quarta-feira, janeiro 28, 2026

Trinca da Toyota: Hiace, Corolla híbrido acessível e Yaris Cross até o fim de 2025

Em uma investida ousada que combina tradição, tecnologia e estratégia, a Toyota do Brasil vai movimentar o mercado nacional com três lançamentos programados entre agosto e outubro de 2025. Com foco em eficiência, eletrificação e versatilidade, os modelos abrangem diferentes públicos e segmentos — de frotistas a famílias em busca de um SUV moderno e econômico.

A marca japonesa, que já goza de sólida reputação entre os consumidores brasileiros, aposta na força de seu nome para entrar em novos nichos e reforçar sua presença em outros. E vem armada com argumentos consistentes.

Toyota Hiace: o utilitário versátil que chega para incomodar os veteranos

Com lançamento previsto para o final de agosto, o Toyota Hiace desembarca no Brasil após anos de espera. Sucesso em diversos mercados globais, o modelo chega importado da Argentina com uma proposta direta: ser uma opção robusta, confiável e moderna no segmento de vans e furgões, tanto para o transporte de carga quanto de passageiros — incluindo uma versão com até 14 lugares.

Leia também

Lecar estreia SUV híbrido flex e aposta em etanol e inovação nacional

Família Onix 2026 estreia com novo visual, painel digital e sem aumento de preço

Sob o capô, o conhecido motor 2.8 turbodiesel — o mesmo da Hilux — entrega cerca de 163 cv e 42,8 kgfm, privilegiando torque em baixa rotação. A transmissão automática promete conforto para aplicações urbanas, enquanto a suspensão traseira com feixe de molas reforça o apelo à durabilidade em condições severas de uso.

O Hiace deve enfrentar de frente Mercedes-Benz Sprinter, Ford Transit, Fiat Ducato, Renault Master e Citroën Jumper, com o diferencial da reputação Toyota em confiabilidade mecânica e pós-venda.

Corolla GLi HEV: eletrificação para frotas

Em setembro, é a vez do Corolla ampliar sua linha híbrida com uma proposta mais acessível e frotistas: o novo GLi HEV, que estreia como a porta de entrada à eletrificação da marca. O modelo mantém o conjunto motriz híbrido-flex já conhecido, com motor 1.8 de ciclo Atkinson (101 cv com gasolina) e motor elétrico (72 cv), totalizando 122 cv de potência combinada.

A economia de combustível é um dos grandes atrativos: estimativas apontam médias de até 17,5 km/l com gasolina em uso urbano. Além disso, o modelo deve contar com os principais itens de segurança da linha atual, como controle de estabilidade, sete airbags e assistências de condução.

O preço estimado gira em torno de R$ 170 mil, mas pode ficar na casa dos R$ 140 mil em vendas diretas, o que o coloca como uma alternativa real ao BYD King e outros híbridos compactos emergentes.

Yaris Cross: o SUV compacto híbrido-flex que promete balançar o mercado

Outubro marca a estreia do principal lançamento da Toyota em 2025: o inédito Yaris Cross, SUV compacto que será produzido em Sorocaba (SP) e posicionado abaixo do Corolla Cross. Desenvolvido sobre a plataforma DNGA (compartilhada com modelos da Daihatsu), o modelo terá versões com motor 1.5 aspirado e também com motorização híbrida plena (HEV) — a mesma combinação de motor a combustão ciclo Atkinson e propulsor elétrico.

Com 4,31 metros de comprimento, entre-eixos de 2,62 metros e porta-malas de mais de 460 litros, o modelo é generoso nas medidas. Os destaques tecnológicos incluem multimídia flutuante de 10,1″, painel digital, pacote Toyota Safety Sense e ar-condicionado digital.

O consumo na versão híbrida pode passar de 25 km/l em ciclo urbano, segundo dados obtidos com base na performance de modelos similares na Ásia. A versão topo de linha contará com o programa Toyota 10, que amplia a garantia total para 10 anos ou 200 mil quilômetros, desde que as revisões sejam feitas na rede autorizada.

Três lançamentos, um recado claro: Toyota quer mais

A ofensiva da Toyota sinaliza claramente a intenção da marca de ampliar sua fatia de mercado, apostando em três pilares distintos:

  • Utilitários leves: com o Hiace, atende uma demanda crescente por vans confiáveis e fáceis de manter.
  • Eletrificação democrática: com o Corolla GLi HEV, torna o híbrido mais acessível a frotistas, taxistas e motoristas de app.
  • SUV híbrido nacional: com o Yaris Cross, traz um modelo alinhado com o desejo do consumidor urbano por eficiência e status, sem abrir mão do bolso.

A julgar pelo histórico da marca e pela boa aceitação dos híbridos no Brasil, a Toyota tem bons motivos para acreditar que 2025 terminará com mais um capítulo de sucesso em sua trajetória por aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui