sábado, dezembro 6, 2025

Volvo Trucks apresenta novo FH Aero Electric com autonomia de diesel

- Publicidade -

A Volvo Trucks lançará formalmente e começará a aceitar encomendas do Volvo FH Aero Electric com eixo elétrico no segundo trimestre de 2026. Voltado especificamente para operações de longa distância — na Europa, pois no Brasil seria média distância —, o novo modelo promete mais competitivo no segmento, com autonomia de até 600 quilômetros, carregamento super-rápido e capacidade de carga equivalente à dos caminhões a diesel tradicionais. Esta autonomia é quase o dobro do atual Volvo FH Electric.

Com esta nova autonomia, o Volvo FH Aero Electric ficará à frente da Mercedes-Benz Trucks e atrás da Tesla:
Modelo Autonomia (km) Bateria (kWh) Status
Tesla Semi 800 ~900–1000 Produção limitada
Volvo FH Aero Electric 600 780 Lançamento em 2026
Mercedes eActros 600 500 621 Produção em 2024
Freightliner eCascadia 370 438 Em produção (EUA)
Scania 45 R Electric 350 624 Em produção (Europa)

 

Embora o lançamento oficial ainda esteja a mais de um ano, a Volvo já começou a revelar imagens e informações técnicas sobre o caminhão. Clientes interessados também podem assinar uma carta de intenção de compra, antecipando sua entrada na próxima geração do transporte de carga com zero emissão.

Leia também:

História, potência e futuro em movimento: Mercedes-Benz Trucks Classic

BBM aposta em sinergia para enfrentar alta dos custos no transporte

Novo tanque Noma da Geração Titanium aposta em desempenho térmico superior  

Projetado para enfrentar um dos segmentos mais difíceis de descarbonizar — o transporte de longa distância — o FH Aero Electric vem equipado com tecnologia de ponta em transmissão elétrica, conhecida como e-axle (eixo elétrico), que libera mais espaço para baterias e aumenta a eficiência energética do conjunto.

Saiba mais:

Fabet promove curso presencial de Gestão em Segurança no Transporte com início em julho

O FH Aero Electric representa um verdadeiro avanço no transporte com zero emissão. Agora, as empresas de transporte podem operar longas distâncias com caminhões elétricos sem comprometer a produtividade”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “O carregamento super-rápido e a alta capacidade de carga útil tornam esta uma solução extremamente competitiva.

Campanha Frota News
Aparece para os embarcadores e frotistas

Carregamento ultrarrápido e dentro das regras

Um dos principais atrativos do novo caminhão é sua capacidade de carregamento acelerado. Adaptado ao padrão MCS (Sistema de Carregamento de Megawatts), o FH Aero Electric pode carregar de 20% a 80% da bateria em cerca de 40 minutos — tempo que se encaixa perfeitamente no intervalo de descanso obrigatório para motoristas profissionais na União Europeia. Na prática, isso significa que o caminhão pode ser recarregado durante pausas regulares, mantendo a operação eficiente ao longo do dia.

Robusto e com alta capacidade de carga

FH Aero Electric
Com nova tecnologia, FH Aero Electric passa a ter quase o dobro da autonomia do FH Electric atual

A configuração com eixo adicional (6×2) permite ao caminhão suportar um peso total de até 48 toneladas, acomodando oito baterias com capacidade instalada total de 780 kWh. Essa estrutura reforçada oferece distribuição de peso otimizada e permite operar com reboques pesados sem comprometer a performance ou a autonomia.

Com essa solução, a Volvo aproxima o desempenho dos caminhões elétricos aos modelos movidos a diesel — sem abrir mão da sustentabilidade.

Conectividade e serviços completos

Mais do que um veículo, o FH Aero Electric faz parte de uma oferta abrangente da Volvo Trucks, que inclui soluções personalizadas para planejamento de rotas, infraestrutura de carregamento, monitoramento da frota e assistência técnica.

Liderança global e visão para o futuro

Desde o início da produção em série, em 2019, a Volvo Trucks já entregou mais de 5.000 caminhões elétricos a clientes em 50 países. Hoje, a empresa é considerada uma referência mundial em eletrificação de veículos pesados, com oito modelos elétricos que atendem desde a distribuição urbana até aplicações industriais e, agora, o transporte de longa distância.

A iniciativa faz parte da estratégia tripla da Volvo para alcançar emissões líquidas zero até 2040, que combina:

  • Caminhões elétricos a bateria;
  • Caminhões elétricos com células de combustível;
  • Motores de combustão que utilizam combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biogás e biodiesel.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui