A Toyota do Brasil dá um passo decisivo em sua estratégia de diversificação ao lançar no país a consagrada van Hiace, modelo que já soma quase 60 anos de história e mais de 6 milhões de unidades vendidas em 150 países. Para explicar os motivos da chegada neste momento e os diferenciais do produto, conversamos com Soraya Batistini, Gerente Geral Comercial da Toyota do Brasil. A executiva detalha a importância da novidade para clientes profissionais e para a consolidação da marca em novos segmentos respondendo às 10 seguintes perguntas:

1: A Hiace tem uma história de quase 60 anos no mundo. Por que a Toyota decidiu trazer o modelo para o Brasil neste momento específico? Quais fatores de mercado e econômicos foram decisivos?
R: A Hiace é um modelo que carrega quase 60 anos de tradição no mundo, com mais de 6 milhões de unidades vendidas em mais de 150 países. Reconhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade — características que fazem parte do DNA da Toyota — a Hiace chega ao Brasil em um momento muito propício.
O segmento de vans vem crescendo no país, impulsionado por setores como turismo, fretamento corporativo, transporte escolar, saúde e logística urbana. Ao mesmo tempo, os clientes estão cada vez mais exigentes, buscando veículos que unam segurança, confiabilidade e baixo custo de operação. Nesse cenário, a Hiace oferece a combinação ideal: compartilha o mesmo conjunto mecânico da Hilux, já consolidada como referência no Brasil, o que gera sinergia em pós-vendas, manutenção e confiabilidade.
Com isso, a Hiace eleva o conceito de mobilidade a um novo patamar e amplia o leque de possibilidades. Inicialmente lançada na versão Minibus, em novembro ela também estará disponível nas versões Furgão, Ambulância e Refrigerada/Isolada, expandindo ainda mais as soluções para diferentes segmentos de clientes.
Essa chegada fortalece nossa estratégia de equilibrar competitividade industrial, portfólio atrativo e serviços de alta qualidade. Ao integrar um novo segmento do mercado, aumentamos a oferta de soluções de mobilidade e reforçamos nossa presença na região.
Além do produto, ampliamos o nosso ecossistema de negócios: atuamos como uma rede de mobilidade com mais de 300 concessionárias, cada vez mais focadas no gerenciamento das unidades em operação — o que chamamos de Retenção do UIO. Fazemos isso por meio da excelência no atendimento, da busca constante pela fidelidade de nossos clientes e da qualidade Toyota.
Por isso, entendemos que este é o momento ideal para trazer a Hiace ao Brasil: uma combinação de demanda crescente, maturidade do mercado e a força de um produto global já consolidado.

2: Como a Hiace se encaixa no portfólio de veículos da Toyota no Brasil, especialmente considerando a forte reputação da marca com a Hilux e Corolla, modelos já utilizados por frotistas?
R: A Toyota já é reconhecida no Brasil por modelos como a Hilux e o Corolla, que conquistaram a confiança de clientes individuais e de grandes frotistas. Esses veículos trazem qualidade, durabilidade e confiabilidade, além de eficiência e bom valor de revenda. A chegada da Hiace amplia esse portfólio, oferecendo uma solução no segmento de vans que conversa diretamente com as necessidades dos clientes. A Hiace compartilha a mesma base mecânica da Hilux, garantindo padronização em manutenção e pós-vendas, além da confiança já estabelecida no mercado. Assim, ela fortalece a presença da Toyota entre clientes corporativos, oferecendo agora um portfólio ainda mais completo para frotistas que já conhecem e confiam na marca.
3: A comunicação da Hiace é focada no “DNA Hilux”. Além da robustez e confiabilidade, como a Toyota pretende construir uma identidade própria para o modelo e garantir que ele seja visto como a nova referência no segmento de vans de passageiros e, futuramente, em outros segmentos da economia?
R: Quando falamos do DNA Hilux, falamos de atributos que já são reconhecidos no Brasil: qualidade, durabilidade e confiabilidade, além de robustez e baixo custo de operação. É natural que a Hiace herde essa base sólida para transmitir segurança desde o seu lançamento.
A proposta para a Hiace é construir uma identidade própria no segmento de vans, trazendo diferenciais como transmissão automática, tração traseira e elevado padrão de segurança e conforto também para o motorista. A estratégia da Toyota é posicionar a Hiace como a nova referência no segmento de vans de passageiros, explorando sua reputação global de quase 60 anos e adaptando-a às necessidades locais. E, no médio prazo, ampliar sua presença neste segmento com outras versões.

4: A Hiace compartilha a motorização da Hilux. O motor 1GD e o câmbio automático receberam calibrações específicas para o uso contínuo de uma van, que difere de uma picape? E em relação à suspensão, quais foram as calibrações feitas para garantir o conforto e a estabilidade?
R: As necessidades de uso deste segmento são diferentes e, por isso, adotamos uma calibração que atende à expectativa destes clientes em relação à performance, eficiência e consumo de combustível
5: A altura de 2,28m é um diferencial para uso urbano. Quais foram os principais desafios de engenharia para alcançar essa medida sem comprometer o espaço interno ou a dirigibilidade, especialmente com o design “semi-bonnet”?
R: A altura de 2,28m foi definida como um diferencial importante para o uso urbano, permitindo que a Hiace circule com facilidade em estacionamentos, garagens e centros urbanos, sem perder a capacidade de transporte.
O design ‘semi-bonnet’ permitiu otimizar a posição do motor e melhorar a distribuição de peso, sem invadir a cabine ou reduzir o conforto dos passageiros. Além disso, o desenvolvimento da suspensão foi ajustado para manter a estabilidade mesmo em vias irregulares, e a altura interna foi cuidadosamente projetada para garantir ergonomia e conforto em longos trajetos. O uso de materiais de alta resistência também possibilitou manter robustez sem aumentar o peso do veículo. O resultado é uma van que se adapta ao ambiente urbano, sem comprometer espaço interno, segurança ou conforto, já reconhecidos em todo o mundo.

6: O pacote de revisões gratuitas e o programa “Toyota 10” são bastante agressivos para o segmento. Qual é a estratégia por trás dessa oferta? Ela é uma tática inicial para ganhar mercado ou um compromisso de longo prazo com o cliente profissional?
R: O programa Toyota 10, que assegura até 10 anos de garantia, o programa Revisão Facilitada, que garante as três primeiras manutenções gratuitas e valores fixos da 4ª à 6ª revisão, realizadas a cada 12 meses ou 10 mil km e o programa Revisão na Medida, que proporciona previsibilidade e transparência nos custos de manutenção, foram pensados para oferecer muito mais do que uma condição inicial de compra. Eles refletem um dos maiores diferenciais da marca: o compromisso em reduzir o custo total de propriedade e gerar previsibilidade para o cliente profissional. Por isso, a estratégia é garantir confiança e transparência desde o primeiro dia, isso reforça a robustez do produto e mostra que a Toyota está disposta a assumir junto com o cliente o compromisso de longo prazo. É uma estratégia sustentável para oferecer uma solução completa.
7: O novo Centro Logístico de Peças garante agilidade em São Paulo. Como a Toyota planeja replicar essa agilidade e garantir a mesma disponibilidade de peças para outras regiões do Brasil, onde a logística pode ser mais complexa para o cliente que faz uso profissional do veículo?
R: O novo Centro Logístico de São Paulo garante agilidade e disponibilidade imediata na região que concentra o maior volume de clientes. Mas a estratégia da Toyota conta com uma rede consolidada de concessionárias para que o cliente profissional tenha a mesma confiança e previsibilidade em qualquer região do país. Esse compromisso de agilidade é parte essencial da estratégia para consolidar a Hiace como a nova referência do segmento.
8: A KINTO terá exclusividade na locação da Hiace neste momento. Quais vantagens há na locação pela KINTO em relação as locadoras tradicionais e multimarcas?
R: A KINTO, empresa especializada em soluções de mobilidade da Toyota, terá exclusividade na locação da nova Toyota Hiace no mercado brasileiro, sendo a única locadora com esse modelo disponível, isso reforça o papel protagonista da KINTO ao oferecer serviços que priorizam o uso do veículo, adaptado às mais diversas necessidades de mobilidade dos clientes.
Atualmente, a empresa oferece três serviços no Brasil: KINTO Share, de aluguel e compartilhamento de veículos Toyota e Lexus por horas, dias, semanas e até um mês; KINTO One Fleet, de gestão de frotas corporativas; e KINTO One Personal, de assinatura de veículos novos e seminovos Toyota para pessoa física.
A Hiace está disponível pela KINTO na modalidade KINTO One Fleet, com contratos de 12, 24 ou 36 meses e com serviços adaptados as necessidades dos clientes, como manutenção, seguro e documentação, por exemplo.

9: Como o atendimento prioritário para clientes Hiace será implementado na prática na rede de concessionárias?
R: O cliente da Hiace é, em grande parte, um cliente profissional. Para ele, tempo parado significa perda direta de receita. Por isso, o atendimento prioritário foi desenhado para ser um processo prático dentro da rede.
O programa inclui uma série de medidas:
- Agendamento preferencial para manutenções e revisões, reduzindo tempo de espera;
- Boxes exclusivos, garantindo que o veículo seja atendido imediatamente;
- Equipe técnica treinada, assegurando rapidez no diagnóstico e execução;
Na prática, isso significa menor tempo de imobilização do veículo, mais previsibilidade e segurança para o negócio do cliente.
10: Com as versões Furgão, Ambulância e Refrigerada/Isolada já confirmadas, existem planos para outras configurações, como a versão furgão com teto diferente ou um modelo com mais capacidade de passageiros? E há planos para uma versão chassi-cabine no futuro?
R: A Hiace terá em breve um portfólio bastante completo: Minibus, Furgão, e versões Refrigerada/Isolada e Ambulância, que atendem às principais demandas imediatas do mercado brasileiro. Mas a Hiace é um produto global, com múltiplas configurações disponíveis, o que nos dá flexibilidade para, a partir da resposta do cliente brasileiro, avaliar a introdução de novas versões. A Toyota sempre acompanha as necessidades do mercado e dos clientes com o compromisso de construir um portfólio de forma gradual e sustentável.
Saiba mais sobre a Hiace:
Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores



[…] 10 respostas que explicam por que a Toyota aposta na Hiace no Brasil […]