Sua empresa está pronta para uma inspeção da Receita Federal?
Por Nathália Boaventura*
Se um auditor da Receita Federal decidisse aparecer hoje mesmo, sem aviso prévio nem cerimônia, para fazer um pente fino na sua empresa, ela estaria preparada para apresentar todos os dados tributários, fiscais e contábeis?
Se sua resposta a esta pergunta for minimamente reticente, saiba que você pode ter um problema, e dos grandes. Primeiro porque uma auditoria é uma prova de fogo para muitos negócios.
Ela tem por finalidade fazer um levantamento de todas as atividades, rotinas e sistemas fiscais da companhia, com o objetivo de apurar se elas estão em dia com a legislação tributária.
Por serem leis bastante complexas, nem sempre essas obrigações são simples. Em muitos casos, faltam documentos ou registros que comprovem que a empresa está dentro da legalidade.
Em segundo lugar, existe o fato de que o descumprimento ao Código Tributário implica em consequências graves às corporações.
Auditoria preventiva
Por isso, realizar uma auditoria – não a da Receita Federal, mas uma que preceda à fiscalização – funciona como um check-up, por meio do qual o escritório de auditoria contratado pela empresa verifica com exatidão como está sua saúde fiscal, contábil e tributária.
Essa é uma consciência que nem todo empreendedor possui, visto que o problema só surge exatamente quando aparece o órgão federal na história.
A finalidade da auditoria, portanto, também é preventiva, desde que seja completa. Isto porque um procedimento feito de maneira impecável contempla uma análise minuciosa de toda a movimentação financeira da empresa, protegendo-a dos riscos que possam vir a surgir no curto, médio e longo prazos.
Vale ressaltar que a realização de uma auditoria tributária é um dos passos iniciais para a adoção de uma política de compliance, ou seja, de comprometimento da empresa com as boas práticas legais.
Isto significa transformações no modelo de governança, responsabilidade para com os órgãos públicos e transparência e compromisso social com seus clientes e com a comunidade de modo geral.
Mas, para isso, é necessário empenhar-se num processo que exige medidas resultantes de uma auditoria efetivamente eficaz.
Isso não é feito por qualquer escritório, mas por profissionais com larga experiência de mercado e com um know-how capaz de mapear, identificar, reconhecer e solucionar os problemas específicos de cada companhia.
Por isso, buscar uma auditoria com essa expertise é um investimento cujo retorno é absolutamente certo. Certamente, garante a vida saudável da empresa, bem como o sono tranquilo do empreendedor.
*Nathália Boaventura é advogada do escritório BLJ Direito e Negócio, publicado no jornal O Debate.
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