sexta-feira, dezembro 5, 2025

Viação Boa Esperança renova frota com 27 ônibus Scania

- Publicidade -

Na capital paraense, onde as chuvas são intensas, as estradas estreitas e a sazonalidade dita o ritmo da mobilidade, a Viação Boa Esperança completou 54 anos de atuação no transporte rodoviário de passageiros. A data foi celebrada com um reforço em sua frota: 27 novos ônibus Scania, sendo seis Double Deckers K 370 6×2 e 21 unidades do modelo K 320 4×2, todo com carroceria Marcopolo.

O K 370 é o modelo de entrada na categoria 6×2 com motor de 13 litros, 370 cv e 1.900 Nm de torque, e o K 320 é o modelo de entrada da Scania na categoria 4×2, com motor de 13 litros,  320 cv e 1.600 Nm de torque.

Leia também:

Scania S 770:  Casal transforma o caminhão mais potente do Brasil em motorhome de luxo

Grupo Águia Branca leva inovação em logística e transporte para a Modal Expo

Por que anunicar na plataforma Frota News?

A aquisição marca mais um capítulo da sólida parceria com a fabricante sueca, que já dura décadas e resultou na padronização da frota com 100% de veículos Scania há cerca de 10 anos. Para José Veras, diretor de Tráfego Operacional da Boa Esperança, a escolha tem um motivo central: confiança.

Aliás, no momento, a Scania tem dedicado seu foco mais em chassis para ônibus rodoviários enquanto faz a transição dos ônibus urbanos para energias limpas, com chassis para ônibus elétricos da Eletra, próprio (K230) e a gás (K280). Com isso, no primeiro quadrimestre de 2025, as vendas são 9,3% inferiores ao mesmo período de 2024, com 166 ônibus emplacados até o momento neste ano, incluindo as 27 unidades da Viação Boa Esperança.

Leia na Revista Frota News:

Entre a necessidade e o desafio da qualidade, o ônibus ainda é o meio mais utilizado pelos trabalhadores

Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News

Oficinas próprias

A Boa Esperança conta com um ponto de atendimento dos Serviços Dedicados Scania (CWS) dentro de sua oficina própria — estrutura que funciona como uma mini concessionária, com estoque de peças, ferramentas e profissional exclusivo para atender às demandas da frota.

“Não precisamos deslocar o veículo para a concessionária e nem pegar fila. Além disso, ter uma frota padronizada com a Scania nos dá facilidade na reposição de peças, controle de custos e uma operação mais eficiente”, explica Jaílson Marinho, gerente de Manutenção.

Longas distâncias e obstáculos constantes

Com 240 ônibus na frota, a empresa opera rotas que superam 1.000 quilômetros dentro do Pará, além de atender municípios no Maranhão e Piauí. As dificuldades, no entanto, vão além da concorrência irregular: envolvem também infraestrutura precária e escassez de mão de obra qualificada.

“O tráfego de caminhões pesados aumentou com o crescimento do agronegócio, mas as rodovias continuam sem acostamento. E encontrar bons profissionais, tanto para dirigir quanto para fazer manutenção, é um desafio diário”, afirma o diretor.

Outro avanço é a adoção do sistema ADAS (Assistência Avançada ao Motorista), item opcional dos modelos K 320 e K 370. Após dois anos de testes com um veículo protótipo, a tecnologia provou sua eficácia, especialmente em rotas mais exigentes da região Norte.

O Pacote ADAS do chassi de ônibus Scania integra tecnologias avançadas para proporcionar maior segurança e conforto na condução. O LDW (Lane Departure Warning) atua como um assistente para manter-se na faixa, alertando o motorista caso o veículo saia involuntariamente da pista, reduzindo o risco de acidentes. Já o AEB (Automatic Emergency Braking) é um sistema de freio de emergência automático que detecta obstáculos à frente e aplica frenagem quando necessário, evitando colisões ou minimizando impactos. Complementando esses recursos, o ACC (Adaptive Cruise Control) ajusta automaticamente a velocidade do ônibus conforme o fluxo do tráfego, garantindo uma condução mais suave e eficiente.

Compromisso com o meio ambiente e o futuro

A Boa Esperança também avança em sustentabilidade. A empresa investe em captação de água da chuva para lavagem da frota, descarte adequado de resíduos, instalação de quase 400 placas solares e rígido controle ambiental em suas instalações.

Sobre o futuro, Veras revela que novas aquisições podem ocorrer ainda em 2025. “Nosso ano começa mesmo em junho, quando chega o verão amazônico. De janeiro a maio é o ‘inverno’ por aqui, com baixa demanda. Mas seguimos investindo e acreditando no nosso passageiro.”

Mais que transporte

Para Silvio Leardini, gerente de Negócios de Vendas de Ônibus da Scania, a Boa Esperança é exemplo de parceria que gera aprendizado real para a indústria. “É uma empresa com operação robusta, com rotas desafiadoras, e que nos ensina muito. É um cliente antigo, referência na região e que nos ajuda a aprimorar constantemente o produto. Isso é fantástico.

Ao seguir conectando cidades, comunidades e histórias pelo Norte do Brasil, a Viação Boa Esperança mostra que transportar pessoas é, antes de tudo, um compromisso com o futuro — feito com confiança, tecnologia, sustentabilidade e uma missão clara: encurtar distâncias com qualidade e respeito.

Miniaturas Scania

Para os fãs e colecionadores de miniaturas de ônibus, a série 3 traz um verdadeiro clássico: o CMA Cometa Flecha Azul VII, modelo Catarinense, na escala 1:72. Produzida em metal com partes plásticas de alta qualidade, a miniatura impressiona pelo alto grau de detalhamento, incluindo pneus emborrachados e pintura na cor branca, fiel ao padrão original. Uma peça indispensável para quem valoriza história, design e autenticidade no universo do transporte rodoviário.

Com informações da Jornada Scania.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui