A 11ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais (SMVR-VC) entregou a certificação para 13 veículos comerciais, sendo cinco no grupo de utilitários (comerciais leves) e oito no grupo de caminhões. A novidade deste ano foram duas novas categorias: utilitário elétrico e caminhão elétrico.
Além disso, dois modelos foram destacados como os grandes vencedores: o Mercedes-Benz Sprinter Truck, com índice de -5,1%, conquistou o título de “Campeão Geral” entre os utilitários de carga, enquanto o Mercedes-Benz Accelo 1016, com +1,5%, ficou com a primeira colocação no grupo de caminhões.
A premiação, organizada pela Agência AutoInforme, foi entregue nesta sexta-feira (12) em São Paulo e reconheceu os modelos de 13 categorias, avaliando sua performance de valorização ou depreciação após três anos de uso.
Resultados por categoria
Entre os utilitários, além do Sprinter Truck, também se destacaram:
Mercedes-Benz Sprinter Furgão ( categoria furgão de carga, -6,6%)
Fiat Fiorino (furgoneta de carga, -18%)
Renault Master Minibus (minibus, -6%)
Citroën Jumpy Furgão Elétrico (furgoneta elétrica, -39,7%) – segmento incluído pela primeira vez.
No grupo dos caminhões, o Accelo 1016 foi acompanhado por outros modelos de destaque:
Iveco Daily 45-170 (semileve, +7,3%)
Volkswagen Delivery 11-180 (médio, -5,2%)
Volkswagen Constellation 24-280 (semipesado, -6,4%)
Mercedes-Benz Atego 2730 (pesado até 400 cv, -12%)
Scania R-450 (pesado entre 401 e 500 cv, -12,1%)
Scania R-540 (pesado acima de 501 cv, -14,3%)
Volkswagen e-Delivery 11 (elétrico, -12,9%).
Abaixo, confira a tabela que inclui o segundo e terceiro colocado de cada categoria:

Histórico da premiação
Embora o estudo de depreciação seja desenvolvido há 24 anos, é pela décima primeira vez que a Agência Autoinforme faz a premiação do setor de utilitários de carga e caminhões. Desde então, a certificação já consolidou a Mercedes-Benz como principal vencedora: 40 títulos em categorias e nove conquistas de “Campeão Geral”. A Volkswagen aparece na sequência, com 15 categorias e dois títulos máximos. Renault (7 categorias e 3 títulos gerais), Hyundai (5 categorias e 3 títulos gerais) e Kia (3 títulos em camioneta de carga com o Bongo K2500 entre 2021 e 2023) também figuram entre as marcas de maior destaque.
Outras montadoras como Fiat, Ford, Iveco, Peugeot, Scania, Volvo e agora Citroën já venceram em categorias específicas, mas sem alcançar a liderança geral.

Critérios e metodologia
Segundo a Agência AutoInforme, o levantamento considera os preços médios de veículos zero quilômetro em julho de 2022 e seus correspondentes após três anos de uso (junho de 2025), período que coincide com o ciclo médio de renovação de frota.
Foram analisados 75 modelos – 56 caminhões e 19 utilitários – divididos em 13 categorias. Destes, apenas dois apresentaram valorização (Accelo 1016 e Daily 45-170), enquanto os demais registraram índices de depreciação.
O que explica os resultados
De acordo com Luiz Cipolli Junior, responsável pelo estudo, o desempenho da Mercedes-Benz “demonstra o reconhecimento do mercado não apenas pela qualidade dos produtos, mas também pelo pós-venda oferecido pela marca”.
Para Joel Leite, idealizador da certificação, a pesquisa cumpre papel estratégico para o setor: “A depreciação ou valorização depende de fatores como a rede de revenda, volume de vendas, aceitação do mercado e a estrutura de pós-vendas. O objetivo é que os índices sirvam de referência para fabricantes, frotistas, bancos, financeiras e seguradoras”, afirma.
Impacto para gestores de frota
O Selo Maior Valor de Revenda reforça a importância de considerar a depreciação como variável estratégica no cálculo do custo total de propriedade (TCO). Para gestores de frotas, a valorização ou menor perda de valor no mercado de usados pode representar uma diferença significativa no retorno do investimento e na definição de planos de renovação.


