Os transportadores do Axor, que foi substituído pelo Arocs, vão voltar a contar com caminhões robustos. Certamente, mais simples e eficientes em diversas operações, agora, com a cabine do Atego renovada. Vamos entender isso melhor.
O Mercedes-Benz Arocs, em 2012, foi lançado na Europa para substituir o Axor. No Brasil, o mesmo Arocs teve essa missão no final de 2022. No entanto, por ser um caminhão premium e extrapesado, deixou nichos que eram bem atendidos pelo Axor pelas particularidades do mercado brasileiro. Para cobrir essas lacunas, a Mercedes-Benz do Brasil renovou o portfólio da linha Atego, lançando mais opções para o mercado fora de estrada e vocacional. Grosso modo, as novas opções de pesados seriam como ter chassi do Axor, agora com cabine do Atego.
13 modelos
Dessa forma, o novo portfólio ficou com 13 modelos, sendo os seguintes: 1419, 1719, 1726, 1733, 2429 6×2, 2433 6×2, 3033 8×2, 2730 6×4, 3133 6×4, 3330 8×4, 1729 vocacional compactador de lixo e 1733 vocacional bombeiro. E, completando a gama, o cavalo-mecânico 1933 4×2.
A chegada dos novos modelos 1933 4×2 on-road (cavalo mecânico) e 3133 6×4 off-road (versões plataforma, basculante e betoneira). A família Atego atende os segmentos médio, semipesado e pesado, com capacidade máxima de tração de até 63 toneladas, no caso do 3133 6×4. Com isso, a gama permite múltiplas opções de configuração de cabinas (Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo), tração (4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4), entre-eixos e itens de desempenho, segurança e conforto.
“”Com o lançamento dos caminhões Atego 1933 e 3133, a cobertura de segmentos importantes antes atendidos pelos veículos Axor. Aliás, que fizeram história no país pela sua robustez e baixo custo operacional”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de preservar os atributos do Axor amplamente reconhecidos pelos transportadores e motoristas. Os novos Atego agregam mais robustez, bem como, tecnologia, modernidade, segurança e conforto, além de menor custo de manutenção”.
A saber, com esses lançamentos, a Linha Atego passa a ser a maior família de modelos no portfólio da marca. Aliás, que também conta com os caminhões Accelo (segmentos de leves e médios), Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road). “Atualmente, a Linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez. “Somente no segmento de semipesados, alcançamos 28% de participação de mercado com os caminhões Atego no primeiro semestre de 2024, com mais de 3.700 unidades emplacadas”.
Atego 1933 para transporte de curtas e médias distâncias
O novo cavalo mecânico Atego 1933 LS 4×2, com suspensão traseira pneumática. Foi desenvolvido especialmente para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves, substituindo o antigo Axor 1933. É indicado para operações de logística em portos, bem como, indústrias, centros de distribuição e milk run. Assim como para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando semirreboques como baú carga seca ou frigorificado, sider, contêineres e vários outros.
Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 45,1 toneladas, atendendo a pedidos dos operadores. O cavalo mecânico 1933 é indicado para uso com semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado). Ele já nasce com a nova identidade visual dos modelos Atego rodoviários, que segue o padrão da Linha Actros. O Atego 1933 é equipado com o motor OM 926 LA BlueTec 6 de 321 cavalos e com a caixa de mudanças automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades.
O novo Atego 1933 oferece opções de tanques de diesel de 300 até 890 litros. Gerando assim, mais autonomia para o caminhão, conforme a necessidade da aplicação. O ângulo de entrada em relação ao antigo Axor é maior, de 20 graus. Aumentando a proteção contra eventual quebra do spoiler do caminhão e de outros componentes nas lombadas ou outras irregularidades da via.
Em termos de tecnologias de segurança, o Atego 1933 se destaca por vários itens de série: Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e Top Brake.
Atego 3133 6×4 para construção, mineração e apoio no campo
“O Atego 3133 6×4 é um que traz toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road Mercedes-Benz, com a alma do Arocs”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Ouvindo os pedidos dos clientes e dos motoristas, esse caminhão chega ao mercado com o objetivo de substituir o antigo Axor 3131 e ampliar sua gama de modelos e aplicações, trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada”.
Alinhado à nova linha visual da Linha Atego e seguindo o padrão do Arocs. Este novo Mercedes-Benz é oferecido aos clientes nas versões plataforma, basculante e betoneira. Ele foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.
O motor OM 926 LA de seis cilindros oferece potência de 321 cavalos, com torque de 1.250 Nm. Este motor, o mesmo que equipava o Axor 3133, agora está compatível com a legislação Proconve P8 (Euro 6). Assim como no Atego 1933, a ele junta-se o câmbio automatizado Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades, trazendo os mesmos componentes e otimizando trocas de marchas e de embreagem.
Características off-road
O Atego 3133 6×4 off-road conta com eixo dianteiro de molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. O mesmo, vem equipado, de série, com bloqueio longitudinal e transversal, solução ideal para aplicação fora de estrada e que atua nos eixos traseiros e dianteiro, auxiliando a operação do caminhão nos mais diversos tipos de terreno.
O diferencial de mercado do Atego 3133 está no chassi. Com longarinas mais leves e resistentes, molas reforçadas e eixo com redução nos cubos. O veículo carrega o DNA de um extrapesado e se torna similar ao Arocs por sua robustez, item valorizado no antigo Axor. Isso significa que esse Atego é resistente e apto para atividades que exigem força. Além disso, pode atuar em aplicações fora de estrada, como caminhão basculante, tanque, guindaste, Romeu-e-Julieta, betoneira e também como veículo de apoio.
Opcionalmente, o Atego 3133 pode receber engate para reboque, além de itens como tomada de força no câmbio (versões plataforma e basculante) ou na parte traseira do motor (betoneira) e escape vertical, adequando-se às necessidades dos clientes.
O Atego 3133 oferece opções de tanque de diesel de 300 ou 600 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, de acordo com a aplicação, sem a necessidade de muitas paradas para abastecimento.
Ângulo de entrada
Com ângulo de entrada mais elevado em 27 graus, o Atego 3133 possui grade dianteira de faróis e chapa protetora de cárter e de filtro, a fim de evitar a quebra de componentes do veículo nas operações em terrenos acidentados.
Alinhando-se ao padrão da Linha Atego, a cabina do 3133 é espaçosa e confortável. Além disso, oferece ainda espaço extra para equipamentos e ferramentas, de acordo com a demanda do operador.
Outros itens, como banco de até 11 regulagens, volante multifuncional, alavanca de câmbio na coluna de direção, partida por botão e amplo pacote de tecnologias de segurança são os mesmos do Atego 1933, reforçando o padrão de qualidade da linha. Além disso, você pode equipar o Atego 3133 com o Retarder Voith como opcional, o que aumenta a segurança e a economia operacional
Novo visual mais clean e aerodinâmico do Atego rodoviário e urbano
O Atego rodoviário e urbano chegou ao mercado, no início do ano, com uma frente mais moderna, identificada com a família Actros. Entre as novidades incluem-se novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, grade frontal robusta com design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico. Como resultado, isso traz modernidade ao design e robustez da estrutura metálica tubular, mantendo a modularidade para simplificação de eventual manutenção. A otimização dos elementos, com design mais clean, também assegura maior robustez de fixação.
Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados aos caminhões da Linha Accelo, o que favorece a intercambialidade de peças e componentes, diminuindo o custo de manutenção.
Design e robustez do Arocs no novo Atego fora de estrada
O Atego para operações fora de estrada ganhou um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.
Vale destacar que o design robusto da versão off-road está disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus). Assim, facilita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.
Linha 2024 acentua a versatilidade de aplicação dos caminhões Atego
Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, tecnologia, reduzindo consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevando nível de conforto e segurança para o motorista. Já os modelos vocacionais, por sua vez, nascem com toda a evolução introduzida na linha Euro 6, como, por exemplo, os sistemas de freios ABS, ASR, ESP e ESS.
“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.
Nos siga no LinkedIn!