A Volvo Trucks lançará formalmente e começará a aceitar encomendas do Volvo FH Aero Electric com eixo elétrico no segundo trimestre de 2026. Voltado especificamente para operações de longa distância — na Europa, pois no Brasil seria média distância —, o novo modelo promete mais competitivo no segmento, com autonomia de até 600 quilômetros, carregamento super-rápido e capacidade de carga equivalente à dos caminhões a diesel tradicionais. Esta autonomia é quase o dobro do atual Volvo FH Electric.
Com esta nova autonomia, o Volvo FH Aero Electric ficará à frente da Mercedes-Benz Trucks e atrás da Tesla:
| Modelo | Autonomia (km) | Bateria (kWh) | Status |
|---|---|---|---|
| Tesla Semi | 800 | ~900–1000 | Produção limitada |
| Volvo FH Aero Electric | 600 | 780 | Lançamento em 2026 |
| Mercedes eActros 600 | 500 | 621 | Produção em 2024 |
| Freightliner eCascadia | 370 | 438 | Em produção (EUA) |
| Scania 45 R Electric | 350 | 624 | Em produção (Europa) |
Embora o lançamento oficial ainda esteja a mais de um ano, a Volvo já começou a revelar imagens e informações técnicas sobre o caminhão. Clientes interessados também podem assinar uma carta de intenção de compra, antecipando sua entrada na próxima geração do transporte de carga com zero emissão.
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Projetado para enfrentar um dos segmentos mais difíceis de descarbonizar — o transporte de longa distância — o FH Aero Electric vem equipado com tecnologia de ponta em transmissão elétrica, conhecida como e-axle (eixo elétrico), que libera mais espaço para baterias e aumenta a eficiência energética do conjunto.
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“O FH Aero Electric representa um verdadeiro avanço no transporte com zero emissão. Agora, as empresas de transporte podem operar longas distâncias com caminhões elétricos sem comprometer a produtividade”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “O carregamento super-rápido e a alta capacidade de carga útil tornam esta uma solução extremamente competitiva.”

Carregamento ultrarrápido e dentro das regras
Um dos principais atrativos do novo caminhão é sua capacidade de carregamento acelerado. Adaptado ao padrão MCS (Sistema de Carregamento de Megawatts), o FH Aero Electric pode carregar de 20% a 80% da bateria em cerca de 40 minutos — tempo que se encaixa perfeitamente no intervalo de descanso obrigatório para motoristas profissionais na União Europeia. Na prática, isso significa que o caminhão pode ser recarregado durante pausas regulares, mantendo a operação eficiente ao longo do dia.
Robusto e com alta capacidade de carga

A configuração com eixo adicional (6×2) permite ao caminhão suportar um peso total de até 48 toneladas, acomodando oito baterias com capacidade instalada total de 780 kWh. Essa estrutura reforçada oferece distribuição de peso otimizada e permite operar com reboques pesados sem comprometer a performance ou a autonomia.
Com essa solução, a Volvo aproxima o desempenho dos caminhões elétricos aos modelos movidos a diesel — sem abrir mão da sustentabilidade.
Conectividade e serviços completos
Mais do que um veículo, o FH Aero Electric faz parte de uma oferta abrangente da Volvo Trucks, que inclui soluções personalizadas para planejamento de rotas, infraestrutura de carregamento, monitoramento da frota e assistência técnica.
Liderança global e visão para o futuro
Desde o início da produção em série, em 2019, a Volvo Trucks já entregou mais de 5.000 caminhões elétricos a clientes em 50 países. Hoje, a empresa é considerada uma referência mundial em eletrificação de veículos pesados, com oito modelos elétricos que atendem desde a distribuição urbana até aplicações industriais e, agora, o transporte de longa distância.
A iniciativa faz parte da estratégia tripla da Volvo para alcançar emissões líquidas zero até 2040, que combina:
- Caminhões elétricos a bateria;
- Caminhões elétricos com células de combustível;
- Motores de combustão que utilizam combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biogás e biodiesel.


