No Brasil, formalmente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus conta com o BMB, um centro de customização de caminhões exclusivos para a marca. Os demais fabricantes fazem trabalhos específicos na fábrica ou conta com parceiros homologados. Agora, vamos conhecer o que é o centro de customização de caminhões na Alemanha: o Mercedes-Benz Custom Tailored Trucks (CTT).
Esta divisão da empresa alcançou um marco significativo na sua história, com a conversão bem-sucedida do seu 300.000º veículo. O veículo comemorativo é um Actros 8×4/4 Full-SLT, destinado a aplicações no setor pesado.
Há mais de duas décadas, as equipes da CTT têm se dedicado ao desenvolvimento, implementação e comercialização de soluções sob medida para atender às necessidades exclusivas dos clientes. Ao longo dos anos, o portfólio de produtos foi continuamente expandido, permitindo que a CTT ofereça soluções personalizadas para uma ampla variedade de aplicações.
Grupo Sipal é o novo distribuidor Noma do Brasil no Mato Grosso
Além dos limites da produção em série
Marc Schulz, diretor de Desenvolvimento de Produto e Marketing da Mercedes-Benz Custom Tailored Trucks, enfatizou a importância da CTT nesse contexto. “Em um mundo de crescente complexidade, nem sempre é possível encontrar o veículo certo para atender a demandas específicas de transporte na produção em série. A Custom Tailored Trucks entra em cena em que a ampla gama de equipamentos padrão e opcionais da Mercedes-Benz Trucks alcança seus limites. Antes de tudo, como ponto central de contato para pedidos especiais dos clientes, nós, na CTT, oferecemos soluções únicas e sob medida para atender às necessidades dos nossos clientes”, disse.
As conversões personalizadas ocorrem em várias instalações, incluindo a fábrica de caminhões de Wörth e a fábrica dos CTT em Molsheim, França, que está localizada a 100 quilômetros de Wörth. Além disso, a rede de parceiros de conversão dos CTT contribui para a capacidade de produção, permitindo que eles convertam até 70 veículos CTT diariamente.
Actros 8×4/4
O veículo de aniversário, o Actros 8×4/4 Full-SLT, é um exemplo impressionante do trabalho da CTT. Após sair da linha de produção em Wörth como um caminhão original de três eixos, ele foi convertido em um SLT de quatro eixos e dois eixos motores em Molsheim e na TITAN em Sulzbach.
Essa conversão possibilitou o uso do veículo como um caminhão semirreboque para transporte pesado. Sobretudo, a equipe realizou adaptações, incluindo a instalação de um eixo dianteiro de 8 toneladas e a adição de uma estrutura traseira que abriga um tanque de combustível de 900 litros, um reservatório de ar comprimido e um sistema de refrigeração. Assim como, a modificação também incluiu uma quinta roda adaptada e um controle deslizante para distribuição eficiente da carga por eixo.
Actros 300 Lowliner para o setor automotivo
Em sintonia com a estratégia da Mercedes-Benz Trucks de alcançar o transporte local neutro em CO₂, os caminhões elétricos desempenham um papel crucial. Por fim, os CTT estão atualmente envolvidos em um projeto-piloto chamado “eActros 300 Lowliner”. Decerto, uma variante elétrica do cavalo mecânico eActros 300, adaptada para atender às necessidades de megarreboques e logística automotiva.
Os veículos elétricos também se adequam ao transporte de grandes volumes, tornando-os ideais para uso como lowliners, que exigem uma altura interna de até três metros. Certamente, clientes selecionados na logística da fábrica da Mercedes-Benz Trucks utilizarão inicialmente os primeiros veículos lowliners completos.