quinta-feira, novembro 21, 2024

Presidente da DAF Trucks e ACEA: Caminhões e ônibus mantêm a Europa em movimento. Ideia vale para o Brasil?

Este artigo com as palavras do presidente da DAF Trucks, e atual presidente do Conselho de Veículos Comerciais da ACEA (Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis), Harald Seidel, serve como uma luva para o Brasil. Os desafios que os fabricantes e transportadores europeus enfrentam lá, são similares aos nossos, e a troca de experiência é muito importante. Por isso, o Frota News traduziu este artigo que segue abaixo na íntegra:

Por ACEA

Os caminhões e os ônibus são a espinha dorsal que mantém a sociedade em movimento, observa Harald Seidel. A Europa precisa garantir que a sua indústria automóvel não só é sustentável, mas também pode permanecer competitiva mundialmente.

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Caminhões e ônibus são essenciais para o nosso dia a dia

Os caminhões transportam cerca de 80% das mercadorias por via terrestre e os ônibus representam a maioria das viagens de transporte público na UE.

Caminhões e ônibus são como o sangue em nossas veias, transportando oxigênio e nutrientes essenciais por todo o corpo. Caminhões e ônibus fazem o mesmo, mantendo a sociedade em movimento.

Pense no caminhão que entrega mercadorias às lojas, remédios aos hospitais e materiais para construção. Nada disso seria possível sem caminhões.

Os ônibus transportam pessoas de todas as esferas da vida, de A a B. Cada ônibus em nossas estradas substitui 50 carros, ajudando a aliviar o congestionamento do tráfego, reduzir as emissões e melhorar a qualidade do ar.

Caminhões não são apenas carros maiores

Existem tantas maneiras de usar um caminhão. Um caminhão de longo percurso é completamente diferente dos caminhões que coletam lixo, operam guindaste ou apagam incêndios. Os caminhões são realmente versáteis e polivalentes.

Você compra um caminhão com calculadora porque precisa ganhar dinheiro com ela e ela tem um propósito. Você precisa de um trabalho a ser feito. Um carro que você compra com o coração porque gosta.

Os carros também ficam parados a maioria do tempo, enquanto os caminhões estão frequentemente em movimento. Um caminhão pode percorrer até 150.000 quilômetros por ano — isto é, em média, 12 vezes mais do que um carro. Num mercado business-to-business, manter os caminhões em movimento é uma prioridade máxima. Uma hora sem dirigir é uma hora perdida.

Se você dirige um carro elétrico nas férias, pode ser bom esperar uma hora para que ele carregue. Você pode fazer uma pausa e tomar um café. No entanto, para um caminhão com mercadorias perecíveis, o caso de negócio será desastroso se o caminhão precisar de parar durante algumas horas para carregar. Se você transporta flores da Holanda para a Itália, uma hora perdida no trânsito é uma hora de perda de dinheiro e até mesmo a potencial perda de mercadorias.

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A principal diferença em relação aos carros é o business case para nossos clientes. Isso é muito importante.

A Europa precisa de garantir que a sua indústria automóvel não só é sustentável, mas também pode permanecer competitiva mundialmente

As regulamentações podem definir o cenário

A transformação que os fabricantes de caminhões e ônibus enfrentam é enorme, seja o Acordo Verde, a digitalização ou toda a legislação sobre dados que está a caminho. Além disso, os decisores políticos nem sempre consideram as especificidades dos caminhões e ônibus quando regulamentam.

A Europa precisa de garantir que a sua indústria de caminhões e ônibus não só é sustentável, mas também podem permanecer competitivos. Isto significa ter uma boa estratégia industrial e regulamentações coerentes. Não acumulando lei após lei, mas garantindo que temos uma estrutura consistente com a qual podemos trabalhar e que permite modelos de negócios viáveis.

Os fabricantes de caminhões e ônibus estão fazendo a sua parte ao colocar veículos elétricos a bateria e movidos a hidrogênio nas estradas da Europa. Estamos empenhados em tornar todos os novos caminhões e ônibus que vendemos livres de combustíveis fósseis até 2040.

Mas operamos em um ambiente business-to-business e contamos com a compra de novos modelos pelos nossos clientes. Por exemplo, se sou um operador de transportes e quero comprar um caminhão com emissões zero, preciso saber se posso ganhar dinheiro com ele e se posso carregá-lo ou abastecê-lo — independentemente do destino ser Itália, Polônia ou Turquia.

Para ter um negócio viável, não se pode limitar-se a regular o lado da oferta. Também é necessário apoiar a procura de modelos com emissões zero, o que significa ter em vigor o que chamamos de condições favoráveis ​​adequadas.

Por exemplo, a UE acordou recentemente sobre as metas mais ambiciosas de redução de CO₂ para os fabricantes de caminhões e ônibus ao nível mundial. Mas os decisores políticos devem combinar metas ambiciosas para os fabricantes de veículos com condições facilitadoras igualmente ambiciosas.

Quais são as condições de habilitação?

As condições favoráveis ​​consistem em garantir que a infraestrutura está instalada. Também garantir que haja energia verde suficiente para carregar caminhões e ônibus. Caso contrário, simplesmente não descarbonizaremos.

Deverá também existir um argumento comercial viável para os operadores de transportes. Atualmente, os custos totais de propriedade (TCO) de um caminhão com emissões zero não são iguais aos de um caminhão a diesel fóssil. Se quisermos convencer realmente os operadores de transportes a adotarem emissões zero, também precisamos mudar isso, incentivando os operadores de transportes com esquemas de compras e fiscais, medidas de precificação do carbono e muito mais.

Essas são as condições favoráveis. Os veículos não são o gargalo. Os decisores políticos europeus têm de reconhecer isto se quisermos alcançar coletivamente os nossos objetivos comuns de descarbonização, permitindo ao mesmo tempo que indústrias vitais como a nossa prosperem.

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1 COMENTÁRIO

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