sábado, dezembro 6, 2025

Selo Maior Valor de Revenda 2025: conheça os veículos comerciais que menos desvalorizam

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A 11ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais (SMVR-VC) entregou a certificação para 13 veículos comerciais, sendo cinco no grupo de utilitários (comerciais leves) e oito no grupo de caminhões. A novidade deste ano foram duas novas categorias: utilitário elétrico e caminhão elétrico.

Além disso, dois modelos foram destacados como os grandes vencedores: o Mercedes-Benz Sprinter Truck, com índice de -5,1%, conquistou o título de “Campeão Geral” entre os utilitários de carga, enquanto o Mercedes-Benz Accelo 1016, com +1,5%, ficou com a primeira colocação no grupo de caminhões.

A premiação, organizada pela Agência AutoInforme, foi entregue nesta sexta-feira (12) em São Paulo e reconheceu os modelos de 13 categorias, avaliando sua performance de valorização ou depreciação após três anos de uso.

Resultados por categoria

Entre os utilitários, além do Sprinter Truck, também se destacaram:

Mercedes-Benz Sprinter Furgão ( categoria furgão de carga, -6,6%)
Fiat Fiorino (furgoneta de carga, -18%)
Renault Master Minibus (minibus, -6%)
Citroën Jumpy Furgão Elétrico (furgoneta elétrica, -39,7%) – segmento incluído pela primeira vez.

No grupo dos caminhões, o Accelo 1016 foi acompanhado por outros modelos de destaque:

Iveco Daily 45-170 (semileve, +7,3%)
Volkswagen Delivery 11-180 (médio, -5,2%)
Volkswagen Constellation 24-280 (semipesado, -6,4%)
Mercedes-Benz Atego 2730 (pesado até 400 cv, -12%)
Scania R-450 (pesado entre 401 e 500 cv, -12,1%)
Scania R-540 (pesado acima de 501 cv, -14,3%)
Volkswagen e-Delivery 11 (elétrico, -12,9%).

Abaixo, confira a tabela que inclui o segundo e terceiro colocado de cada categoria:
Maior Valor de Revenda
Fonte: Agência AutoInforme

Histórico da premiação

Embora o estudo de depreciação seja desenvolvido há 24 anos, é pela décima primeira vez que a Agência Autoinforme faz a premiação do setor de utilitários de carga e caminhões. Desde então, a certificação já consolidou a Mercedes-Benz como principal vencedora: 40 títulos em categorias e nove conquistas de “Campeão Geral”. A Volkswagen aparece na sequência, com 15 categorias e dois títulos máximos. Renault (7 categorias e 3 títulos gerais), Hyundai (5 categorias e 3 títulos gerais) e Kia (3 títulos em camioneta de carga com o Bongo K2500 entre 2021 e 2023) também figuram entre as marcas de maior destaque.

Outras montadoras como Fiat, Ford, Iveco, Peugeot, Scania, Volvo e agora Citroën já venceram em categorias específicas, mas sem alcançar a liderança geral.

Maior Valor de Revenda
Leo Castanho (esq.), head de Customer Service Vans, e Edgar Bertini, gerente de Marketing da MB Caminhões, recebem troféus nas categorias e como “Campeões Gerais” do SMVR-VC 2025

Critérios e metodologia

Segundo a Agência AutoInforme, o levantamento considera os preços médios de veículos zero quilômetro em julho de 2022 e seus correspondentes após três anos de uso (junho de 2025), período que coincide com o ciclo médio de renovação de frota.

Foram analisados 75 modelos – 56 caminhões e 19 utilitários – divididos em 13 categorias. Destes, apenas dois apresentaram valorização (Accelo 1016 e Daily 45-170), enquanto os demais registraram índices de depreciação.

O que explica os resultados

De acordo com Luiz Cipolli Junior, responsável pelo estudo, o desempenho da Mercedes-Benz “demonstra o reconhecimento do mercado não apenas pela qualidade dos produtos, mas também pelo pós-venda oferecido pela marca”.

Para Joel Leite, idealizador da certificação, a pesquisa cumpre papel estratégico para o setor: “A depreciação ou valorização depende de fatores como a rede de revenda, volume de vendas, aceitação do mercado e a estrutura de pós-vendas. O objetivo é que os índices sirvam de referência para fabricantes, frotistas, bancos, financeiras e seguradoras”, afirma.

Impacto para gestores de frota

O Selo Maior Valor de Revenda reforça a importância de considerar a depreciação como variável estratégica no cálculo do custo total de propriedade (TCO). Para gestores de frotas, a valorização ou menor perda de valor no mercado de usados pode representar uma diferença significativa no retorno do investimento e na definição de planos de renovação.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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