De acordo com informações da revista holandela Truckstar, a Scania pode estar se preparando para revelar uma nova geração de caminhões. Fotos que circulam na web mostram um cavalo mecânico de testes fortemente camuflado, flagrado nas proximidades de uma unidade de produção da marca sueca, indicando que mudanças significativas podem estar a caminho.
O que mais chama a atenção no protótipo é a dianteira redesenhada: mais arredondada, com linhas aerodinâmicas evidentes e uma nova configuração de grade e para-choques. O estilo lembra as tendências adotadas recentemente por outros fabricantes europeus, como Volvo e Mercedes-Benz.
Outro detalhe curioso é que, ao contrário do que se esperaria de uma fase avançada de desenvolvimento, o veículo utiliza espelhos retrovisores convencionais em vez das câmeras digitais presentes nas versões mais recentes da Scania. Especialistas acreditam que essa escolha pode estar relacionada a uma fase preliminar de testes, com foco em outros aspectos técnicos, mas destacam que o retorno dos espelhos digitais parece inevitável nas versões de produção.
Megaoperação na Dutra transporta transformador de 800 toneladas
Apesar da retração no Brasil, Scania mantém perspectiva de crescimento global
Sob a camuflagem, há indícios de que a cabine foi projetada para atender aos futuros padrões europeus de visibilidade direta, que exigem maior segurança para usuários vulneráveis, como ciclistas e pedestres. Essa adaptação pode impactar profundamente o desenho das cabines nos próximos anos.
Fontes ligadas ao setor indicam ainda que a Scania estaria trabalhando em conjunto com a MAN Truck & Bus — empresa que também faz parte do Grupo Traton — no desenvolvimento de uma cabine completamente nova e ultra-aerodinâmica. O modelo flagrado seria, portanto, um passo intermediário rumo a essa próxima geração de veículos.
Embora a fabricante ainda não tenha se pronunciado oficialmente, as especulações apontam que o lançamento dessa nova linha pode ocorrer entre 2026 e 2027, quando, também, a geração atual estará completando o seu ciclo de 10 anos. Até lá, os entusiastas e profissionais do transporte seguem atentos aos próximos movimentos da marca sueca.


