quinta-feira, novembro 21, 2024

Stellantis Pro One: resultados em veículos comerciais

O relacionamento dos fabricantes de veículos comerciais para clientes profissionais, incluindo os de passeios para frotas corporativas, é muito diferente do que o relacionamento no varejo. A saber, segundo a Fenabrave (associação dos concessionários), 60,9% das vendas de veículos comerciais e 42% das vendas de automóveis foram para CNPJ.  

O atendimento especializado para o público profissional não é só porque o frotista compra em volumes. Mas é que este público valoriza o atendimento eficiência, principalmente, do pós-venda. Muitas vezes, o atendimento é mais importante do que o produto, pois este pode ser muito similar ao do concorrente pois são feitos por máquinas.  

Assine a Newsletter Frota News:

Compreendendo isso, a Stellantis criou a divisão Stellantis Pro One para cuidar dos veículos comerciais das marcas Citroën, Fiat Profissional, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall (só na Europa).  

Aliás, esta estratégia já é adotada por muitas marcas e ela explica o sucesso dos modelos da Renault, a partir da criação do Renault Pro. A Ford também criou a divisão Ford Pro para garantir o sucesso comercial da linha Transit, o que está ocorrendo. A divisão Ford Pro cuida também dos clientes de Ford Ranger e de outros modelos quando o cliente é frotista.  

No Brasil 

A Stellantis Pro One ainda não é conhecida no Brasil, pois o foco maior ainda são os automóveis para o varejo e locadoras, além de frotas corporativas. As opções de veículos comerciais ainda são poucas. Mas globalmente, a marca tem outro nível de presença no segmento profissional, o que poderá ocorrer por aqui.  

No primeiro semestre de 2024, a Stellantis Pro One conquistou o primeiro lugar nos segmentos nos quais atua em quatro regiões: União Europeia, América do Sul, Oriente Médio e Áfriga.  

No primeiro semestre de 2024, a Stellantis Pro One conquistou o primeiro lugar (vs. 2023) nas regiões da União Europeia (UE 30), América do Sul e agora no Oriente Médio e África.   

“Os resultados de hoje refletem a solidez da nossa estratégia de veículos comerciais”, disse Xavier Peugeot, vice-presidente Sênior de Veículos Comerciais da Stellantis. “Nossa ofensiva de produtos, que inclui 12 veículos renovados abrangendo os segmentos de compactos, médios e grandes, continua com a nova van Ram ProMaster EV Delivery na América do Norte e o Nova Fiat Titano, uma picape de uma tonelada na América do Sul.”  

Leia também:

Gasmig promete tornar Minas Gerais referência para caminhões e ônibus a gás 

Na Europa, a Stellantis Pro One ocupa o primeiro lugar com 28,5% de participação, e 31,9% no segmento de veículos elétricos a bateria (BEV).  No Oriente Médio e África, a empresa conta com 22,2% e uma participação de 30,8% no segmento de vans Fiat está em segundo lugar em vendas de vans com 16,7% do mercado. Em furgões médios, o Ducato ficou em quinto lugar, com 947 unidades.   

Na América do Sul, a liderança conta com as participações de 31,1%, 34,1% e 33,3%, respectivamente, de comerciais leves, picapes e vans. 

No Brasil, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave, a Fiat Strada lidera com 56.592 unidades. A Fiat Toro emplacou 23.206 picapes, liderando o segmento dela; e o Fiat Titano vendeu 1.030 unidades. No segmento de furgões compactos, o Fiorino lidera com 8.974; e o Peugeot Partner emplacou 424.  

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui