A Reiter Log, que já possui uma das maiores frotas de caminhões a gás e elétrico do Brasil, está incorporando 55 novos caminhões Iveco S-Way, sendo 15 unidades movidas a gás natural e biometano, e 40 equipadas com motores a diesel Euro 6, que poluem bem menos do que os modelos Euro 5.
Com a nova aquisição, a Reiter Log reforça sua posição como detentora de uma das maiores frotas sustentáveis do país, somando agora mais de 290 caminhões a gás em operação e uma frota total de aproximadamente 1.800 veículos. Atualmente, cerca de 35% desse conjunto é movido por energias alternativas, entre GNV, biometano e eletricidade — percentual que a companhia pretende elevar a 100% até 2035.
Leia também:
- Da periferia ao centro: como caminhões e ônibus passaram a fazer parte dos programas Mover e Move Brasil
- Frota News amplia alcance global ao firmar parceria com a Newstex
Líder no uso de caminhões movidos a gás no Brasil, a Reiter Log iniciou seus investimentos em combustíveis limpos em 2021, com a aquisição de 124 unidades da Scania 100% a GNV/biometano, seguidas de outro lote idêntico em 2023. Os modelos oferecem potências de 280 a 410 cv e apresentam operação mais silenciosa e limpa, com reduções de até 90% nas emissões de CO₂ quando abastecidos com biometano.
Saiba mais: Frota Sustentável: mais de 210 artigos sobre descabonização do transporte
A empresa dispõe atualmente de quatro postos próprios de abastecimento e desenvolve um projeto de usina de biometano com capacidade de 400 mil m³ por mês, o que permitirá maior autonomia energética e previsibilidade de custos logísticos.
Segundo Vanessa Reiter Pilz, vice-presidente de ESG da transportadora, o novo lote de Iveco S-Way NG se integra à estratégia de diversificação tecnológica da frota, com foco em eficiência e sustentabilidade.
O Iveco S-Way NG é equipado com o motor FPT Cursor 13 de 460 cv, com capacidade de armazenar 960 litros de gás — a maior autonomia da categoria no país. Quando abastecido com biometano, o modelo pode reduzir em até 95% as emissões de CO₂ do poço à roda, e até atingir balanço negativo de carbono, dependendo da origem do combustível.
Estratégia multienergética em expansão
A Iveco aposta em uma matriz diversificada, que abrange o eDaily (elétrico), o Tector NG (gás natural e biometano) e o S-Way NG. Recentemente, o modelo S-Way LNG movido a biometano foi eleito “Sustainable Truck of the Year 2026” na categoria Cavalo Mecânico, prêmio concedido pela revista italiana Vado e Torno.
Entre 2024 e 2028, a marca destina R$ 510 milhões a pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Mais de 50 mil caminhões elétricos e a gás da marca já operam na Europa, e 2 mil unidades circulam na América Latina, sendo cerca de 100 unidades no Brasil.
“A descarbonização do transporte é um vetor de transformação para toda a economia, pois alia sustentabilidade e competitividade. O investimento da Reiter Log em combustíveis alternativos demonstra que já existem soluções viáveis e maduras para reduzir emissões sem comprometer eficiência”, destacou Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast


