sexta-feira, dezembro 5, 2025

10 TOP em produção global de caminhões: Brasil fica na 6ª posição

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A produção global de caminhões registrou leve queda de 2% em 2024, alcançando 3,64 milhões de unidades, segundo levantamento da OICA (Organisation Internationale des Constructeurs d’Automobiles). O número reflete uma desaceleração após a recuperação em 2023, quando o setor havia crescido 10% em relação ao ano anterior. 

China lidera, mas estabilidade marca cenário asiático 

Com mais de 1,65 milhão de caminhões produzidos, a China mantém a liderança absoluta do setor, representando cerca de 45% da produção mundial. Ainda assim, o crescimento em 2024 foi modesto: apenas 1% sobre 2023, após um salto de 33% no ano anterior. 

A região Ásia-Oceania como um todo produziu 2,58 milhões de unidades, recuo de 3% na comparação anual, pressionada por quedas significativas em países como Indonésia (-16%), Índia (-9%) e Japão (-7%). 

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América do Sul volta a crescer puxada pelo Brasil 

Após dois anos consecutivos de queda, a América do Sul apresentou recuperação expressiva: 41% de crescimento em 2024, totalizando 141.252 unidades. O destaque absoluto foi o Brasil, responsável por 100% da produção regional registrada, com esse volume representando um aumento relevante frente aos 100 mil caminhões de 2023. 

EUA mantém estabilidade, México desacelera 

Na América do Norte, a produção totalizou 553 mil caminhões, queda de 2% em relação a 2023. Os Estados Unidos seguem como maior produtor da região (325 mil unidades), com leve retração. O México, segundo maior fabricante local, caiu 5%. Já o Canadá contrariou a tendência e cresceu 27%. 

Europa encolhe após forte alta 

O continente europeu sentiu o impacto de retrações em mercados tradicionais como Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Espanha. A produção total caiu 10% em 2024, para 334 mil unidades. A União Europeia (incluindo Reino Unido) teve queda ainda mais acentuada, de 13%. 

Entre os poucos destaques positivos na Europa está a Itália, que manteve o alto volume de 95 mil unidades produzidas, estabilidade em relação a 2023, mas que representa um salto de 58% em relação ao período pré-pandemia (2019). 

Rússia impulsiona crescimento no leste europeu 

Os países da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), com destaque para a Rússia e o Cazaquistão, apresentaram crescimento conjunto de 9%, alcançando 94.571 unidades. A Rússia respondeu por 86.867 caminhões produzidos em 2024, alta de 12% no ano. 

África perde fôlego

A África registrou retração de 6% em 2024, totalizando 30.814 caminhões. A produção está concentrada na África do Sul, país que teve um desempenho positivo nos dois anos anteriores, mas perdeu ritmo neste último ciclo. 

Apesar da retração leve no resultado geral, o mercado global de caminhões pesados segue com desempenho superior ao observado durante a pandemia, e mantém projeções de recuperação sustentada para os próximos anos, especialmente com a retomada industrial em países emergentes e o avanço tecnológico nos principais polos fabricantes. A ausência de dados de algumas montadoras como Scania e Daimler Trucks, segundo o relatório, pode significar que os números reais sejam ainda maiores. 

Os 10 maiores países produtores de caminhões pesados em 2024 

Com base nos dados oficiais da OICA, estes foram os principais fabricantes mundiais: 

  1. China – 1.655.941 unidades

  2. Japão – 460.130 unidades

  3. Estados Unidos – 325.160 unidades

  4. Índia – 319.712 unidades

  5. México – 205.746 unidades

  6. Brasil – 141.252 unidades

  7. Rússia – 86.867 unidades

  8. Itália – 95.092 unidades

  9. Canadá – 22.227 unidades

  10. Turquia – 35.870 unidades

Obs.: Dados de alguns países relevantes como Alemanha, França e Suécia não foram divulgados individualmente no relatório de 2024 por serem considerados confidenciais. 

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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