O relacionamento dos fabricantes de veículos comerciais para clientes profissionais, incluindo os de passeios para frotas corporativas, é muito diferente do que o relacionamento no varejo. A saber, segundo a Fenabrave (associação dos concessionários), 60,9% das vendas de veículos comerciais e 42% das vendas de automóveis foram para CNPJ.
O atendimento especializado para o público profissional não é só porque o frotista compra em volumes. Mas é que este público valoriza o atendimento eficiência, principalmente, do pós-venda. Muitas vezes, o atendimento é mais importante do que o produto, pois este pode ser muito similar ao do concorrente pois são feitos por máquinas.
Assine a Newsletter Frota News:
Compreendendo isso, a Stellantis criou a divisão Stellantis Pro One para cuidar dos veículos comerciais das marcas Citroën, Fiat Profissional, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall (só na Europa).
Aliás, esta estratégia já é adotada por muitas marcas e ela explica o sucesso dos modelos da Renault, a partir da criação do Renault Pro. A Ford também criou a divisão Ford Pro para garantir o sucesso comercial da linha Transit, o que está ocorrendo. A divisão Ford Pro cuida também dos clientes de Ford Ranger e de outros modelos quando o cliente é frotista.
No Brasil
A Stellantis Pro One ainda não é conhecida no Brasil, pois o foco maior ainda são os automóveis para o varejo e locadoras, além de frotas corporativas. As opções de veículos comerciais ainda são poucas. Mas globalmente, a marca tem outro nível de presença no segmento profissional, o que poderá ocorrer por aqui.
No primeiro semestre de 2024, a Stellantis Pro One conquistou o primeiro lugar nos segmentos nos quais atua em quatro regiões: União Europeia, América do Sul, Oriente Médio e Áfriga.
No primeiro semestre de 2024, a Stellantis Pro One conquistou o primeiro lugar (vs. 2023) nas regiões da União Europeia (UE 30), América do Sul e agora no Oriente Médio e África.
“Os resultados de hoje refletem a solidez da nossa estratégia de veículos comerciais”, disse Xavier Peugeot, vice-presidente Sênior de Veículos Comerciais da Stellantis. “Nossa ofensiva de produtos, que inclui 12 veículos renovados abrangendo os segmentos de compactos, médios e grandes, continua com a nova van Ram ProMaster EV Delivery na América do Norte e o Nova Fiat Titano, uma picape de uma tonelada na América do Sul.”
Leia também:
Gasmig promete tornar Minas Gerais referência para caminhões e ônibus a gás
Na Europa, a Stellantis Pro One ocupa o primeiro lugar com 28,5% de participação, e 31,9% no segmento de veículos elétricos a bateria (BEV). No Oriente Médio e África, a empresa conta com 22,2% e uma participação de 30,8% no segmento de vans Fiat está em segundo lugar em vendas de vans com 16,7% do mercado. Em furgões médios, o Ducato ficou em quinto lugar, com 947 unidades.
Na América do Sul, a liderança conta com as participações de 31,1%, 34,1% e 33,3%, respectivamente, de comerciais leves, picapes e vans.
No Brasil, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave, a Fiat Strada lidera com 56.592 unidades. A Fiat Toro emplacou 23.206 picapes, liderando o segmento dela; e o Fiat Titano vendeu 1.030 unidades. No segmento de furgões compactos, o Fiorino lidera com 8.974; e o Peugeot Partner emplacou 424.
Nos siga no LinkedIn!