A Volvo América Latina anunciou uma mudança importante em sua estrutura executiva: Alfredo Santana, atual diretor Jurídico do Grupo, passa a acumular também o cargo de diretor de Relações Institucionais. O executivo será responsável por fortalecer o relacionamento da marca com associações, entidades, governo e demais públicos institucionais nos segmentos de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores e serviços financeiros.
Com a nova atribuição, Santana também assume uma das vice-presidências da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), tornando-se o principal representante da Volvo junto à entidade.
- Leia também
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
Com mais de 11 anos de trajetória na Volvo, Alfredo Santana acumula experiência nas áreas jurídica e institucional. Antes de ingressar no grupo, atuou em empresas como Sony Brasil, Moto Honda da Amazônia e Umicore Brasil. É formado em Direito pela Universidade Guarulhos, com especializações em Direito da Economia e da Empresa (FGV) e Gestão Estratégica de Negócios (Ibmec), além de cursar Filosofia.
Santana sucede Alexandre Parker, que encerrará sua carreira na Volvo em fevereiro de 2026, após 38 anos de contribuição. Parker teve papel relevante em diferentes áreas da companhia, passando por engenharia de ônibus e caminhões, serviços, coordenação de projetos, legislação e responsabilidade corporativa, encerrando sua trajetória como diretor de Assuntos Corporativos.
Leia mais:
- Faz poucos dias que a Volvo do Brasil fez a atualização da linha de caminhões FH no Brasil e a matriz já nos presenta novidades. Acaba de ser lançado, por enquanto na Europa e em breve no Brasil, a nova geração de sua tecnologia I-Roll, agora equipada com uma função stop/start do motor, uma estreia mundial na indústria de caminhões pesados. Aliás, o uso de stop/start em “banguela” eletrônica não é inédito apenas na indústria de caminhões. A tecnologia é inédita na indústria automotiva em geral. O novo sistema promete reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões de CO₂. Continue lendo…


