A Volvo do Brasil projeta crescimento de 10% a 15% para o mercado de caminhões com PBT acima de 16 toneladas, segmentos que ela atua com as linhas de semipesados (VM), pesados (FH e FM) e extrapesados (FMX). Para o segmento de ônibus, a Volvo acredita em um crescimento de até 20% nos chassis rodoviários e boas perspectivas para os modelos elétricos.
Os fatores que levam a fabricante a estar mais otimista com 2024 são fatores econômicos como as exportações de commodities, queda do desemprego, aumento do poder de compra do brasileiro, tendência de baixa da inflação e crescimento acelerado da indústria de turismo.
Por outro lado, a fabricante sueca aponta alguns pontos de atenção, como possíveis quebras de safra devido a problemas climáticos, oscilação da taxa de juros de financiamento, equilíbrio fiscal das contas públicas, elevação dos custos de produção e o cenário geopolítico internacional.
Liderança em caminhões pesados
A Volvo solidificou sua posição no segmento de transporte de cargas no Brasil ao longo de 2023, liderando o mercado de caminhões pesados Euro 6 com uma participação de mercado de 30,7%. Com um total de 10.296 unidades licenciadas dos modelos FH, FM e FMX, a empresa se destacou entre as concorrentes que estão mais tempos nesses segmentos no Brasil.
Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, expressou sua satisfação com os resultados alcançados, destacando a aceitação do mercado em relação aos modelos Euro 6 da marca. “Foi mais um ano de grandes conquistas. O mercado teve grande aceitação de nossos modelos Euro 6, garantindo mais uma vez nossa liderança nos segmentos acima de 16 toneladas”, afirmou Lirmann.
Além dos caminhões pesados, a Volvo também registrou expressivas vendas na linha VM, com 3.724 unidades Euro 6, abrangendo veículos semipesados e pesados, o que resultou em 27% de participação no mercado. Ao todo, a empresa entregou 19.647 caminhões no Brasil em 2023, sendo 14.020 unidades equipadas com a tecnologia Euro 6, que se tornou obrigatória em veículos produzidos no país no ano passado.
Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, destacou os avanços em produtividade e segurança proporcionados pela linha 2023. “Fomos muito além de baixar emissões. Nossa linha 2023 deu um verdadeiro salto em produtividade e segurança nos transportes, fato atestado pela larga preferência dos clientes”, disse Cavalcanti.
Além dos veículos, a Volvo também se destacou nos serviços, com um aumento de 21% no volume de negócios e a expansão da plataforma Volvo Connect. O segmento de seminovos da marca também teve um ano de celebração, com 1.799 unidades comercializadas.
Locadora Volvo
Em um ano marcado por desafios e conquistas, a Locadora Volvo, uma das mais recentes iniciativas da Volvo Financial Services (VFS) no Brasil, celebra o fechamento de seu primeiro ano de atividades com números expressivos: 850 ativos locados entre caminhões e implementos.
O setor de transportes enfrentou um ano desafiador, com uma redução nas aquisições de caminhões. Por certo, na renovação de frotas para todas as marcas. Ademais, como um reflexo direto da introdução da tecnologia de emissões Euro 6, que elevou os valores dos veículos. No entanto, a VFS Brasil experimentou um aumento significativo no volume financiado, totalizando R$ 6,8 bilhões, mantendo uma baixa inadimplência de 1,5%.
Noma do Brasil retoma operação em Paulínia para atender o transporte de combustível
Carlos Ribeiro, presidente da VFS América do Sul, destaca a expansão contínua das operações. Sobretudo, o papel da VFS como parceiro essencial dos transportadores e operadores para facilitar a aquisição de caminhões, ônibus e equipamentos de construção da Volvo. “Nossa missão é apoiar nossos clientes em todas as etapas, oferecendo soluções financeiras adaptadas às suas necessidades”, afirma Ribeiro.
Mercado de ônibus rodoviários
Para o segmento de transporte de passageiros, a Volvo anunciou um crescimento em sua operação de ônibus no Brasil ao longo do ano de 2023. A empresa sueca entregou 700 chassis no país, marcando um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior.
André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America, expressou entusiasmo com os resultados: “Foi um ano histórico, com excelentes resultados no mercado brasileiro. Esta preferência de nossos clientes, ademais é um reconhecimento aos atributos dos nossos novos chassis rodoviários Euro 6. Certamente, tecnológicos e que ficaram ainda mais seguros e econômicos.”
A empresa também destacou seu compromisso com a sustentabilidade e a eletromobilidade. Por certo, com o modelo BZL Elétrico realizando uma demonstração bem-sucedida em Curitiba (PR) e iniciando testes em São Paulo (SP).