A Volvo inicia a validação de caminhões pesados do modelo FM 100% elétrico em sua fábrica em Curitiba, Paraná. Este projeto experimental, parte de um estudo em conjunto com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran). Assim, visa avaliar a eficiência dos caminhões elétricos na distribuição de carga e promete reduzir em 738 toneladas as emissões de CO2 por ano.
A operação, realizada pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, utiliza dez caminhões Volvo FM Electric para abastecer as linhas de produção da fábrica. Esses veículos, que operam em rotas variadas entre Paraná e Santa Catarina, são classificados como ZEV (veículos com zero emissões do tanque a roda). Certamente, alinhando-se ao compromisso da Volvo com a descarbonização de suas operações.
Leia mais:
> Participação da Frota News no podcast Conexão QueroTruck
> Os 6 maiores desafios globais dos transportadores na visão da Volvo Trucks
> Assine, gratuitamente, a newsletter Frota News
“Estamos unindo forças com a Senatran para não apenas contribuir para o estudo, mas também para reduzir as emissões em nossa própria logística”, afirma Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo. Com capacidade para percorrer até 380 quilômetros por dia, os caminhões realizam diversas viagens para entregar componentes essenciais, como quadros de chassi para ônibus e caminhões, em um sistema Just In Time, que exige pontualidade e eficiência.
Além do caminhão elétrico
Bettina Konig, diretora de operações de transporte de manufatura, destaca que a meta da Volvo é alcançar zero emissão de CO2 até 2040. “O uso de caminhões elétricos é um passo crucial nessa jornada. Estamos não apenas apoiando nossos clientes, mas também reduzindo nossa própria pegada de carbono”, explica.
A iniciativa também traz benefícios operacionais, como a significativa redução de ruído. “Os caminhões elétricos entregam os quadros de chassi diretamente na linha de produção, garantindo um fluxo contínuo sem poluição sonora”, complementa Aline Gaensly, head de compras de serviços logísticos.
A eletrificação do transporte de peças representa um marco na trajetória sustentável da Volvo no Brasil. A fábrica de Curitiba já opera com 100% de energia renovável e, nos últimos 15 anos, destina todos os resíduos de forma circular, evitando que mais de 50 mil toneladas sejam encaminhadas a aterros. Além disso, a introdução do Diesel Verde R5 resultou em uma redução de 400 toneladas anuais de CO2.
Globalmente, a Volvo já conta com 4.200 caminhões elétricos em operação, parte de sua meta de reduzir em 50% as emissões de CO2 até 2030 e atingir 100% até 2040. O modelo FM Electric, com potência de 490 kW e capacidade de até 50 toneladas, simboliza o futuro do transporte sustentável e a liderança da Volvo na eletromobilidade.
Nos siga no LinkedIn!