sexta-feira, dezembro 5, 2025

Toyota Hiace estreia no Brasil com DNA Hilux e mira protagonismo em vans

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A Toyota entra em um segmento importante: o de vans de porte médio e 16 lugares (15+1). A Frota News esteve presente em seu lançamento, em Campinas (SP), conversou com os executivos e teve as primeiras impressões no Autódromo Capuava. Com o lançamento da Hiace, a montadora japonesa traz ao país um produto com histórico mundial de mais de meio século, apostando na robustez mecânica da picape Hilux e custo operacional baixo que mira diretamente aliviar o bolso do transportador. Em breve, serão realizados os lançamentos das versões furgão, furgão refrigerado e ambulância.

Segundo Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, a Hiace chega ao Brasil integrada ao plano de expansão da marca na América Latina que hoje já responde por mais de 500 mil veículos vendidos por ano e cerca de 12% de participação de mercado. A Hiace é produzida na fábrica da Argentina.

Mecânica da picape Hilux

Se há um trunfo no lançamento da Hiace, é o motor. A van herda o 2.8 turbodiesel 1GD da Hilux e do SW4, com 174 cv de potência e 449,2 Nm de torque já a partir de 1.600 rpm. O câmbio é automático de seis marchas, tração traseira e calibração feita para suportar operações intensas, seja no transporte de passageiros urbanos, seja em fretamentos rodoviário de curta e média distância.

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A suspensão foi adaptada para uso intenso, com McPherson na dianteira e feixe de molas na traseira. O raio de giro é de apenas 6,9 m, e a altura total de 2,28 m facilita acesso a garagens e prédios residenciais, algo raro entre rivais.

A escolha não é aleatória: a Hilux é uma referência em confiabilidade no Brasil. Colocar esse conjunto em uma van é a forma que a Toyota encontrou de reduzir a resistência natural dos frotistas a novos players no segmento.

Hiace
A distribuição interna dos assentos

A primeira versão oferecida por aqui é a Hiace Minibus AT DX, configurada para 15+1 lugares, com bancos individuais reclináveis, cintos de três pontos em todos os assentos e ar-condicionado com saídas dedicadas para o salão de passageiros.

A lista de itens de série impressiona: multimídia de 9 polegadas, portas USB distribuídas, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, três airbags (frontais e de joelho), além de controles de estabilidade, tração e partida em rampa. A altura de 2,28 m é outro diferencial: permite acesso a garagens comuns, onde rivais mais altos não entram.

Durante o lançamento, Rogério Sasaki, gerente de Planejamento de Produto e Preço da Toyota do Brasil, acrescentou mais informações sobre o modelo. “O capô em formato semi-bonnet amplia o espaço interno e reduz vibrações e ruídos para motorista e passageiros. Pensamos a ergonomia em cada detalhe: painel inclinado para aumentar a visibilidade, central multimídia de 9 polegadas em posição elevada e console rebatível que se transforma em apoio de mesa para quem usa o veículo no dia a dia.”

Segundo Sasaki, todos os 16 assentos foram distribuídos para melhorar a circulação, com bancos reclináveis, revestimentos claros que transmitem sensação de amplitude e saídas de ar individuais no teto. A última fileira, rebatível, permite também o transporte ocasional de cargas.

Estamos falando de uma ferramenta de trabalho que precisa ser eficiente e versátil. O motor 2.8 turbodiesel aliado ao câmbio automático da Hilux entrega força, economia e confiabilidade. A Hiace foi submetida a dezenas de milhares de quilômetros de testes para assegurar que não vai deixar o transportador na mão”, completou

Embora a estreia seja com a configuração de passageiros, a Toyota já confirmou que ainda em 2025 a Hiace terá versão furgão (H2L2) com cabine para três pessoas e 9,3 m³ de capacidade volumétrica, além de transformações para ambulância e frigorífico/isotérmico. O objetivo é disputar espaço também no transporte de cargas leves e no setor de serviços públicos e privados.

Hiace
O portfólio programado para a Hiace no Brasil

Preço e custo total de propriedade

A Hiace Minibus chega ao mercado por R$ 364.990, posicionando-se na mesma faixa de concorrentes diretos como Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Renault Master e Ford Transit.

O diferencial da Toyota está no pós-venda. O programa Toyota 10 garante até 10 anos de cobertura (ou 200 mil km) e as três primeiras revisões são gratuitas. Da 4ª à 6ª, o custo é fixo em R$ 1.199 cada. Assim, até 60 mil km, o gasto total com manutenção programada não passa de R$ 3.597, algo inédito no segmento.

Além disso, a Hiace pode ser adquirida por meio de financiamento pelo Banco Toyota sem entrada e três meses de carência, consórcio com prazos de até 120 meses e até locação pela KINTO, empresa do grupo. A estratégia é clara: flexibilizar a entrada do transportador, seja pequeno frotista ou grande empresa.

Mercado e concorrência

O mercado brasileiro de vans soma cerca de 37 mil unidades/ano e deve chegar a 42 mil unidades/ano até 2030, com demanda crescente no transporte executivo, escolar, turismo, serviços de saúde e cargas leves que cresce acompanhando o crescimento do e-commerce.

Com a Hiace, a Toyota busca atrair clientes que hoje rodam com Sprinter, Ducato e Master, prometendo melhor custo-benefício do segmento, atrelado à confiabilidade da marca e ao ecossistema de serviços que vai do financiamento ao pós-venda em mais de 330 concessionárias da marca.

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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