sexta-feira, dezembro 5, 2025

VW Tera estreia para enfrentar o Fiat Pulse: qual SUV compacto entrega mais? 

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O mercado brasileiro de SUVs compactos ganhou estreante Volkswagen Tera para competir diretamente com o Fiat Pulse 2026, que teve 13.090 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre de 2025. Enquanto a Volks entra em um segmento inédito com um produto 100% nacional que estreia a primeira inteligência artificial embarcada desenvolvida no Brasil, a Fiat renova seu modelo com pequenas alterações design, mais versões e a manutenção da única opção híbrida flex do mercado. A disputa promete esquentar. 

Volkswagen Tera: nova era, nova aposta

A Volkswagen amplia sua ofensiva de produtos com o lançamento do Tera, um SUV compacto produzido em Taubaté (SP) que marca a entrada da marca em um novo segmento. Posicionado abaixo do T-Cross, o modelo aposta alto em conectividade, segurança e design para se tornar o próximo grande sucesso da marca, a exemplo de Fusca e Gol. 

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Com preços a partir de R$ 99.990 (versão MPI MT limitada a 999 unidades), o Tera oferece motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas, e o turbo 1.0 TSI de até 116 cv, com opções de câmbio manual e automático de seis marchas. Destaque para a inédita IA Otto, nativa no app Meu VW 2.0, que promete interações generativas e personalizadas com o motorista. É a primeira vez que uma montadora brasileira desenvolve uma IA generativa embarcada, resultado da colaboração entre a VW Tech_ e a Accenture. 

O pacote de segurança para todas as versões conta com seis airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e assistente de fadiga. As versões Comfort e High ainda conta com ACC e, na versão topo de linha, recursos extras, como assistente de faixa, detector de ponto cego e câmera multifuncional. 

VW Tera
O VW Tera apresenta mais tecnologia digital e segurança desde a versão de entrada, tornando-se mais interessante para frotas corporativas. O Fiat Pulse tem painel analógico na versão de entrada

Em termos de conectividade, o Tera conta com a central multimídia VW Play Connect de 10,1”, espelhamento sem fio, carregador por indução e até 15 funções remotas no app. O visual também é um trunfo, com traços modernos, faróis full LED, e detalhes interativos como os easter eggs espalhados pela carroceria. 

O Tera será oferecido nas versões MPI MT, TSI MT, Comfort e High, com pacote especial “Outfit The Town Edition” que agrega acabamento escurecido e visual personalizado para fãs de música e estilo urbano. Com foco em custo-benefício, o modelo promete ser o SUV compacto mais econômico do Brasil, além de oferecer baixo custo de propriedade e mais de 45 acessórios exclusivos. 

Fiat Pulse 2026 

Do outro lado do ringue, a Fiat atualiza seu best-seller com a linha 2026 do Pulse, que já soma mais de 200 mil unidades produzidas desde o lançamento. O modelo, que lembra um Argo anabolizado, ganha frente renovada com inspiração no Fastback, novas versões e mais conteúdo em todas as configurações. 

O principal destaque é a versão Turbo 200 AT, que traz o motor T200 turbo com 130 cv e 200 Nm de torque. A linha mantém as versões com motor 1.3 Firefly aspirado (Drive 1.3 MT e AT), as opções Turbo 200 e o exclusivo T200 Hybrid, a polêmica motorização híbrida leve e flex do segmento, disponível nas versões Audace e Impetus. 

VW Tera
O VW Tera traz uma traseira mais moderna, sem informar a capacidade do porta-malas. O Fiat Pulse tem a traseira que lembra o Argo e um porta-malas de 370 litros

O Impetus recebe teto panorâmico e faróis de neblina no pacote opcional Sunroof, além de painel 100% digital e sistema multimídia de até 10,1” com espelhamento sem fio. 

Em segurança, o Pulse 2026 segue competitivo: oferece pacote ADAS com itens básicos (opcional a partir da versão Audace e de série na Impetus), com frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa e comutação automática dos faróis. Ele não conta com o piloto automático adaptativo (ACC). O porta-malas de 370 litros e a altura livre do solo é de 1.550 mm. 

Comparativo: VW Tera x Fiat Pulse 2026 

Aspecto  VW Tera  Fiat Pulse 2026 
Motorização  1.0 MPI (84 cv) / 1.0 TSI (116 cv)  1.3 Firefly / 1.0 T200 (130 cv) / T200 Hybrid 
Transmissão  Manual 5M ou automática 6A  Manual 5M / Automática CVT ou 6A 
Tecnologia  IA Otto com LLM, VW Play Connect, realidade aumentada  ADAS básico, painel digital, multimídia 10,1” 
Segurança  6 airbags, ACC, frenagem autônoma, Lane Assist, etc.  ADAS, 4 airbags, frenagem autônoma, assistente de faixa 
Conectividade  Espelhamento sem fio, app Meu VW 2.0 com 15 funções  Apple CarPlay/Android Auto sem fio, carregador por indução 
Estilo  Design moderno, easter eggs, edição The Town  Frente redesenhada, estilo inspirado no Fastback 
Custo inicial  A partir de R$ 99.990 (MPI MT)  Estimada a partir de R$ 104 mil (Drive 1.3 MT) 
Híbrido disponível?  Não  Sim, T200 Hybrid 
Porta-malas  Não informado (estimado: 350L)  370 litros 

Consumo (Inmetro)

VW Tera 1.0 TSI AT: 

Cidade: 11,2 km/l (etanol) / 14,2 km/l (gasolina) 

Estrada: 13,8 km/l (etanol) / 16,5 km/l (gasolina) 

Fiat Pulse 1.0 Turbo CVT: 

Cidade: 11,8 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gasolina) 

Estrada: 13,6 km/l (etanol) / 15,9 km/l (gasolina) 

Preços públicos

Após o fim das unidades com valor promocional, o VW Tera parte de cerca de R$ 112 mil, podendo chegar a R$ 132 mil nas versões mais equipadas. 

O Fiat Pulse, em sua versão 1.0 turbo, tem preços entre R$ 115 mil e R$ 135 mil, com a versão Abarth (esportiva, com motor 1.3 turbo) acima de R$ 150 mil. 

Conclusão: escolha entre o novo e o já consagrado

O Tera chega com uma proposta ousada: ser a porta de entrada da VW no universo dos SUVs compactos, mas com atributos tecnológicos e de segurança de segmentos superiores. É um modelo emocionalmente envolvente, com foco em conectividade e inovação, voltado para um público jovem e digital. 

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Já o Pulse 2026 consolida sua posição com uma gama ampla, que abrange desde o consumidor mais racional até quem busca performance ou tecnologia híbrida. Seu design atualizado, as novas versões e o equilíbrio entre custo e conteúdo fazem dele uma escolha segura e versátil. 

Ambos prometem conquistar diferentes perfis de frotistas, motoristas de aplicativo e consumidores particulares – especialmente os que valorizam custo de operação, segurança e conectividade. O segmento dos SUVs compactos no Brasil, definitivamente, acaba de subir de nível. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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