O mercado brasileiro de SUVs compactos ganhou estreante Volkswagen Tera para competir diretamente com o Fiat Pulse 2026, que teve 13.090 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre de 2025. Enquanto a Volks entra em um segmento inédito com um produto 100% nacional que estreia a primeira inteligência artificial embarcada desenvolvida no Brasil, a Fiat renova seu modelo com pequenas alterações design, mais versões e a manutenção da única opção híbrida flex do mercado. A disputa promete esquentar.
Volkswagen Tera: nova era, nova aposta
A Volkswagen amplia sua ofensiva de produtos com o lançamento do Tera, um SUV compacto produzido em Taubaté (SP) que marca a entrada da marca em um novo segmento. Posicionado abaixo do T-Cross, o modelo aposta alto em conectividade, segurança e design para se tornar o próximo grande sucesso da marca, a exemplo de Fusca e Gol.
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Com preços a partir de R$ 99.990 (versão MPI MT limitada a 999 unidades), o Tera oferece motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas, e o turbo 1.0 TSI de até 116 cv, com opções de câmbio manual e automático de seis marchas. Destaque para a inédita IA Otto, nativa no app Meu VW 2.0, que promete interações generativas e personalizadas com o motorista. É a primeira vez que uma montadora brasileira desenvolve uma IA generativa embarcada, resultado da colaboração entre a VW Tech_ e a Accenture.
O pacote de segurança para todas as versões conta com seis airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e assistente de fadiga. As versões Comfort e High ainda conta com ACC e, na versão topo de linha, recursos extras, como assistente de faixa, detector de ponto cego e câmera multifuncional.

Em termos de conectividade, o Tera conta com a central multimídia VW Play Connect de 10,1”, espelhamento sem fio, carregador por indução e até 15 funções remotas no app. O visual também é um trunfo, com traços modernos, faróis full LED, e detalhes interativos como os easter eggs espalhados pela carroceria.
O Tera será oferecido nas versões MPI MT, TSI MT, Comfort e High, com pacote especial “Outfit The Town Edition” que agrega acabamento escurecido e visual personalizado para fãs de música e estilo urbano. Com foco em custo-benefício, o modelo promete ser o SUV compacto mais econômico do Brasil, além de oferecer baixo custo de propriedade e mais de 45 acessórios exclusivos.
Fiat Pulse 2026
Do outro lado do ringue, a Fiat atualiza seu best-seller com a linha 2026 do Pulse, que já soma mais de 200 mil unidades produzidas desde o lançamento. O modelo, que lembra um Argo anabolizado, ganha frente renovada com inspiração no Fastback, novas versões e mais conteúdo em todas as configurações.
O principal destaque é a versão Turbo 200 AT, que traz o motor T200 turbo com 130 cv e 200 Nm de torque. A linha mantém as versões com motor 1.3 Firefly aspirado (Drive 1.3 MT e AT), as opções Turbo 200 e o exclusivo T200 Hybrid, a polêmica motorização híbrida leve e flex do segmento, disponível nas versões Audace e Impetus.

O Impetus recebe teto panorâmico e faróis de neblina no pacote opcional Sunroof, além de painel 100% digital e sistema multimídia de até 10,1” com espelhamento sem fio.
Em segurança, o Pulse 2026 segue competitivo: oferece pacote ADAS com itens básicos (opcional a partir da versão Audace e de série na Impetus), com frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa e comutação automática dos faróis. Ele não conta com o piloto automático adaptativo (ACC). O porta-malas de 370 litros e a altura livre do solo é de 1.550 mm.
Comparativo: VW Tera x Fiat Pulse 2026
| Aspecto | VW Tera | Fiat Pulse 2026 |
| Motorização | 1.0 MPI (84 cv) / 1.0 TSI (116 cv) | 1.3 Firefly / 1.0 T200 (130 cv) / T200 Hybrid |
| Transmissão | Manual 5M ou automática 6A | Manual 5M / Automática CVT ou 6A |
| Tecnologia | IA Otto com LLM, VW Play Connect, realidade aumentada | ADAS básico, painel digital, multimídia 10,1” |
| Segurança | 6 airbags, ACC, frenagem autônoma, Lane Assist, etc. | ADAS, 4 airbags, frenagem autônoma, assistente de faixa |
| Conectividade | Espelhamento sem fio, app Meu VW 2.0 com 15 funções | Apple CarPlay/Android Auto sem fio, carregador por indução |
| Estilo | Design moderno, easter eggs, edição The Town | Frente redesenhada, estilo inspirado no Fastback |
| Custo inicial | A partir de R$ 99.990 (MPI MT) | Estimada a partir de R$ 104 mil (Drive 1.3 MT) |
| Híbrido disponível? | Não | Sim, T200 Hybrid |
| Porta-malas | Não informado (estimado: 350L) | 370 litros |
Consumo (Inmetro)
VW Tera 1.0 TSI AT:
Cidade: 11,2 km/l (etanol) / 14,2 km/l (gasolina)
Estrada: 13,8 km/l (etanol) / 16,5 km/l (gasolina)
Fiat Pulse 1.0 Turbo CVT:
Cidade: 11,8 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gasolina)
Estrada: 13,6 km/l (etanol) / 15,9 km/l (gasolina)
Preços públicos
Após o fim das unidades com valor promocional, o VW Tera parte de cerca de R$ 112 mil, podendo chegar a R$ 132 mil nas versões mais equipadas.
O Fiat Pulse, em sua versão 1.0 turbo, tem preços entre R$ 115 mil e R$ 135 mil, com a versão Abarth (esportiva, com motor 1.3 turbo) acima de R$ 150 mil.
Conclusão: escolha entre o novo e o já consagrado
O Tera chega com uma proposta ousada: ser a porta de entrada da VW no universo dos SUVs compactos, mas com atributos tecnológicos e de segurança de segmentos superiores. É um modelo emocionalmente envolvente, com foco em conectividade e inovação, voltado para um público jovem e digital.
Já o Pulse 2026 consolida sua posição com uma gama ampla, que abrange desde o consumidor mais racional até quem busca performance ou tecnologia híbrida. Seu design atualizado, as novas versões e o equilíbrio entre custo e conteúdo fazem dele uma escolha segura e versátil.
Ambos prometem conquistar diferentes perfis de frotistas, motoristas de aplicativo e consumidores particulares – especialmente os que valorizam custo de operação, segurança e conectividade. O segmento dos SUVs compactos no Brasil, definitivamente, acaba de subir de nível.



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