A Ford Ranger XLT V6 2025, versão avaliada pela Frota News, tem a difícil missão de manter o legado de robustez e confiabilidade da linha, ao mesmo tempo em que incorpora uma dose generosa de sofisticação, conectividade e força bruta. Posicionada estrategicamente abaixo da Limited e da aventureira Raptor, a versão XLT V6 turbodiesel assume o papel de intermediária premium da gama, unindo vocação para o trabalho pesado com o conforto esperado por quem também usa a picape no dia a dia urbano.
Motorização: V6 turbodiesel empurra com autoridade
Debaixo do capô, o destaque vai para o motor 3.0 V6 turbodiesel com bloco de ferro grafite compactado (CGI), tecnologia que melhora resistência e reduz peso. Ele entrega 250 cv de potência e impressionantes 61,2 kgfm (600 Nm) de torque a partir de apenas 1.750 rpm. Essa força é suficiente para rebocar até 3.500 kg — quando equipada com o pacote de reboque — e transitar com desenvoltura mesmo em terrenos desafiadores.
Acoplado a esse conjunto está a já conhecida transmissão automática de 10 marchas. As trocas são suaves e bem escalonadas, com possibilidade de atuação manual por meio de teclas na alavanca no console. Aliás, uma solução bastante interessante é o acionamento automático do freio e posicionamento da alavanca na posição P ao desligar a chave e retirá-la do contato. Isso acaba com o problema de esquecer a alavanca em outra posição ou acioná-la para P antes de acionar o freio eletrônico.
A tração 4×4 com reduzida e seletor eletrônico permite alternar entre 2H, 4H e 4L, oferecendo bom desempenho tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada leve e intermediário.
Plataforma moderna e comportamento dinâmico
A XLT V6 é construída sobre a nova geração da plataforma T6 da Ford — atualizada e reforçada — que permitiu um ganho significativo em rigidez torcional e comportamento dinâmico. O entre-eixos cresceu 5 cm em relação à geração anterior (agora com 3,27 m), o que melhora a estabilidade em curvas e o espaço interno, especialmente para os ocupantes do banco traseiro.
Na suspensão, o conjunto dianteiro é independente com braços duplos, enquanto a traseira mantém o eixo rígido com molas semielípticas, com calibração voltada ao conforto mesmo com a caçamba vazia. A direção é elétrica, progressiva e precisa, contribuindo para manobras suaves, mesmo com seus 5,37 metros de comprimento.
Visual robusto e funcional
Externamente, a Ranger XLT V6 2025 traz a nova identidade visual global da picape, marcada pela grade frontal em forma de “C” com acabamento cromado, faróis full-LED com luzes diurnas e rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus All-Terrain 255/70 R17. O capô com vincos pronunciados e os para-lamas alargados reforçam a sensação de força.
Na traseira, a tampa da caçamba ganhou amortecimento para facilitar o manuseio e o compartimento de carga de 1.230 litros traz ganchos de fixação e protetor plástico de série. O estribo lateral facilita o acesso à cabine elevada e o para-choque traseiro conta com recortes funcionais para os pés, facilitando o acesso à caçamba.
Interior tecnológico e bem resolvido

Ao entrar na cabine, a percepção de qualidade é imediata. O painel mistura materiais emborrachados e plásticos bem acabados, com detalhes prateados. A central multimídia vertical de 10,1 polegadas com SYNC 4 oferece espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz naturais e conexão com aplicativo FordPass.
O painel de instrumentos digital de 8 polegadas fornece algumas opções de visualização, incluindo leitura off-road e status de reboque. O volante multifuncional tem boa empunhadura e os bancos revestidos em tecido de toque agradável contam com ajuste elétrico para o motorista.
O conforto térmico é garantido pelo ar-condicionado analógico na versão , enquanto as saídas de ar para os passageiros traseiros e o carregador por indução ajudam a manter todos conectados e confortáveis. Há ainda 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensores de estacionamento e controle de oscilação de reboque.
Segurança e assistência à condução
Embora não conte com o pacote completo de assistências semiautônomas das versões superiores, a Ranger XLT V6 oferece um bom nível de segurança ativa. Estão presentes:
- Controle de estabilidade e tração (ESC e TCS)
- Assistente de frenagem de emergência (EBA)
- Controle automático de descida (HDC)
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Limitador e controlador de velocidade
Para quem busca mais recursos, a versão Limited traz itens como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego — mas por um valor significativamente maior.
Consumo e eficiência
Segundo dados preliminares, o consumo da XLT V6 fica na faixa dos 9 km/l na cidade e até 11 km/l na estrada, números razoáveis para um veículo com motor V6, mais de 2 toneladas e tração integral permanente. O tanque de combustível de 80 litros garante autonomia superior a 800 km em ciclo rodoviário.
Preço e posicionamento
A Ford Ranger XLT V6 2025 está disponível por R$ 319.990 na configuração cabine dupla com tração 4×4 e câmbio automático, posicionando-se como alternativa interessante entre as versões intermediárias topo de linha do segmento. O pacote é robusto e competitivo frente às rivais.
Veredicto
A Ford Ranger XLT V6 2025 é, sem dúvida, uma das opções mais equilibradas da linha. Entrega o desempenho e a robustez de um motor V6 turbodiesel, com boa dose de tecnologia e conforto, sem extrapolar demais o preço. Ideal para quem busca uma picape versátil, com vocação tanto para o trabalho quanto para o lazer, sem abrir mão de um visual moderno e bom conteúdo.


