segunda-feira, dezembro 8, 2025

Os 30 anos dos motorhomes Sprinter e as novidades para 2025

- Publicidade -

A Mercedes-Benz Vans celebra uma trajetória de três décadas de protagonismo no segmento de motorhomes com destaque para o Sprinter, modelo que se consolidou como referência entre as bases de casa sobre rodas. No Salão de Caravanas de Düsseldorf 2025, que ocorre de 29 de agosto a 7 de setembro, a marca alemã celebra os 30 anos do veículo com uma ampla exposição, reunindo desde a primeira geração de 1995 até os mais recentes lançamentos desenvolvidos em parceria com grandes fabricantes do setor.

Hoje, um em cada dez Sprinter vendidos no mundo é convertido em motorhome, reflexo da crescente demanda por mobilidade aliada ao conforto e à liberdade proporcionados pelos veículos recreativos.

Três gerações de evolução

Desde 1995, o Sprinter passou por três grandes fases de desenvolvimento. A primeira geração já demonstrava vocação para o segmento de lazer, com versões chassi, cabine simples, vans com teto alto e entre-eixos variáveis. Em 2006, a segunda geração trouxe avanços em conforto e segurança, como ESP, faróis bi-xenônio e assistência contra vento lateral, fatores importantes para condutores de primeira viagem.

Leia também:

Volkswagen abre fábrica Anchieta para visitas gratuitas a partir de agosto

Truck X & Charada Truck Show 2025: O maior encontro do transporte rodoviário brasileiro será em Roseira (SP)

A partir de 2018, a terceira geração reforçou a posição do modelo no mercado global. A introdução da variante com cabeçote de tração ampliou as possibilidades de layout interno, permitindo soluções mais criativas e espaçosas para a área de convivência. Além disso, novos sistemas de assistência como o DISTRONIC, a central multimídia MBUX com tela sensível ao toque e o modo de hibernação elevaram o conforto ao patamar de um automóvel de passeio.

Atualmente, o Sprinter oferece três opções de tração — traseira, integral e dianteira — e, desde 2021, conta com um sistema de tração integral que distribui o torque de forma totalmente variável entre os eixos. Para o mercado brasileiro é oferecida somente a versão com tração traseira. No entanto, há empresas especializadas em modificação para 4×4.

Novidades e futuro elétrico

Entre os lançamentos que farão sua estreia no evento de Düsseldorf estão o Carthago C-line I 4.9 LE, o Encanto da CS-Reisemobile, o Malibu I 450 RB-LE, o Arto 84E da Niesmann+Bischoff, e o modelo Multisport & Regeneration da Alphavan, entre outros. As novidades reforçam o compromisso da Mercedes-Benz com a personalização e a inovação.

Além disso, a marca prepara o terreno para o futuro com a Mercedes-Benz Van Architecture, uma nova base modular que dará origem a veículos com motores a combustão de última geração (VAN.CA) e modelos 100% elétricos (VAN.EA), reforçando a liderança tecnológica no setor de vans.

Estreia do novo Classe V Marco Polo HORIZON

Outro destaque da marca no evento é a estreia do renovado Classe V Marco Polo HORIZON, que combina elegância e praticidade com foco em lazer e aventuras. Compacto (menos de 2 metros de altura), o modelo traz o motor diesel OM654, teto pop-up com cama superior, bancos giratórios, iluminação ambiente com 64 cores e cockpit widescreen com duas telas de 12,3”. Com duas portas deslizantes e mesas dobráveis, o veículo é ideal para viagens curtas ou escapadas de fim de semana, atendendo a um público que busca versatilidade sem abrir mão do conforto premium.

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui