Faz poucos dias que a Volvo do Brasil fez a atualização da linha de caminhões FH no Brasil e a matriz já nos presenta novidades. Acaba de ser lançado, por enquanto na Europa e em breve no Brasil, a nova geração de sua tecnologia I-Roll, agora equipada com uma função stop/start do motor, uma estreia mundial na indústria de caminhões pesados. Aliás, o uso de stop/start em “banguela” eletrônica não é inédito apenas na indústria de caminhões. A tecnologia é inédita na indústria automotiva em geral. O novo sistema promete reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões de CO₂.
A inovação surge pouco depois da vitória da Volvo no Green Truck Award 2025, conquistada com o modelo Volvo FH Aero. O prêmio reconheceu o caminhão mais eficiente do mercado e o Volvo FH venceu o prêmio pela primeira vez entre 2017 e 2025. Nesse período, até 2024, a Scania era a única vencedora dessa premiação.
- Leia também:
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
Desenvolvido internamente pela Volvo, o novo recurso de parada/partida do motor é uma evolução das já conhecidas tecnologias I-See e I-Roll, que utilizam dados topográficos e de rota para otimizar o desempenho. O sistema monitora continuamente a estrada e desliga o motor temporariamente quando identifica declives descendentes adequados, eliminando o consumo de combustível e as emissões de CO₂ durante esse período.
A nova função é ativada em velocidades acima de 60 km/h e, conforme as condições de condução — como topografia e temperatura ambiente —, pode reduzir até 1% adicional no consumo e nas emissões, somando-se às economias já obtidas pelas demais soluções da marca.
O sistema estará disponível a partir de novembro de 2025 nos modelos Volvo FH e FH Aero equipados com motor diesel de 13 litros.


