sexta-feira, dezembro 5, 2025

Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2025 destaca modelos com menor depreciação

- Publicidade -

Em sua 12ª edição, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2025 apresentou um panorama atualizado sobre como os diferentes segmentos do mercado automotivo — do tradicional motor a combustão aos elétricos — vêm se comportando em relação à depreciação. Os grandes destaques do ano foram Toyota Corolla, Mercedes-Benz GLS, Toyota Corolla Hybrid, Toyota RAV4 e BYD Dolphin Mini, eleitos “Campeões Gerais” em seus respectivos agrupamentos, com índices que variam de -2,6% a -8,3%.

A cerimônia de entrega das certificações ocorreu ontem, 27 de novembro, no estande da Anfavea, durante a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Além dos cinco campeões, outros 31 modelos, de 16 montadoras e importadoras, também foram reconhecidos como vencedores por categoria.

Criado para evidenciar a importância do pós-venda e da fidelização dos consumidores, o SMVR-Autos reforça que a compra de um veículo – um bem de alto investimento, avaliado hoje em um ticket médio de R$ 155 mil – deve ir muito além da transação inicial. O estudo se tornou uma referência para consumidores e fabricantes ao medir a perda de valor dos modelos após um ano de uso.

Revista Frota News Edição 53 – Comparativo Técnico

Em 2025, foram analisados 161 modelos. A linha de corte considerou, no mínimo, 1.000 unidades vendidas em 12 meses para veículos a combustão, 300 unidades para híbridos e 100 para elétricos, com período de referência entre novembro de 2024 e outubro de 2025. “Decidimos criar cinco agrupamentos porque os modelos híbridos e elétricos ganharam relevância e novos players nos últimos quatro anos, mas ainda não atingem volume suficiente para a linha de corte principal”, explica Luiz Cipolli Junior, da Agência Autoinforme.

Destaques por agrupamento

Motores a combustão

Entre os veículos tradicionais, o Toyota Corolla voltou a dominar, com apenas -2,6% de depreciação, liderando o segmento dos sedãs médios. Outros destaques foram:

  • Fiat Mobi (Hatch Entrada, -9,8%)
  • Honda City (Hatch Compacto, -4,8%)
  • Chevrolet Spin (Minivan, -9,9%)
  • Fiat Strada (Picape Pequena, -5,8%)
  • Renault Oroch (Picape Compacta, -9,8%)
  • Toyota Hilux (Picape Média, -3%)
  • RAM 1500 (Picape Grande, -10,9%)
  • Honda City (Sedã Compacto, -5,9%)
  • Volkswagen Nivus (SUV Entrada, -3%)
  • Hyundai Creta (SUV Compacto, -7,6%)
  • Toyota Corolla Cross (SUV Médio, -4,2%)
  • Porsche Cayenne (SUV Grande, -6,9%)
  • Toyota SW4 (SUV/Minivan 7 lugares, -3,1%)
Híbridos leves

O segmento mostra maior presença de marcas premium e estratégicas:

  • Mercedes-Benz C200 (Sedã, -8,8%)
  • Caoa Chery Tiggo 5X (SUV Compacto, -8,5%)
  • Kia Sportage (SUV Médio, -6,7%)
  • Mercedes-Benz GLS (SUV Grande, -5,6%), campeão geral do grupo.
Híbridos
  • Kia Niro (SUV Compacto, -7,9%)
  • Toyota Corolla Cross Hybrid (SUV Médio, -7,1%)
  • Toyota Corolla Hybrid (Sedã, -3,3%), destaque do agrupamento.
Plug-in
  • Porsche Panamera (Sedã, -7,2%)
  • BMW X6 (SUV Grande, -6,8%)
  • Toyota RAV4 (SUV Médio, -6,1%), vencedor geral.
Elétricos

Com expansão rápida e novos volumes, o grupo já apresenta briga acirrada:

  • BYD Dolphin Mini (Entrada, -8,3%), o campeão geral.
  • Volvo EX30 (Hatch Compacto, -12,5%)
  • Ford Mustang Mach-E GT (Esportivo, -18,2%)
  • Kia EV5 (SUV Médio, -8,9%)
  • Mercedes-Benz EQE (SUV Grande, -11,1%)
  • Mercedes-Benz EQB (SUV 7 lugares, -12,2%)
  • BMW i5 (Sedã, -9,8%)

Histórico de vencedores

Em doze anos de pesquisa, a Toyota segue como referência absoluta, com 36 títulos. Na sequência aparecem Volkswagen (29), Fiat (26), Chevrolet (20), Honda (20), Ford (14), Hyundai (12), Volvo (11), Porsche (9), BMW (8), Mercedes-Benz (7), Renault (6), Jeep (5), Kia (5), Audi (3), Mini (3), Land Rover (3), Caoa Chery (3), Ram (3), Lexus (2), BYD (2), além de GWM, Mitsubishi e Nissan, com um prêmio cada.

Entre os Campeões Gerais, a liderança também é da Toyota, com cinco reconhecimentos, seguida por Honda (3), Chevrolet (3) e, com um título cada, BYD, Fiat, Ford, Jeep, Mercedes-Benz e Volvo.

Consolidação da era eletrificada

A 12ª edição do SMVR-Autos mostra que o mercado brasileiro caminha rapidamente para uma maior diversificação tecnológica. A presença crescente de híbridos, híbridos plug-in e elétricos evidencia que o consumidor já olha para além do preço inicial — e a capacidade de um modelo preservar seu valor tem se tornado um argumento cada vez mais decisivo na hora da compra.

A tendência reforça o papel do pós-venda, do atendimento nas concessionárias e da confiabilidade das marcas, que continuam a ser pilares determinantes na percepção do valor de revenda no Brasil.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui