sexta-feira, dezembro 5, 2025

Ranger XLT V6 2025: equilíbrio entre potência, tecnologia e versatilidade

- Publicidade -

A Ford Ranger XLT V6 2025, versão avaliada pela Frota News, tem a difícil missão de manter o legado de robustez e confiabilidade da linha, ao mesmo tempo em que incorpora uma dose generosa de sofisticação, conectividade e força bruta. Posicionada estrategicamente abaixo da Limited e da aventureira Raptor, a versão XLT V6 turbodiesel assume o papel de intermediária premium da gama, unindo vocação para o trabalho pesado com o conforto esperado por quem também usa a picape no dia a dia urbano.

Motorização: V6 turbodiesel empurra com autoridade

Debaixo do capô, o destaque vai para o motor 3.0 V6 turbodiesel com bloco de ferro grafite compactado (CGI), tecnologia que melhora resistência e reduz peso. Ele entrega 250 cv de potência e impressionantes 61,2 kgfm (600 Nm) de torque a partir de apenas 1.750 rpm. Essa força é suficiente para rebocar até 3.500 kg — quando equipada com o pacote de reboque — e transitar com desenvoltura mesmo em terrenos desafiadores.

Acoplado a esse conjunto está a já conhecida transmissão automática de 10 marchas. As trocas são suaves e bem escalonadas, com possibilidade de atuação manual por meio de teclas na alavanca no console. Aliás, uma solução bastante interessante é o acionamento automático do freio e posicionamento da alavanca na posição P ao desligar a chave e retirá-la do contato. Isso acaba com o problema de esquecer a alavanca em outra posição ou acioná-la para P antes de acionar o freio eletrônico.

A tração 4×4 com reduzida e seletor eletrônico permite alternar entre 2H, 4H e 4L, oferecendo bom desempenho tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada leve e intermediário.

Plataforma moderna e comportamento dinâmico

A XLT V6 é construída sobre a nova geração da plataforma T6 da Ford — atualizada e reforçada — que permitiu um ganho significativo em rigidez torcional e comportamento dinâmico. O entre-eixos cresceu 5 cm em relação à geração anterior (agora com 3,27 m), o que melhora a estabilidade em curvas e o espaço interno, especialmente para os ocupantes do banco traseiro.

Na suspensão, o conjunto dianteiro é independente com braços duplos, enquanto a traseira mantém o eixo rígido com molas semielípticas, com calibração voltada ao conforto mesmo com a caçamba vazia. A direção é elétrica, progressiva e precisa, contribuindo para manobras suaves, mesmo com seus 5,37 metros de comprimento.

Visual robusto e funcional

Externamente, a Ranger XLT V6 2025 traz a nova identidade visual global da picape, marcada pela grade frontal em forma de “C” com acabamento cromado, faróis full-LED com luzes diurnas e rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus All-Terrain 255/70 R17. O capô com vincos pronunciados e os para-lamas alargados reforçam a sensação de força.

Na traseira, a tampa da caçamba ganhou amortecimento para facilitar o manuseio e o compartimento de carga de 1.230 litros traz ganchos de fixação e protetor plástico de série. O estribo lateral facilita o acesso à cabine elevada e o para-choque traseiro conta com recortes funcionais para os pés, facilitando o acesso à caçamba.

Interior tecnológico e bem resolvido

Ford Ranger
Mesmo sendo uma versão intermediária, abaixo apenas da Limited, a XLT tem bom nível de acabamento. Nos detalhes abaixo, os controles do sofisticado sistema de tração

Ao entrar na cabine, a percepção de qualidade é imediata. O painel mistura materiais emborrachados e plásticos bem acabados, com detalhes prateados. A central multimídia vertical de 10,1 polegadas com SYNC 4 oferece espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz naturais e conexão com aplicativo FordPass.

O painel de instrumentos digital de 8 polegadas fornece algumas opções de visualização, incluindo leitura off-road e status de reboque. O volante multifuncional tem boa empunhadura e os bancos revestidos em tecido de toque agradável contam com ajuste elétrico para o motorista.

O conforto térmico é garantido pelo ar-condicionado analógico na versão , enquanto as saídas de ar para os passageiros traseiros e o carregador por indução ajudam a manter todos conectados e confortáveis. Há ainda 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensores de estacionamento e controle de oscilação de reboque.

Segurança e assistência à condução

Embora não conte com o pacote completo de assistências semiautônomas das versões superiores, a Ranger XLT V6 oferece um bom nível de segurança ativa. Estão presentes:

  • Controle de estabilidade e tração (ESC e TCS)
  • Assistente de frenagem de emergência (EBA)
  • Controle automático de descida (HDC)
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Limitador e controlador de velocidade

Para quem busca mais recursos, a versão Limited traz itens como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego — mas por um valor significativamente maior.

Consumo e eficiência

Segundo dados preliminares, o consumo da XLT V6 fica na faixa dos 9 km/l na cidade e até 11 km/l na estrada, números razoáveis para um veículo com motor V6, mais de 2 toneladas e tração integral permanente. O tanque de combustível de 80 litros garante autonomia superior a 800 km em ciclo rodoviário.

Preço e posicionamento

A Ford Ranger XLT V6 2025 está disponível por R$ 319.990 na configuração cabine dupla com tração 4×4 e câmbio automático, posicionando-se como alternativa interessante entre as versões intermediárias topo de linha do segmento. O pacote é robusto e competitivo frente às rivais.

Veredicto

A Ford Ranger XLT V6 2025 é, sem dúvida, uma das opções mais equilibradas da linha. Entrega o desempenho e a robustez de um motor V6 turbodiesel, com boa dose de tecnologia e conforto, sem extrapolar demais o preço. Ideal para quem busca uma picape versátil, com vocação tanto para o trabalho quanto para o lazer, sem abrir mão de um visual moderno e bom conteúdo.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui