sexta-feira, dezembro 5, 2025

Stellantis renova linha de picapes Fiat e RAM no Brasil e prepara lançamento de novo modelo

- Publicidade -

A Stellantis, gigante automotiva responsável por marcas como Fiat e RAM, está promovendo uma ofensiva sem precedentes no segmento de picapes na América do Sul. Em 2025 e 2026, a empresa não apenas renovou modelos consagrados, como também prepara a chegada de um produto inédito que promete ampliar sua presença no mercado.

A Stellantis, com todos os modelos de picapes, acumulou a venda nos primeiros sete meses de 2025 com 121.664 unidades, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave. A Fiat Strada lidera com folga, registrando 75.592 unidades no ano. Logo atrás, a Fiat Toro aparece com 27.317 unidades, seguida pela RAM Rampage, que acumula 13.403 unidades. A mais recente integrante da linha, a Fiat Titano, soma 4.401 unidades no período, e RAM 1500, 951 unidades vendidas. Além dessas, há as RAM 2.500 e 3.500 que, devido ao PBT (Peso Bruto Total) entram na estatística de caminhões, com 1.738 unidades.

Fiat Toro 2026

A Fiat Toro, que líder do segmento de picapes com poucos concorrentes há dez anos consecutivos, chega à linha 2026 com visual renovado e mais recursos tecnológicos. O novo design mantém a identidade marcante do modelo, com mudanças apenas em componentes menores.

Na dianteira, o DRL com assinatura em pixels segmentados, grade trapezoidal e novos faróis full-LED são as alterações mais visíveis. Na traseira, lanternas full-LED com a mesma assinatura visual e para-choque redesenhado completam o conjunto.

O interior ganhou painel digital redesenhado, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, novo câmbio e USB traseira com entradas A e C. As seis versões — Endurance, Freedom, Volcano, Ultra, Ranch e suas variações de acabamento — receberam atualizações visuais exclusivas.

A picape mantém as opções Turbo 270 Flex (176 cv) e Multijet 2.2 Turbodiesel (200 cv), este último exclusivo para as versões Ranch e Volcano, sendo a única a oferecer motor diesel na faixa de preço.

O modelo também estreia os pacotes de conectividade Fiat Connect////Me, com até seis meses gratuitos no plano Premium + Wi-Fi e cinco anos de serviços básicos, incluindo atualizações remotas e monitoramento do veículo.

Preços

Endurance Turbo Flex – R$ 159.490,00; Freedom Turbo Flex – R$ 169.490,00; Volcano Turbo Flex – R$ 186.490,00; Ultra Turbo Flex – R$ 196.490,00; Volcano Diesel – R$ 210.490,00; Ranch Diesel – R$ 228.490,00

RAM Heavy Duty 2025

Outra novidade da Stellantis é a chegada da linha 2025 das RAM 2500 e 3500, importadas dos Estados Unidos e conhecidas pelo porte e luxo. As picapes receberam novo visual, com grade redesenhada, faróis LED e detalhes de acabamento exclusivos para cada versão.

Sob o capô, o motor Cummins 6.7 Turbodiesel High-Output entrega 436 cv e 1.458 Nm de de torque. Este torque é superior a de muitos caminhões médios e semipesados, como o VW Constellation 30.320 8×2, homologado para Peso Bruto Total de 29.000 kg e 1.200 Nm de torque. Aliado ao motor da RAM, temos o câmbio automático de oito marchas e capacidade de reboque que ultrapassa 9 toneladas.

O interior foi atualizado com painel digital de 12,3″, multimídia vertical de até 14,5″, carregadores sem fio, assistência semiautônoma e acabamento premium — com destaque para o sistema de som Harman Kardon na versão topo de linha.

Os preços partem de R$ 559.990 (2500 Laramie) e chegam a R$ 679.990 (3500 Limited Longhorn).

Nova picape RAM baseada na Fiat Titano

Depois de lançar a Fiat Titano 2026, a Stellantis prepara para este ano uma nova picape RAM média, desenvolvida no “projeto KP2”, que compartilha plataforma e componentes com a Titano produzida na Argentina — derivada da picape chinesa Changan Hunter.

Picapes
Picape chinesa Changan Hunter

O nome oficial ainda não foi revelado. No México, o modelo é vendido como RAM 1200, mas rumores apontam para o retorno do icônico nome Dakota, comercializada no Brasil entre 1998 e 2001.

Embora mantenha o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 da Titano, a nova RAM terá design diferenciado — especialmente na grade, logotipos e acabamentos — e interior mais sofisticado na versão Laramie.

A fábrica de Córdoba recebeu US$ 385 milhões em investimentos e, a partir de 2027, também produzirá o motor Multijet 2.2. A nova picape será posicionada como um “degrau acima” da Titano, assim como a RAM Rampage se diferencia da Fiat Toro.

Estratégia clara: ampliar portfólio e manter liderança no segmento

Atualmente, a Stellantis mantém uma liderança folgada do segmento de picapes, no entanto, muitas marcas concorrentes estão preparando novos lançamentos de picapes no Brasil. Com o lançamento da Toro 2026, a atualização das Heavy Duty 2025 e a iminente chegada de uma RAM média inédita, a Stellantis demonstra ao mercado que está mantendo seus produtos atualizados e com portfólio para cobrir todo o espectro do mercado de picapes na região — desde modelos compactos e médios até as full-size de luxo.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui