terça-feira, fevereiro 3, 2026

Volkswagen revela nome da picape que será a principal concorrente da Fiat Toro

O mercado brasileiro de picape manteve sua força em 2025, com 478.492 unidades vendidas em todos os subsegmentos — das compactas às grandes. Dentro desse universo, o segmento das picapes intermediárias teve participação de destaque: cinco modelos — Fiat Toro, Ford Maverick, Renault Oroch, Chevrolet Montana e RAM Rampage — responderam por 114.316 unidades, ou 23,9% do total.

Agora, um novo competidor se prepara para ingressar nesse disputado terreno: a Volkswagen Tukan. Posicionada entre a Saveiro e a Amarok, o nome da inédita picape foi apresentado pela Volkswagen do Brasil, que também revelou a cor símbolo de seu lançamento: o Amarelo Canário, um tom icônico que volta ao portfólio da marca como elo entre passado e futuro.

Leia também:

A Volkswagen Tukan faz parte da ofensiva de 21 novos lançamentos planejados para a América do Sul até 2028, sustentada por R$ 20 bilhões em investimentos. O projeto é 100% brasileiro — desenvolvido, desenhado e produzido no país, com fabricação confirmada para a unidade de São José dos Pinhais (PR) a partir de 2027. Mas este projeto de picape intermediária não é novo.

Entre o projeto Tarok de 2018 e a Tukan

Apresentada em 2018 como conceito Tarok, uma picape intermediária sobre plataforma MQB para enfrentar Fiat Toro e afins, a caminhonete passou anos “na geladeira” por readequação de investimentos, prioridade à Amarok e impactos da pandemia, até ter seu escopo técnico revisto (mais robustez, foco em carga e nova arquitetura) e, finalmente, ser retomada no novo ciclo de aportes da Volkswagen no Brasil, renascendo como Volkswagen Tukan.

Cores que contam histórias

A revelação do nome ocorreu na sede da CBF, durante o anúncio do novo patrocínio da Volkswagen às seleções brasileiras de futebol. No estúdio de design da marca, a presença do Canarinho, mascote da Seleção, inspirou a escolha do Amarelo Canário — uma cor que já marcou gerações em modelos como Kombi, Fusca, Brasília, Passat, Golf e Gol.

“Na Volkswagen, a cor vai além da estética. Ela traduz propósito e reforça a identidade do produto”, explica Telma Blasquez, gerente de CMF (Color, Materials and Finishing) da marca. O tom desenvolvido para a Tukan é mais sóbrio e maduro, equilibrando imponência e emoção — uma leitura contemporânea da brasilidade que a cor representa.

O nascimento de um nome: Tukan

A definição do nome seguiu um processo aprofundado e multidisciplinar, envolvendo equipes de design, marketing, produto e exportação em diferentes mercados sul-americanos. “Buscávamos um nome curto, forte e com ressonância cultural”, explica Fernando Silva, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Inspirado no tucano, ave ícone das Américas, o nome Tukan expressa exatamente a proposta do projeto: versatilidade, personalidade e conexão regional. Essa escolha reforça a intenção da marca de traduzir elementos locais em produtos com vocação global, alinhados ao novo posicionamento da Volkswagen na região.

Ranking de Picapes Intermediárias – Brasil 2025

Posição Modelo Vendas Acumuladas Participação de Mercado
FIAT/TORO 52.129 19,46%
RAM/RAMPAGE 26.135 9,76%
GM/MONTANA 20.377 7,61%
RENAULT/OROCH 11.624 4,34%
FORD/MAVERICK 4.051 1,51%

Fonte: Fenabrave/Senatran

➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui