O setor logístico brasileiro se prepara para um debate estratégico sobre formação profissional com o seminário Educação para Logística – 2025, marcado para o dia 14 de outubro, das 8h às 18h, no Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo. O evento reunirá líderes de transporte, logística, indústria automotiva e instituições de ensino para discutir soluções práticas para acelerar na educação na logística.
O seminário terá foco na integração de educação, tecnologia, oportunidades e práticas sustentáveis como pilares para enfrentar os desafios para suprir a crescente demanda por profissionais qualificados. Com a presença de especialistas, representantes de fabricantes de veículos comerciais e educadores, os participantes terão a oportunidade de explorar os caminhos da formação técnica e estratégica que prepara o setor para o futuro.
Os painéis e temas
1 – Comunicação essencial: Da pedagogia à imagem corporativa
Tema: análise estratégica e interdisciplinar do papel da comunicação em diferentes esferas sociais, com foco na educação, na mídia e no ambiente organizacional
2 – Inclusão da Mulher na Logística: Formando um Setor mais Justo e Inovador
Tema: Debate com lideranças femininas e iniciativas que promovem inclusão de grupos sub-representados na cadeia logística.
3 – Educação e Emprego: Como Suprir a Demanda de 3,4 Milhões de Profissionais?
Tema: Diagnóstico do déficit de mão de obra no setor logístico e estratégias de formação e requalificação de profissionais.
4 – Conexão Ensino-Empresa: Parcerias que Transformam a Logística
Tema: Casos de sucesso e propostas de colaboração entre instituições de ensino e empresas para formação de mão de obra qualificada e empregabilidade.
5 – Descarbonização Começa na Sala de Aula: O Papel da Educação Técnica na Logística Verde
Tema: Como currículos e programas de capacitação podem incluir práticas sustentáveis e preparar profissionais para reduzir a pegada de carbono.
6 – Tecnologias Emergentes e Formação Profissional: IA, Big Data e Logística do Futuro
Tema: O impacto das novas tecnologias (IA, veículos autônomos, blockchain) sobre a qualificação profissional e os desafios da educação para acompanhar essa transformação.



