sábado, dezembro 6, 2025

Tecnologia pode reduzir resíduos plásticos e otimizar logística reversa, revela pesquisa da Avery Dennison

- Publicidade -

Uma nova pesquisa global da Avery Dennison, empresa especializada em ciência de materiais e identificação digital, aponta que um incremento de apenas 1% nas taxas de reciclagem pode evitar o descarte de até 2 mil toneladas de resíduos plásticos por ano — considerando uma cadeia de engarrafamento que produza 10 bilhões de frascos anualmente.

O dado, relevante para os setores de logística e supply chain, reforça a importância de soluções de rotulagem que contribuam para a circularidade das embalagens. No centro da discussão estão as etiquetas autoadesivas de alta tecnologia, que permitem a separação eficiente de materiais recicláveis como PET e HDPE, reduzindo a contaminação dos resíduos e aumentando a qualidade do plástico reaproveitado.

Leia também:

Solurb avança na descarbonização da frota com uso do gerador de hidrogênio no MS

Por que anunicar na plataforma Frota News?

Noma do Brasil reafirma seu compromisso ambiental com novas conquistas em energia renovável e gestão sustentável

Além da vantagem ambiental — plásticos reciclados geram até 70% menos emissões que os plásticos virgens —, o uso dessa tecnologia traz benefícios diretos à logística reversa, facilitando o reaproveitamento de embalagens pós-consumo e ajudando empresas a cumprir metas ESG e legislações ambientais em diversos países.

O relatório foi elaborado com base em entrevistas com stakeholders do setor produtivo, autoridades públicas e especialistas da indústria em 11 países da Europa, Ásia e Américas, incluindo o Brasil.

Leia na Revista Frota News:

Como sustentabilidade e inovação estão transformando a manutenção de frotas

Cadeias de suprimentos mais sustentáveis

O estudo aponta que as etiquetas autoadesivas otimizam o processo de triagem e reciclagem em centros de distribuição e cooperativas, viabilizando modelos de economia circular no setor logístico. Isso se alinha com as exigências de grandes marcas globais de bens de consumo embalados (CPG), que vêm adotando metas agressivas de sustentabilidade até 2030.

Para a Avery Dennison, a rotulagem inteligente é um fator-chave para tornar a cadeia logística mais eficiente, limpa e transparente. Ao evitar a contaminação dos materiais durante o descarte e processamento, os rótulos funcionam como facilitadores da circularidade e da rastreabilidade.

Nos siga no Instagram!

Presença estratégica no Brasil

Com unidades industriais em Vinhedo (SP) e Blumenau (SC), a Avery Dennison fortalece sua presença no mercado latino-americano. Recentemente, a empresa inaugurou em solo brasileiro a maior linha de produção de etiquetas autoadesivas de sua categoria na América Latina.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui