Dificilmente um veículo rodoviário produzido no Brasil é comercializado no mercado norte-americano. Mas a Marcopolo, por meio de sua subsidiária no México, consegue furar as barreiras e avança mais no mercado internacional. A fabricante brasileira exportou 10 unidades do micro-ônibus Grand Executive para a Infinity Transportation Management, uma das companhias de transporte mais inovadoras e de crescimento acelerado do Centro-Oeste dos Estados Unidos.
A negociação foi intermediada pela Model 1 Commercial Vehicles, parceira comercial da Marcopolo responsável pela distribuição e suporte técnico em território americano. Segundo a fabricante, trata-se do maior fornecimento do modelo para um único cliente desde o seu lançamento.
Leia também:
- Caminhões e ônibus fecham 2025 sob pressão dos juros, aponta Anfavea
- Exportações de ônibus crescem 33,8% em 2025 e Chile amplia compras de micro-ônibus Volare para mineração
Chassi Ford F59

Os novos Grand Executive, com capacidade para 32 passageiros e montados sobre o chassi Ford F59, se destacam nas operações da região de Chicago por serem um dos poucos modelos de fretamento equipados com motorização a gasolina.
O chassi Ford F-59 é um stripped chassis robusto projetado para carroceriais comerciais nos EUA, equipado com motor 7.3L V8 a gasolina de 335 cv e 1.356 Nm de torque, aliado a uma transmissão automatizada TorqShift de seis marchas. Com PBT entre 7,2 e 10 toneladas, eixo traseiro com suspensão pneumática , freios a disco nas quatro rodas com ABS tanque de 151 litros e rodas 19.5″ com pneus 245/70R19.5G.
“Este investimento estratégico marca uma nova era no compromisso da empresa com desempenho, confiabilidade e eficiência operacional, consolidando ainda mais a reputação da Infinity como líder do setor em inovação de frotas”, afirma Api Dogan, CEO da Infinity Transportation.
De acordo com a Marcopolo, os novos veículos representam a introdução de modelos de médio porte a gasolina no setor de fretamento executivo da região, reduzindo o impacto ambiental em comparação às versões a diesel e eliminando o uso do DEF (fluido de escapamento diesel). O resultado é uma operação mais limpa, silenciosa e eficiente, com menores custos de manutenção e maior disponibilidade da frota.
“Com esses novos ônibus da Marcopolo, estamos redefinindo o que o transporte fretado moderno pode ser. A mudança para motores a gasolina reduz significativamente o tempo de inatividade, os custos de manutenção e as emissões, ao mesmo tempo em que oferece aos nossos clientes uma experiência mais tranquila e confortável. Este é o futuro das viagens em grupo de médio porte”, complementa Dogan.
Carroceria Grand Executive
Medindo 10.135 mm de comprimento, 2.985 mm de largura total (com espelhos) e 3.115 mm de altura externa máxima, o Grand Executive oferece recursos típicos de veículos de categoria superior. O modelo vem equipado com poltronas semileito, tomadas USB C+A, quatro monitores, sistema de ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensor de estacionamento e monitoramento eletrônico. É também o único da categoria a conter bagageiro integral com capacidade para 32 passageiros.
Sobre a Infinity Transportation Management
Fundada pelo empreendedor Api Dogan, a Infinity Transportation Management LLC tem foco em transporte fretado com sede em Chicago (EUA). A empresa atua em todo o Centro-Oeste americano com uma frota superior a 50 veículos.


