quarta-feira, janeiro 28, 2026

Solurb avança na descarbonização da frota com uso do gerador de hidrogênio no MS

Com a meta de reduzir a emissão de poluentes e tornar suas operações mais sustentáveis, a Solurb, concessionária responsável pela limpeza urbana e coleta de resíduos em Campo Grande (MS), está promovendo uma ampla transformação em sua frota. A empresa já colhe os resultados de testes iniciados em meados de 2023 com o gerador de hidrogênio GF 420, tecnologia voltada à redução do consumo de diesel e das emissões de carbono da Green Fuel. 

O dispositivo GF 420 é composto, principalmente, por um eletrolisador e um módulo eletrônico. O eletrolisador ou gerador de hidrogênio é alimentado com uma solução ambientalmente amigável e o dispositivo não altera as configurações originais do veículo, podendo ser instalado em qualquer motor diesel e de qualquer geração.  

Segundo Bruno Velloso Vilela, gerente operacional da Solurb e engenheiro sanitarista ambiental, os primeiros testes foram realizados com dois caminhões equipados com sistema de otimização de combustível da Green Fuel. “Após cerca de dez meses, os resultados mostraram uma redução de 9,5% no consumo, o que reduz diretamente no custo operacional do veículo. Isso representa uma economia significativa e uma redução mensal de cerca de 10 toneladas de CO₂”, afirma o executivo. 

Leia também:

Entrevista exclusiva com Harald Seidel, presidente da DAF Trucks, e com informações em primeira mão

Por que anunicar na plataforma Frota News?

Noma do Brasil reafirma seu compromisso ambiental com novas conquistas em energia renovável e gestão sustentável

Com os dados positivos, a Solurb decidiu ampliar o uso da tecnologia, instalando o sistema em um terceiro veículo. No início de 2025, a empresa deu um passo decisivo: a adoção da solução em 30 caminhões da frota. 

Como o dispositivo GF funciona? 

Green Fuel
O uso de dois geradores é para utilizado em veículos que tem um maior consumo de diesel por hora, como os cavalos mecânicos rodoviários

O GF 420 é um gerador de hidrogênio que opera com um princípio simples e eficaz: utiliza um eletrolisador e energia elétrica para produzir hidrogênio, que é então misturado ao ar na admissão do motor. Este processo melhora significativamente a queima do diesel, resultando na otimização da queima do combustível. Dessa forma, uma das características dessa tecnologia é sua capacidade de gerar hidrogênio “on demand” e injetá-lo em forma de gás no sistema de admissão de ar dos motores a combustão interna. Consequentemente, a tecnologia melhora a queima de diesel, resultando em uma redução no consumo de diesel, Arla e nas reduções das emissões de CO₂. 

Outro benefício é o aumento do período de troca de óleo: a tecnologia melhora a queima do diesel, com consequente redução da contaminação do lubrificante. 

O processo de instalação do dispositivo é feito de forma rápida e sem interferência nos componentes originais do veículo. O consumo de energia para o funcionamento do GF 420 é muito baixo, equivalente a uma lâmpada de farol, o que exclui a necessidade de bateria extra, podendo ser alimentado pela bateria original do veículo. 

 

Green Fuel
Mapa de componentes para instalação

No caso da Solurb, em função das operações 24 horas por dia, a instalação foi realizada em etapas e nos fins de semana. Nos últimos três meses, a empresa realizou 5.500 viagens com os caminhões com o GF 420, coletando 39 mil toneladas de resíduos, somando 300 mil quilômetros rodados e 30 mil horas de operação e tendo uma redução média de 8% no consumo. 

Leia na revista Frota News: Frota de caminhões para locação cresce 220% em quatro anos no Brasil

Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News

Caminhões Scania a gás

Além disso, segundo o gerente operacional, a Solurb já começou a renovar sua frota com veículos Euro 6, mais modernos e menos poluentes. Atualmente, cinco desses modelos estão em operação, e a expectativa é chegar a 17 novos caminhões até o fim do ano. São 15 novos Volvo VM 290 6×2 e três Scania P 280 6×2 a gás. 

Segundo a assessoria da Scania Brasil, esses três da marca são os primeiros movidos a gás comercializados em Mato Grosso do Sul, pela Casa Scania P.B. Lopes. Os modelos já estão sendo implementados pela Usimeca, no Rio de Janeiro, e devem ser entregues ao cliente em até 30 dias.  

A idade média da frota de compactadores de resíduos da Solurb é de 5 anos, com a frota geral ficando na casa dos 7 anos. Além dos caminhões compactadores, a empresa possui mais cerca de 30 veículos em caminhões caçamba e veículos leves. 

Outro movimento estratégico da empresa é a aquisição de três caminhões Scania movidos a GNV. Apesar de o investimento inicial ser 30% a 40% mais alto do que em modelos diesel convencionais da Volkswagen, os benefícios ambientais e fiscais compensam. “Esses veículos têm isenção de IPVA no primeiro ano, e o apoio de programas como o da MS Gás é fundamental para viabilizar a operação”, explica Vilela. 

Solurb
Para não interromper as operações, as instalações dos dispositivos foram realizadas nos finais de semana

Com uma frota que opera 24 horas por dia, rodando cerca de 300 mil km por mês e consumindo 1,8 milhão de litros de diesel, as ações de descarbonização têm impacto direto nos custos e no meio ambiente. A Solurb também está realizando um inventário de emissões, em parceria com a Green Fuel, para monitorar com precisão o desempenho ambiental de suas atividades. 

Sobre a Solurb e Green Fuel 

Criada em novembro de 2012 por meio de um contrato de concessão, a Solurb é responsável pela coleta de resíduos domiciliares, hospitalares, operação de ecopontos, varrição, limpeza urbana em geral, educação ambiental e gerenciamento do aterro sanitário de Campo Grande. A companhia conta com cerca de mil colaboradores diretos e outros 500 indiretos. Sua frota inclui 60 compactadores de resíduos, 90 veículos basculantes, ônibus e veículos de apoio, majoritariamente da Volkswagen, além de 15 caminhões VM e três modelos Scania em fase de aquisição. 

A Green Fuel teve o seu desenvolvimento iniciado no primeiro hub de inovação aberta do setor de mineração, a Mining Hub Depois, recebeu investimentos do chamado “Smart Money”, que são fundos de investimentos em startups. A qualificação da equipe da Green Fuel é a principal razão dos resultados alcançados. 

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui