A Stellantis, gigante automotiva responsável por marcas como Fiat e RAM, está promovendo uma ofensiva sem precedentes no segmento de picapes na América do Sul. Em 2025 e 2026, a empresa não apenas renovou modelos consagrados, como também prepara a chegada de um produto inédito que promete ampliar sua presença no mercado.
A Stellantis, com todos os modelos de picapes, acumulou a venda nos primeiros sete meses de 2025 com 121.664 unidades, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave. A Fiat Strada lidera com folga, registrando 75.592 unidades no ano. Logo atrás, a Fiat Toro aparece com 27.317 unidades, seguida pela RAM Rampage, que acumula 13.403 unidades. A mais recente integrante da linha, a Fiat Titano, soma 4.401 unidades no período, e RAM 1500, 951 unidades vendidas. Além dessas, há as RAM 2.500 e 3.500 que, devido ao PBT (Peso Bruto Total) entram na estatística de caminhões, com 1.738 unidades.
- Foton Tunland V9 4×4 Ultimate em detalhes técnicos
- Ranger XLT V6 2025: equilíbrio entre potência, tecnologia e versatilidade
Fiat Toro 2026
A Fiat Toro, que líder do segmento de picapes com poucos concorrentes há dez anos consecutivos, chega à linha 2026 com visual renovado e mais recursos tecnológicos. O novo design mantém a identidade marcante do modelo, com mudanças apenas em componentes menores.
Na dianteira, o DRL com assinatura em pixels segmentados, grade trapezoidal e novos faróis full-LED são as alterações mais visíveis. Na traseira, lanternas full-LED com a mesma assinatura visual e para-choque redesenhado completam o conjunto.
O interior ganhou painel digital redesenhado, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, novo câmbio e USB traseira com entradas A e C. As seis versões — Endurance, Freedom, Volcano, Ultra, Ranch e suas variações de acabamento — receberam atualizações visuais exclusivas.
A picape mantém as opções Turbo 270 Flex (176 cv) e Multijet 2.2 Turbodiesel (200 cv), este último exclusivo para as versões Ranch e Volcano, sendo a única a oferecer motor diesel na faixa de preço.
O modelo também estreia os pacotes de conectividade Fiat Connect////Me, com até seis meses gratuitos no plano Premium + Wi-Fi e cinco anos de serviços básicos, incluindo atualizações remotas e monitoramento do veículo.
Preços
Endurance Turbo Flex – R$ 159.490,00; Freedom Turbo Flex – R$ 169.490,00; Volcano Turbo Flex – R$ 186.490,00; Ultra Turbo Flex – R$ 196.490,00; Volcano Diesel – R$ 210.490,00; Ranch Diesel – R$ 228.490,00
RAM Heavy Duty 2025
Outra novidade da Stellantis é a chegada da linha 2025 das RAM 2500 e 3500, importadas dos Estados Unidos e conhecidas pelo porte e luxo. As picapes receberam novo visual, com grade redesenhada, faróis LED e detalhes de acabamento exclusivos para cada versão.
Sob o capô, o motor Cummins 6.7 Turbodiesel High-Output entrega 436 cv e 1.458 Nm de de torque. Este torque é superior a de muitos caminhões médios e semipesados, como o VW Constellation 30.320 8×2, homologado para Peso Bruto Total de 29.000 kg e 1.200 Nm de torque. Aliado ao motor da RAM, temos o câmbio automático de oito marchas e capacidade de reboque que ultrapassa 9 toneladas.
O interior foi atualizado com painel digital de 12,3″, multimídia vertical de até 14,5″, carregadores sem fio, assistência semiautônoma e acabamento premium — com destaque para o sistema de som Harman Kardon na versão topo de linha.
Os preços partem de R$ 559.990 (2500 Laramie) e chegam a R$ 679.990 (3500 Limited Longhorn).
Nova picape RAM baseada na Fiat Titano
Depois de lançar a Fiat Titano 2026, a Stellantis prepara para este ano uma nova picape RAM média, desenvolvida no “projeto KP2”, que compartilha plataforma e componentes com a Titano produzida na Argentina — derivada da picape chinesa Changan Hunter.

O nome oficial ainda não foi revelado. No México, o modelo é vendido como RAM 1200, mas rumores apontam para o retorno do icônico nome Dakota, comercializada no Brasil entre 1998 e 2001.
Embora mantenha o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 da Titano, a nova RAM terá design diferenciado — especialmente na grade, logotipos e acabamentos — e interior mais sofisticado na versão Laramie.
A fábrica de Córdoba recebeu US$ 385 milhões em investimentos e, a partir de 2027, também produzirá o motor Multijet 2.2. A nova picape será posicionada como um “degrau acima” da Titano, assim como a RAM Rampage se diferencia da Fiat Toro.
Estratégia clara: ampliar portfólio e manter liderança no segmento
Atualmente, a Stellantis mantém uma liderança folgada do segmento de picapes, no entanto, muitas marcas concorrentes estão preparando novos lançamentos de picapes no Brasil. Com o lançamento da Toro 2026, a atualização das Heavy Duty 2025 e a iminente chegada de uma RAM média inédita, a Stellantis demonstra ao mercado que está mantendo seus produtos atualizados e com portfólio para cobrir todo o espectro do mercado de picapes na região — desde modelos compactos e médios até as full-size de luxo.


