Com a compra da Iveco pela indiana Tata Motors, cresce a curiosidade do Ocidente pela indústria de caminhões na Índia, países que já contava com a presença de grupos europeus — Daimler Truck e Volvo Truck —, porém, com caminhões “adaptados” em nome e produto para o país em acelerado desenvolvimento.
Segundo a OICA (organização que representa a indústria automotiva internacionalmente), a produção de caminhões na Índia foi de 319.712 em 2024.
Então, vamos conhecer os maiores fabricantes do país que comprou a Land Rover, Jaguar, e que aumenta a presença no Brasil.
Tata Motors
A Tata Motors é líder absoluta no mercado de caminhões da Índia. A empresa oferece desde veículos comerciais leves até caminhões extrapesados. Entre os principais modelos:
- Tata Ace – Veículo comercial leve ideal para entregas urbanas
- Tata Intra – Compacto e robusto, indicado para serviços urbanos e rurais
- Tata 407 – Utilitário leve com excelente durabilidade
- Tata Ultra – Linha de caminhões médios voltada para logística urbana
- Tata Prima – Caminhões pesados de longo curso, reconhecidos pela cabine confortável e alto torque
- Tata Signa – Plataforma versátil para transporte de cargas volumosas e construção

A empresa também investe em caminhões movidos a eletricidade, GNV e hidrogênio, além de integrar soluções de gestão de frota com conectividade em tempo real.
Ashok Leyland
Segunda maior fabricante do país, a Ashok Leyland é reconhecida pela confiabilidade de seus modelos, que variam de 7,5 a 49 toneladas. A empresa tem forte presença no sul da Índia e uma rede sólida de exportações para o Oriente Médio e a África, sendo também um nome de peso na produção de ônibus.

BharatBenz: DNA Mercedes-Benz
Criada pela Daimler Truck em 2012 para atender exclusivamente ao mercado local, a BharatBenz oferece caminhões de 9 a 55 toneladas com produção 100% nacional. Sua planta em Oragadam (Chennai), que ocupa 160 hectares, integra sede corporativa, centro de P&D e uma pista de testes. A marca já entregou mais de 200 mil caminhões no mercado indiano e exporta para 70 países.
Mahindra
A Mahindra é outra gigante indiana do setor automotivo. Ela atua no Brasil desde 2012 com foco na agricultura. mas já se aventurou em veículos comerciais leves, por meio da Bramont, com a produção do Cross Lander em Manaus até 2015. Em 2024, a empresa deu um passo importante ao anunciar uma nova sede industrial em Araricá (RS), com investimento inicial de R$ 55 milhões. A fábrica tem capacidade para produzir até 2.600 tratores por ano.
Eicher Motors: DNA Volvo
Graças à joint venture com a Volvo, a Eicher se posicionou com mais força no segmento de caminhões médios e pesados. A empresa atende nichos estratégicos, como o transporte urbano e a logística regional, com padrões de qualidade aprimorados pelo know-how sueco. A Eicher Motors também está presente no Brasil por meio das motocicletas Royal Enfield.

Force Motors
Especialista em vans, microônibus e caminhões leves, a Force Motors tem forte presença no transporte de passageiros e distribuição urbana. Além disso, fornece motores para marcas premium como BMW e Mercedes-Benz na Índia, consolidando sua expertise em powertrain.



