maioria esta esgotada

A capacidade hoteleira de Belém é limitada, e a alta demanda por acomodações durante a COP-30 resultou em preços exorbitantes. Relatos indicam que diárias em plataformas como Airbnb e Booking.com ultrapassam valores razoáveis, tornando a participação no evento financeiramente inviável para muitas delegações e membros da sociedade civil.

Resposta das Autoridades

Em resposta às críticas, o governo brasileiro anunciou medidas para mitigar os problemas, incluindo a construção de novas vias, melhorias no transporte público e a ampliação da capacidade de hospedagem por meio de navios de cruzeiro e adaptações de escolas e instalações militares. No entanto, especialistas alertam que o tempo restante até a conferência pode ser insuficiente para a conclusão de todas as obras planejadas.

Principais ações em mobilidade e transporte

1. Renovação da Frota de Ônibus

Está em curso a substituição da frota de ônibus urbanos por veículos mais modernos e sustentáveis. A previsão é de incorporar 503 novos ônibus, incluindo 100 elétricos e 50 movidos a gás natural, todos equipados com ar-condicionado e Wi-Fi 

2. Expansão do BRT Metropolitano

O sistema de Bus Rapid Transit (BRT) está sendo ampliado, com destaque para o corredor da Avenida Júlio César. A conclusão do BRT Metropolitano visa integrar Belém a municípios vizinhos como Ananindeua e Marituba, melhorando a mobilidade regional.

3. Ampliação do Aeroporto Internacional de Belém

O Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) está passando por obras de expansão para aumentar sua capacidade de atendimento de 7 milhões para 14 milhões de passageiros por ano, visando acomodar o fluxo esperado durante a COP30 

  1. Construção da Avenida Liberdade

Uma nova via expressa de 13,2 km, a Avenida Liberdade, está sendo construída para melhorar o tráfego na cidade. Embora planejada desde 2012, sua execução foi acelerada com a proximidade da COP30. O projeto inclui iluminação solar, ciclovias e passagens para fauna, mas tem gerado controvérsias devido ao impacto ambiental na área de floresta amazônica.

5. Requalificação de Vias Urbanas

Diversas avenidas importantes, como Visconde de Souza Franco, Tamandaré, Duque de Caxias e Pedro Álvares Cabral, estão sendo revitalizadas. As melhorias incluem modernização da iluminação, instalação de semáforos inteligentes, faixas de pedestres iluminadas, pontos de ônibus com Wi-Fi e implantação de ciclovias.

6. Terminal Hidroviário da Tamandaré

Está prevista a construção do Terminal Hidroviário da Tamandaré, visando melhorar o transporte fluvial, essencial na região amazônica.

Porém, como ocorreu com a Copa do Mundo de 2014, com muitas obras ainda sem conclusão uma década depois, teme-se que o mesmo ocorra com Belém. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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