Os mais de 5.700 caminhões elétricos da Volvo já comercializados desde 2019 já percorreram juntos mais de 250 milhões de quilômetros. Na América do Sul, há 30 unidades do FM Eletric, sendo 15 no Brasil. Nos Estados Unidos e Canadá, cerca de 700. O restante pelos cerca de 50 países do mundo que a merca já comercializa seus modelos eletrificados.
Em comparação com uma frota similar de caminhões a diesel, o consumo de diesel seria superior a 78 milhões de litros do combustível fóssil. Segundo a Volvo Trucks, com o uso de caminhões elétricos, as emissões de dióxido de carbono do tubo de escape foram reduzidas em 213.000 toneladas.
“É ótimo ver esse desenvolvimento e como as empresas de transporte estão adotando os benefícios do uso de caminhões elétricos nas operações diárias. Os caminhões elétricos estão reduzindo as emissões e proporcionando um ambiente de trabalho mais confortável e silencioso para os motoristas”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Leia também:
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
“Ainda assim, todos nós sabemos que a mudança para a eletricidade está indo muito lentamente. Não temos as condições de mercado que tornariam lucrativo para todas as empresas de transporte descarbonizar o transporte. Isso deve mudar se quisermos ver mais caminhões elétricos na estrada.”
Os números da ACEA (entidade europeia equivalente à Anfavea e representa a indústria automotiva) confirma isso. A participação dos caminhões elétricos cresceu apenas de 2,1% para 3,6% na comparação do primeiro semestre de 2025 com o período anterior. O cenário é diferente para cada tipo de veículo comercial (vans, caminhões e ônibus), como pode ser conferido no quadro abaixo.

Os maiores mercados para os caminhões elétricos da Volvo são Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e EUA. O portfólio de caminhões elétricos da empresa consiste em oito modelos que atendem as aplicações desde distribuição urbana e gerenciamento de resíduos até transporte e construção regional.
Ao longo dos seis anos de eletrificação, a empresa construiu uma forte experiência na otimização do uso da energia instalada, carregamento e manutenção de caminhões elétricos. Em 2026, a Volvo planeja lançar um caminhão elétrico pesado com autonomia de até 600 km com uma carga.
Os modelos de caminhões elétricos Volvo oferecidos são o Volvo FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric, FH Aero Electric e VNR Electric.
A estratégia da Volvo Trucks para a descarbonização inclui caminhões elétricos a bateria e movidos a célula de combustível, bem como motores de combustão movidos a combustíveis renováveis, incluindo biometano e hidrogênio.
Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast


