sábado, setembro 7, 2024

Os 10 caminhões mais vendidos: Volvo FH 540 dispara no 1º trimestre de 2024

- Publicidade -

A corrida pelo título de caminhão mais vendido do ano está veemente, e, ao que tudo indica, o Volvo FH 540 está na dianteira para se sagrar campeão mais uma vez. Com nove meses ainda pela frente até o fim de 2024, os números de emplacamentos consolidados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no primeiro trimestre colocam o modelo da fabricante de Curitiba–PR em posição de destaque.

Nos três primeiros meses do ano, o mercado total de caminhões atingiu a marca de 25,8 mil unidades vendidas, das quais mais de 1,8 mil foram do Volvo FH 540. Isso representa 7,2% do mercado total e 13,6% da categoria de pesados, demonstrando a preferência dos consumidores pelo cavalo mecânico da Volvo.

Leia também:

Tecnoshow COMIGO 2024: O encontro da tecnologia com o campo em Goiás

O desempenho notável do modelo fabricado em Curitiba estabeleceu uma vantagem considerável sobre seu concorrente mais próximo, o Scania R 460, que ficou na segunda posição do ranking do trimestre com 1,3 mil emplacamentos. O modelo da Scania, empresa também de origem sueca, conseguiu capturar 9,6% das vendas de pesados, correspondendo a 5,1% do total do mercado.

O terceiro lugar ficou com o Volkswagen Delivery 11.180, que se destacou no segmento de médios, acumulando no trimestre 1,2 mil unidades emplacadas e liderando sua categoria com impressionantes 44,8% das vendas.

O sucesso do Delivery 11.180 deve muito ao falto de ser um modelo do segmento de leves com maior capacidade de carga, portanto, sendo ideal para aplicações urbanas para transporte de mercadorias com maior densidade peso, como os refrigerantes. Além disso, ele conta apenas com um concorrente em sua categoria, o Iveco Tector 11–190, com 147 unidades emplacadas no mesmo período.

Para melhor gestão:

Curso Presencial: Gestão Estratégica de Transporte – Capacite-se para o Futuro!

Por outro lado, a DAF tem motivos de sobra para comemorar. Seu modelo XF 530 alcançou o quarto lugar entre os caminhões mais vendidos, com 1,1 mil unidades entregues. No ranking de pesados, o XF 530 ocupa a terceira posição, representando 8% das vendas da categoria. Vale lembrar que a DAF Caminhões conta com apenas 10 anos de presença no mercado brasileiro e já se destaca em igualdade com as marcas suecas com mais de 60 anos de presença no Brasil.

É interessante observar que, entre os dez modelos mais vendidos até março de 2024, os pesados dominam com sete posições. As exceções ficam por conta do já mencionado Volkswagen Delivery 11.180, do Volvo VM 290, líder entre os semipesados com 11,2% das vendas de 6,8 mil caminhões, e do Mercedes-Benz Accelo 1017, segundo colocado entre os médios e nono na lista geral.

Esta predominância dos pesados no ranking reforça a tendência de mercado. Além disso, a confiança dos consumidores nesses modelos robustos e eficientes para as demandas logísticas do país. Com os números atuais, o Volvo FH 540 se posiciona não apenas como líder de vendas no segmento pesado, mas também como um dos preferidos no mercado brasileiro de caminhões, sinalizando mais um ano de sucesso para a Volvo.

Para saber mais:

Newsletter Frota News: Edição 39 com os principais temas de março

Os dez caminhões mais vendidos no 1º trimestre de 2024:

| Posição | Modelo                | Unidades |

|———|———————–|———-|

| 1º      | Volvo FH 540          | 1.872    | Pesado

| 2º      | Scania R 460          | 1.329    | Pesado

| 3º      | VW Delivery 11.180    | 1.235    | Médio

| 4º      | DAF XF 530            | 1.107    | Pesado

| 5º      | Scania R 540          | 947      | Pesado

| 6º      | Volvo FH 460          | 862      | Pesado

| 7º      | DAF XF 480            | 804      | Pesado

| 8º      | Volvo VM 290          | 768      | Semipesado

| 9º      | MB Accelo 1017        | 733      | Leve

| 10º     | MB Actros 2548        | 689      | Pesado

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui