quinta-feira, novembro 21, 2024

Truck of the Year Latin America 2025 vai revelar os vencedores na Fenatran

O IToY (International Truck of The Year) foi criado em 1976 na Inglaterra como órgão sem fins lucrativos de jornalistas profissionais do setor de transporte terrestre, sendo, desde então, a premiação de maior prestígio na Europa. Com os membros associados de países fora da Comunidade Europeia, já conta com versões locais na Rússia (Europa Oriental), China (Ásia), Austrália, entre outros países, e na América Latina, coordenada pelo jornalista Marcos Villela, representante do Brasil na entidade como membro associado.

Na 2ª Edição do Truck of the Year Latin America 2025 (ToYLA), teremos duas premiações: a principal tradicional e a 1ª Edição do Truck Innovation Award LA. O regulamento segue o padrão do IToY na Europa, no entanto, com adaptações para a realidade da nossa região.   

Os prêmios

No prêmio Truck of the Year Latin America 2025 concorrem os seguintes caminhões, em ordem alfabética:

Latin America
Finalistas: DAF XF, Iveco S-Way, Scania R, Volkswagen Meteor e Volvo FH

No prêmio Truck Innovation Award Latin America 2025, a edição deste ano tem o objetivo de reconhecer as inovações em caminhões semiautônomos ou autônomos para o agronegócio. Os concorrentes são:

Latin America
Finalista: Mercedes-Benz Axor Autônomo, Scania P 280 Autônomo, Volkswagen Constellation Autônomo e Volvo FMX Autônomo

Corpo de Jurados

Para a escolha dos caminhões vencedores do Truck of the Year Latin America e Truck Innovation Award, a organização convidou jornalistas com credibilidade e experiência em cobertura da indústria de caminhões do Brasil: Aline Feltrin (Transporte Moderno), Andrea Ramos (Estradão), Daniela Giopato (O Carreteiro), Décio Costa (Autoindústria), Graziela Potenza (Revista Caminhoneiro), Ivo Mattos (Rede do Transporte), João Geraldo (Transporte Mundial), José Augusto Ferraz (Frota&Cia), Leonardo Andrade (Agência Transporta Brasil), Pedro Bartholomeu (Revista dos Transportes), Pedro Trucão (Pé na Estrada), Sérgio Kaskanlian (Planeta Caminhão) e Zeneto Furtado (Canal Tá Valendo); Argentina: Ricardo Docimo (Planeta Camión); Chile: José Ignacio Gutiérrez (Ruta Motor); Colômbia: Alícia Torres (Carga Pesada); México: Ricardo Lira (Transporters); Paraguai: Fernando Berdichevsky; Peru: Jose Marin (Automundo TV); Paraguai: Fernando Berdichevsky (Amigo Camionero) e Uruguai: Claudio Techera (Transporte Carretero).

Latin
Jornalistas com anos de experiência no setor de transporte e com a indústria de caminhões

Equipe

Para a realização desta premiação, contamos com a seguinte equipe:

Latin America
Equipe que trabalhou para a realização desses dois prêmios

E para a realização desta premiação, contamos com o apoio da Noma do Brasil

Latin America
Apoio
Abaixo, os critérios para um caminhão ser considerado elegível e o que deve ser levado em consideração para a escolha: 
  1. Truck of the Year Latin America 

1.1 – O principal critério para a nomeação e eleição de qualquer caminhão como Truck of the Year Latin America será sua contribuição para elevar os padrões de eficiência do transporte rodoviário de mercadorias nos países envolvidos. Deve-se levar em consideração a contribuição do modelo ou sua família de modelo em relação a geração anterior da mesma linha ou aos concorrentes.   

1.2 – Qualquer caminhão que cumpra o critério mencionado no artigo 1.1 e que tenha um peso bruto de veículo superior a 3,5 toneladas é elegível. No entanto, o caminhão deve conter melhorias tecnológicas consideráveis e demonstráveis acrescentadas a família de modelo nos últimos 12 meses.  

1.3 – Para haver uma equidade entre os candidatos para concorrer, a prioridade é para que todos sejam do mesmo segmento da maioria dos competidores. Uma marca pode defender a candidatura de um modelo de outro segmento, caso queira, mas o que deverá ser levado em conta pelo corpo de jurado é a evolução em tecnologia em prol do conforto do motorista e das tecnologias de segurança e eficiência energética de cada candidato.  

1.4. – O caminhão indicado deve ser ‘novo’ (ou seja, lançado ou recebido novas versões dentro dos últimos 12 meses da eleição); deve ser produzido em série e disponível para compra pelo cliente desde o início do período do concurso.  

1.5 – Família dos modelos elegíveis para a o TOYLA 2025 em ordem alfabética: DAF XF, Iveco S-Way, Mercedes-Benz Actros, Scania R, Volkswagen Meteor e Volvo FH. 

  1. Innovation Truck Award LA 2025 

2.1 – A organização Truck of The Year Latin America concede o Truck Innovation Award, reconhecendo aos caminhões que dão contribuição com tecnologias avançadas e conforme o estágio tecnológico da indústria de caminhões na América Latina.  

2.2 – Em razão dos avanços dos últimos anos para a automação dos caminhões para o agronegócio, com tecnologias desenvolvidas localmente, e soluções apresentadas pelos principais fabricantes, e edição deste ano contempla os modelos automação a partir do nível 2, conforme critérios da SAE International, inclusive, os modelos desenvolvidos em parceria com outras empresas de tecnologia.  

2.3 – As indicações para o Truck Innovation Award serão feitas e julgadas em paralelo com o prêmio Truck of the Year Latin America. O principal critério para a nomeação e eleição de um caminhão para o Prêmio de Inovação será sua provável contribuição para aumentar a eficiência do transporte de cargas.   

2.3 – O caminhão indicado deve ser um veículo tecnologicamente avançado, com peso bruto superior a 3,5 toneladas. Deve possuir soluções específicas de “alta tecnologia” em termos de “conectividade de veículos” — como sistemas de condução semiautônoma/autônoma, possível capacidade de “platooning”, serviços avançados de suporte como diagnósticos remotos etc. – que podem estar em estágio de protótipo/desenvolvimento inicial (unidade única) ou em produção de “pequenas séries”. 

2.4 – As indicações para a edição deste ano, em ordem alfabética: Mercedes-Benz Axor Autônomo, Scania P Autônomo, Volvo FMX Autônomo e Volkswagen Constellation Autônomo. 

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Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, Guide SP, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
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