quinta-feira, janeiro 29, 2026

Patrícia Acioli é selecionada para a bolsa Eva Nyström 2025

Patrícia Acioli, chefe de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Scania no Brasil, foi selecionada para a Bolsa Eva Nyström 2025, um dos reconhecimentos mais prestigiados concedidos pelo grupo Scania a colaboradores que se destacam em inovação, liderança e compromisso com a sustentabilidade. A premiação leva o nome de Eva Nyström, a primeira engenheira da divisão de desenvolvimento de motores da Scania, e homenageia profissionais cujo trabalho personifica os valores que marcaram a trajetória da pioneira sueca. 

Este é um reconhecimento que recebo com muita alegria. Isso mostra confiança no meu potencial e estou ansiosa para continuar colaborando e fazer parte do propósito da Scania”, declarou Patrícia no LinkedIn do Scania Group. 

Uma trajetória de impacto

À frente do programa Sustainability Engagement da Scania no Brasil, Patrícia tem sido protagonista em iniciativas que ampliam o papel da empresa no debate sobre o futuro do transporte sustentável. Mais do que reduzir emissões ou rever cadeias produtivas — metas já incorporadas pela Scania —, ela defende um modelo de transformação cultural profunda, envolvendo educação, engajamento e corresponsabilidade ambiental e social entre todos os elos da organização. 

Leia também:

Brasil oficializa diesel B15. Há vantagens e riscos que requerem cuidados redobrados

Por que anunicar na plataforma Frota News?

Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News

Sob sua liderança, projetos como o Movimento Circular ganharam escala, integrando ações de economia circular e reciclagem de materiais aos processos logísticos e industriais da marca. Em outra frente, contribuiu para consolidar a política de uso de plástico reciclado na fabricação de caminhões em São Bernardo do Campo (SP), reduzindo em até 50 toneladas anuais o uso de plásticos virgens. 

Sua atuação também se destaca pelo incentivo à diversidade e inclusão, ao fomentar lideranças femininas e ampliar o debate sobre equidade no setor automotivo — uma das pautas centrais que ela defendeu na última edição da Fenatran. 

Adoro fazer as coisas, começar do zero e desafiar o impossível. Onde quer que eu esteja, farei o meu melhor”, resume, ao projetar um futuro profissional orientado por desafios inexplorados e pela inovação. 

FABET: Últimas vagas para curso em segurança no transporte de cargas

Quem foi Eva Nyström?

A trajetória de Eva Nyström (1939–2019) confunde-se com a própria história da Scania no século XX. Ela foi a primeira mulher engenheira a atuar na divisão de desenvolvimento de motores da companhia sueca, num período em que o setor automotivo ainda era dominado por homens. Ao longo de quatro décadas de trabalho, Eva não apenas liderou projetos técnicos relevantes como também se destacou como mentora, defensora da diversidade e referência de integridade dentro da organização. 

Eva foi conhecida por promover uma abordagem multidisciplinar ao desenvolvimento de produtos, defendendo desde os anos 1980 a importância de integrar preocupações ambientais e de eficiência energética no centro das decisões industriais. Em um de seus projetos mais lembrados, ela liderou um estudo de transição de motores a diesel para combustíveis alternativos que acabou inspirando linhas futuras de caminhões híbridos da Scania. 

A bolsa que leva seu nome é concedida anualmente desde 2021 e reconhece colaboradores da Scania em todo o mundo que demonstram liderança, criatividade, compromisso com a sustentabilidade e um espírito colaborativo — valores que Eva cultivou e transmitiu ao longo de sua carreira. 

Fonte: Scania Group

 

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui