terça-feira, fevereiro 3, 2026

Sonepar Brasil: mais uma frota incorpora caminhões a gás

A Sonepar Brasil, distribuidora B2B de materiais elétricos, anunciou a ampliação de sua frota sustentável com a incorporação de três caminhões Scania G 460 movidos a gás. Os novos veículos se somam às três vans elétricas já em operação na empresa.

Segundo a empresa, o investimento visa reforçar o alinhamento da Sonepar com o Acordo de Paris e a meta global do grupo de reduzir em 46,2% as emissões de CO₂ provenientes de sua frota e edifícios até 2030.

Leia também:

“Como maior distribuidor de materiais elétricos do Brasil e do mundo, temos a responsabilidade de liderar pelo exemplo e impulsionar transformações sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos. A ampliação da nossa frota sustentável representa mais do que uma evolução logística: é um passo estratégico para construir uma operação de baixo carbono, eficiente e alinhada aos compromissos climáticos globais”, afirma Kairo Porfírio, diretor de Logística da Sonepar América do Sul.

Com isso, a Sonepar aumenta a lista de cases de empresas que investem em frotas com caminhões a gás. De acordo com reportagens recentes da Frota News, diversas empresas já adotaram caminhões movidos a gás natural (GNV, biometano ou GNL) em suas frotas logísticas no Brasil, como a Ypê/TIXlog com 9 unidades Scania, Bravo Serviços Logísticos ampliando para 23 caminhões, Transmaroni com 50 unidades, Grupo Sada com 11 veículos (expandindo para 31), Jomed Transportes operando 19, Porto de Santos iniciando substituição gradual de 140 caminhões por biometano, Eneva e Virtu GNL com compra de 180 Scania a GNL, além de GM em parceria com Sada para caminhões retrofitados.

A frota de caminhões a gás em circulação no País já superar as 2.500 unidades, considerando os novos modelos da Scania e os retrofitados.

Saiba mais: Frota Sustentável: mais de 210 artigos sobre descabonização do transporte

Caminhões a gás e eficiência energética

Os novos caminhões serão destinados a rotas interestaduais de 800 a 1.100 quilômetros, abrangendo entregas e coletas junto a fornecedores. Segundo a empresa, os veículos reduzem em até 26% as emissões de poluentes e apresentam 12% mais economia de combustível em comparação ao diesel, o que contribui diretamente para a otimização de custos logísticos e ganhos em eficiência energética.

O ganho pode ser ainda maior caso os caminhões sejam abastecidos com biometano e reppresentaria um salto mais significativo na estratégia de descarbonização da frota, já que o combustível renovável pode reduzir em até 90% as emissões de CO₂ em comparação ao diesel, superando com folga os cerca de 26% de redução obtidos com o gás natural fóssil. Além do ganho ambiental, o biometano fortalece a economia circular ao ser produzido a partir de resíduos agroindustriais e urbanos, diminui a dependência de combustíveis importados e mantém total compatibilidade com os motores e a infraestrutura já utilizada pelos veículos a gás.

Principais características do Scania G 460 A6x2 NA a gás

O Scania G 460 A 6×2 NA a gás foi desenvolvido para operações rodoviárias de carga geral que buscam reduzir emissões sem abrir mão de desempenho e autonomia. Com configuração 6×2 articulada e dimensões pensadas para longas distâncias, o modelo é equipado com o motor OC13 de 13 litros, que entrega 460 cv de potência e 2.300 Nm de torque. O conjunto atende à norma Euro 6 por meio do sistema EGR e da injeção Common Rail, dispensando o uso de ARLA 32.

A transmissão automatizada G25CM, com 14 marchas, conta com o sistema Opticruise e seus modos de condução econômico, padrão e potência. O conjunto trabalha em harmonia com o eixo traseiro R885, permitindo a operação de composições com até 58,5 toneladas de PBTC e 78 toneladas de CMT.

A autonomia é ampliada pela presença de múltiplos tanques de gás distribuídos ao longo do chassi e, opcionalmente, com mais tanques atrás da cabine, garantindo alcance em torno de 650 quilômetros. Já a cabine alta CG20H, com suspensão a ar, oferece elevado nível de conforto e um pacote completo de segurança ativa, que inclui LDW, AEB, ESS e DAS, além de freios a tambor com EBS, ESP, retarder e sistema Hill Hold.

➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui