A Volvo Caminhões consolidou-se mais uma vez como a marca líder no mercado brasileiro de caminhões pesados e semipesados em 2024. A empresa emplacou 23.185 unidades, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, garantindo um market share de 23,7%. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o crescimento da Volvo foi superior ao do mercado como um todo, que foi de 15,1%.
No entanto, para 2025, a Volvo prevê um mercado menor para todos os fabricantes. No caso de pesados, cerca de 60% das vendas do Volvo FH são para empresas ligadas ao agronegócio, portanto, tem uma relação direta com o maior PIB da economia brasileira, que oscila por razões climáticas e a geopolítica internacional.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima um crescimento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em 2025. Já a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda está mais otimista e projeta um crescimento ainda mais expressivo, de 6% no PIB agropecuário.
Volvo FH
Entre os modelos mais vendidos, o Volvo FH 540 manteve a liderança pelo sexto ano consecutivo, com 7.765 unidades emplacadas. O segundo caminhão pesado mais vendido também foi da marca: o FH 460, que registrou 4.956 licenciamentos. No total, a Volvo emplacou 18.838 caminhões pesados, representando um crescimento de 20% sobre 2023 e alcançando um market share de 30%.
A linha Volvo VM também teve uma performance notável, com 7.462 unidades vendidas. O VM 290 foi o semipesado mais comercializado do Brasil, com 4.026 emplacamentos. “Nossa liderança na soma dos segmentos de pesados e semipesados atesta a confiança dos transportadores na marca Volvo, em nossos caminhões e na estrutura de serviços da nossa rede de concessionárias”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

Domínio nos segmentos vocacionais
A Volvo também se destacou no mercado de caminhões vocacionais, voltados para operações fora de estrada. A marca foi líder nos segmentos florestal (61% de market share), mineração (44%) e cana-de-açúcar (29%). Um dos grandes sucessos foi o Volvo VMX, versão off-road do VM, que registrou 3.000 emplacamentos em 2024, correspondendo a 40% das vendas da linha VM. “O VMX tem se consolidado como uma excelente opção para operações severas, reforçando nossa presença no segmento off-road”, destaca Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
Planos de Serviços impulsionam eficiência operacional
O crescimento dos Planos de Serviços Volvo foi outro marco em 2024. Atualmente, 90% dos caminhões entregues possuem algum tipo de plano ativo, totalizando mais de 50 mil contratos, um crescimento de 10% sobre o ano anterior. O Plano Ouro, a versão mais completa, inclui Manutenção Inteligente Volvo (MIV), manutenção preventiva e corretiva, treinamento de motoristas, Volvo Atendimento Rápido (VOAR) e gestão de frota via Volvo Connect. “Pela primeira vez na história, atingimos essa cobertura de 90% nos emplacamentos, o que demonstra o valor que nossos clientes enxergam nos serviços”, comemora Cavalcanti.
Avanço na Condução Inteligente
A consultoria Condução Inteligente Volvo (CIV) também teve crescimento expressivo, com um aumento de 40% nos contratos em 2024. O serviço utiliza Inteligência Artificial e dados anonimizados para otimizar o consumo de combustível e reduzir emissões. Os relatórios detalhados permitem que os transportadores identifiquem oportunidades de economia e aprimorem a gestão de suas frotas.
Volvo expande exportações para o México
Uma das grandes novidades de 2025 é a inclusão do México como novo destino de exportação dos caminhões Volvo produzidos no Brasil. Os modelos FH e VM serão comercializados no país, que está passando por uma transição para caminhões de cabine avançada. “Vemos boas oportunidades para os nossos modelos no México, dado o movimento de modernização da frota local”, explica Lirmann. Os primeiros embarques ocorrerão em fevereiro.
Na América Latina, a Volvo também celebrou bons resultados em 2024. No Peru, foram entregues 2.064 caminhões, garantindo a liderança da marca no país, com 24% de market share. No Chile, a Volvo atingiu 17% de participação com a entrega de 1.260 unidades. No total, a empresa comercializou 27.111 caminhões na região, um crescimento de 15% sobre o ano anterior.
Perspectivas para 2025
Apesar dos números positivos de 2024, a Volvo prevê um ano desafiador para toda a indústria de caminhões no Brasil. “Desde o último trimestre do ano passado, percebemos uma maior cautela por parte dos transportadores na renovação de frota. Apesar dos bons indicadores da safra e do PIB, as taxas de juros elevadas e as incertezas fiscais têm impactado os negócios”, avalia Lirmann. Ainda assim, ele reforça que o mercado é cíclico e que, após um período de retração, novos ciclos de crescimento virão.
Com uma base sólida de liderança e inovação, a Volvo entra em 2025 preparada para enfrentar os desafios do mercado e continuar oferecendo soluções que impulsionam a eficiência e a produtividade no transporte rodoviário.