Na capital paraense, onde as chuvas são intensas, as estradas estreitas e a sazonalidade dita o ritmo da mobilidade, a Viação Boa Esperança completou 54 anos de atuação no transporte rodoviário de passageiros. A data foi celebrada com um reforço em sua frota: 27 novos ônibus Scania, sendo seis Double Deckers K 370 6×2 e 21 unidades do modelo K 320 4×2, todo com carroceria Marcopolo.
O K 370 é o modelo de entrada na categoria 6×2 com motor de 13 litros, 370 cv e 1.900 Nm de torque, e o K 320 é o modelo de entrada da Scania na categoria 4×2, com motor de 13 litros, 320 cv e 1.600 Nm de torque.
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A aquisição marca mais um capítulo da sólida parceria com a fabricante sueca, que já dura décadas e resultou na padronização da frota com 100% de veículos Scania há cerca de 10 anos. Para José Veras, diretor de Tráfego Operacional da Boa Esperança, a escolha tem um motivo central: confiança.
Aliás, no momento, a Scania tem dedicado seu foco mais em chassis para ônibus rodoviários enquanto faz a transição dos ônibus urbanos para energias limpas, com chassis para ônibus elétricos da Eletra, próprio (K230) e a gás (K280). Com isso, no primeiro quadrimestre de 2025, as vendas são 9,3% inferiores ao mesmo período de 2024, com 166 ônibus emplacados até o momento neste ano, incluindo as 27 unidades da Viação Boa Esperança.
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Oficinas próprias
A Boa Esperança conta com um ponto de atendimento dos Serviços Dedicados Scania (CWS) dentro de sua oficina própria — estrutura que funciona como uma mini concessionária, com estoque de peças, ferramentas e profissional exclusivo para atender às demandas da frota.
“Não precisamos deslocar o veículo para a concessionária e nem pegar fila. Além disso, ter uma frota padronizada com a Scania nos dá facilidade na reposição de peças, controle de custos e uma operação mais eficiente”, explica Jaílson Marinho, gerente de Manutenção.
Longas distâncias e obstáculos constantes
Com 240 ônibus na frota, a empresa opera rotas que superam 1.000 quilômetros dentro do Pará, além de atender municípios no Maranhão e Piauí. As dificuldades, no entanto, vão além da concorrência irregular: envolvem também infraestrutura precária e escassez de mão de obra qualificada.
“O tráfego de caminhões pesados aumentou com o crescimento do agronegócio, mas as rodovias continuam sem acostamento. E encontrar bons profissionais, tanto para dirigir quanto para fazer manutenção, é um desafio diário”, afirma o diretor.
Outro avanço é a adoção do sistema ADAS (Assistência Avançada ao Motorista), item opcional dos modelos K 320 e K 370. Após dois anos de testes com um veículo protótipo, a tecnologia provou sua eficácia, especialmente em rotas mais exigentes da região Norte.
O Pacote ADAS do chassi de ônibus Scania integra tecnologias avançadas para proporcionar maior segurança e conforto na condução. O LDW (Lane Departure Warning) atua como um assistente para manter-se na faixa, alertando o motorista caso o veículo saia involuntariamente da pista, reduzindo o risco de acidentes. Já o AEB (Automatic Emergency Braking) é um sistema de freio de emergência automático que detecta obstáculos à frente e aplica frenagem quando necessário, evitando colisões ou minimizando impactos. Complementando esses recursos, o ACC (Adaptive Cruise Control) ajusta automaticamente a velocidade do ônibus conforme o fluxo do tráfego, garantindo uma condução mais suave e eficiente.
Compromisso com o meio ambiente e o futuro
A Boa Esperança também avança em sustentabilidade. A empresa investe em captação de água da chuva para lavagem da frota, descarte adequado de resíduos, instalação de quase 400 placas solares e rígido controle ambiental em suas instalações.
Sobre o futuro, Veras revela que novas aquisições podem ocorrer ainda em 2025. “Nosso ano começa mesmo em junho, quando chega o verão amazônico. De janeiro a maio é o ‘inverno’ por aqui, com baixa demanda. Mas seguimos investindo e acreditando no nosso passageiro.”
Mais que transporte
Para Silvio Leardini, gerente de Negócios de Vendas de Ônibus da Scania, a Boa Esperança é exemplo de parceria que gera aprendizado real para a indústria. “É uma empresa com operação robusta, com rotas desafiadoras, e que nos ensina muito. É um cliente antigo, referência na região e que nos ajuda a aprimorar constantemente o produto. Isso é fantástico.”
Ao seguir conectando cidades, comunidades e histórias pelo Norte do Brasil, a Viação Boa Esperança mostra que transportar pessoas é, antes de tudo, um compromisso com o futuro — feito com confiança, tecnologia, sustentabilidade e uma missão clara: encurtar distâncias com qualidade e respeito.
Miniaturas Scania
Para os fãs e colecionadores de miniaturas de ônibus, a série 3 traz um verdadeiro clássico: o CMA Cometa Flecha Azul VII, modelo Catarinense, na escala 1:72. Produzida em metal com partes plásticas de alta qualidade, a miniatura impressiona pelo alto grau de detalhamento, incluindo pneus emborrachados e pintura na cor branca, fiel ao padrão original. Uma peça indispensável para quem valoriza história, design e autenticidade no universo do transporte rodoviário.
Com informações da Jornada Scania.


