quinta-feira, novembro 21, 2024

Mercedes-Benz e Iveco lideram premiação de Maior Valor de Revenda

Após a avaliação de 159 modelos, entre comerciais leves e caminhões, executivos das marcas Iveco, Mercedes-Benz, Peugeot, Volvo e Volkswagen. Subiram ao palco para receber a premiação da 10ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comercial, organizada pela Agência AutoInforme. Os modelos Mercedes-Benz Sprinter 416 e Iveco Daily Chassi conquistaram os primeiros lugares nas categorias de Caminhões e Utilitários de Carga, respectivamente.  

Aliás, com índices de valorização de 16,1% e 14,5% após três anos de uso. Esses veículos se destacaram entre os mais bem avaliados no maior estudo sobre a desvalorização de veículos no Brasil. A premiação ocorreu nesta quinta-feira (12/09) na sede da Fenabrave, em São Paulo e contou com a plataforma Frota News como parceria de mídia.  

As categorias 

A premiação, que já é tradicional no setor e completa 10 anos, visa destacar os veículos que melhor mantêm seu valor ao longo do tempo. Estimulando assim, as montadoras a investir na qualidade dos produtos e nos serviços de pós-venda. Além dos campeões gerais, outros 13 modelos foram contemplados em diferentes categorias, totalizando 15 prêmios distribuídos entre utilitários e caminhões. 

Na edição anterior, a categoria Pesados foi subdividida por potência dos veículos. Abrangendo caminhões “Até 400 cv”, “De 401 cv a 499 cv” e “Acima de 500 cv”. Este ano, a categoria Semipesados passou a ser dividida em configurações como 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4, refletindo as distintas aplicações e faixas de preço desses veículos. Com isso, o número total de categorias subiu de onze para quinze. 

Os vencedores 

Além dos “Campeões Gerais”, outros treze modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2024. Então, no grupo dos Utilitários, além do Iveco Daily Chassi (camioneta de carga e campeão geral +14,5%), venceram o Mercedes-Benz Sprinter Furgão (furgão de carga -1,2%), Peugeot Expert Furgão (furgoneta de carga -2,3%) e o Mercedes-Benz Sprinter Van 416 (minibus +10,7%). 

Maior Valor de Revenda
Aline Rovath, gerente de Marketing de Produto da Iveco, e Fábio Silva, Head de Vendas Vans da Mercedes-Benz, conquistam o Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2024

No grupo Caminhões, o Mercedes-Benz Accelo 1016 (leve +12,7%), o Iveco Tector 11-190 (médio +7,3%), Volkswagen 26-260 Constellation (semipesado 6×4 -2,9%), o Mercedes-Benz Atego 2426 (semileve 6×2 +5,9%), o Mercedes-Benz Atego 3030 (semipesado 8×2 +9,8%), Volvo VM 270 (semipesado 8×4 +4,4%), Volvo VM 270 (semipesado 4×2 -2,0%), o Mercedes-Benz Atego 2730K 6×4 (pesado Até 400 cv -2,8%), o Volvo FH-460 6×2 (pesado De 401 cv a 499 cv +3,9%), e o Volvo FH-540 6×2 (pesado Acima de 500 cv +8,6%). 

Maior Valor de Revenda
Iveco Daily e Mercedes-Benz foram os modelos que tiveram a maior valorização após três anos de uso

Nos 10 anos da premiação 

Em dez edições do SMVR-VC, de 2015 a 2024, a Mercedes-Benz venceu em 36 categorias entre Utilitários e Caminhões. Aliás, em nove oportunidades, a marca alemã cravou o título de “Campeão Geral”. Na sequência, a Volkswagen faturou em doze categorias e dois com o título máximo; a Renault, em sete categorias e três com título de “Campeão Geral” e a Hyundai em cinco oportunidades e três melhores colocações em Utilitários. A Kia Brasil, com o Bongo K2500, na categoria “camioneta de carga”, venceu em 2021, 2022 e 2023. Fiat (9x), Ford (3x), Iveco (4x), Peugeot (1x), Scania (8x) e Volvo (9x) também venceram nas categorias, mas não anotaram o maior valor de revenda na classificação geral de Utilitários ou de Caminhões. Essas empresas foram homenageadas pelo histórico de vitórias.  

 Análise de mercado 

De acordo com Luiz Cipolli Junior, coordenador do estudo, o sucesso da Mercedes-Benz se deve à combinação da qualidade de seus veículos e aos serviços de pós-venda oferecidos pela montadora. “Os resultados dos últimos dez anos demonstram claramente o reconhecimento do mercado pela confiabilidade dos produtos da marca”, afirma Cipolli. Ele também destaca que a certificação serve como uma referência para fabricantes, distribuidores, frotistas e até para instituições financeiras. 

Joel Leite, diretor da Agência AutoInforme, enfatiza que a valorização de um veículo depende de múltiplos fatores, bem como,  a marca, o segmento, a rede de revendedores e o volume de vendas. “A depreciação ou valorização reflete diretamente o cuidado da montadora com o produto e o serviço oferecido. Esperamos que esse selo continue a ser um parâmetro importante para todo o setor”, conclui. 

 Metodologia do estudo 

A saber, o estudo de depreciação, realizado há 23 anos, é uma das principais referências no mercado automotivo. A análise da AutoInforme considera os preços médios dos veículos novos em julho de 2021 e compara com os valores de revenda desses mesmos modelos após três anos de uso, em junho de 2024. Assim sendo, para a edição deste ano, avaliamos 159 modelos, incluindo 132 caminhões e 27 utilitários. Desses, 40 apresentaram índices positivos de valorização, enquanto 119 mostraram depreciação. 

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