Cláudio Rawicz acaba de ser promovido a diretor executivo de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil e América Latina, avançando em uma trajetória de mais de duas décadas no setor automotivo. Ele se reportará diretamente a Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, e passa a integrar o Comitê Executivo da empresa.
Desde agosto de 2023, Rawicz já atuava como gerente-executivo de Imprensa, Comunicação Digital e Heritage na Volkswagen, liderando lançamentos como o T‑Cross, Amarok e Nivus, além de iniciativas digitais como o projeto Garagem Volkswagen, que inclui um perfil no Instagram e um podcast da marca.
Sua nomeação ocorre em um momento estratégico: a Volkswagen está conduzindo o maior ciclo de investimentos de sua história no Brasil, com R$ 16 bilhões previstos até 2028 para o desenvolvimento de novos produtos. Rawicz será peça-chave na comunicação dessa transformação, reforçando o posicionamento da marca junto a consumidores, colaboradores, imprensa e demais públicos.
Leia também:
Ford Go Frotas aposta em revisão no cliente e gestão conectada
Pré-lançamento: Foton Tunland V9 4×4 Ultimate em detalhes técnicos
Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News
Ele foi reconhecido pela Forbes Brasil como um dos dez melhores CMOs do país em 2021, durante sua passagem pela Audi do Brasil.
Somando os R$ 16 bilhões de investimentos para o Brasil com os 4 R$ bilhões para o restante da América do Sul, o projeto da VW para a região totaliza R$ 20 bilhões até 2028. Esse plano ambicioso inclui o lançamento de 17 novos modelos, com foco em veículos híbridos, elétricos e flex, além da modernização das fábricas e o fortalecimento das exportações.
Rawicz, com sua experiência em comunicação integrada e sustentabilidade, será essencial para:
- Consolidar a imagem da marca como inovadora e comprometida com a mobilidade sustentável.
- Engajar os públicos estratégicos (clientes, imprensa, colaboradores e sociedade) em torno dessa nova fase da empresa.
- Dar visibilidade aos lançamentos e às iniciativas de descarbonização e digitalização, como o desenvolvimento da nova plataforma híbrida MQB Hybrid.
Além disso, ele assume o cargo em um momento em que a Volkswagen lidera os segmentos de SUVs e hatches no Brasil e acaba de lançar o SUVW Tera, que teve 12 mil pedidos em apenas 50 minutos após o lançamento. A comunicação eficaz será crucial para manter esse ritmo de sucesso.


