A Marcopolo prepara sua volta ao mercado europeu com uma estratégia focada no transporte rodoviário. O movimento será marcado pela apresentação do Paradiso G8 1200, modelo concebido especialmente para atender às exigências de operadores do continente. A estreia acontece durante a Busworld Europa 2025, de 4 a 9 de outubro, em Bruxelas, Bélgica, maior feira global dedicada ao setor.
“A presença na Busworld é fundamental para mostrarmos o que temos de mais avançado em design, tecnologia e conforto para o transporte coletivo. O Paradiso G8 1200 representa nossa capacidade de adaptação às demandas globais e reforça nosso compromisso com a expansão internacional da companhia”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Estratégia de reentrada
A decisão de retomar operações comerciais no continente foi motivada por transformações recentes do setor. Segundo Armaganijan, o ambiente atual é mais favorável para fornecedores globais com flexibilidade produtiva e capacidade de customização. A Marcopolo identificou uma oportunidade estratégica para oferecer soluções sob medida, unindo experiência internacional à produção no Brasil.
Desenvolvido pela engenharia brasileira, o Paradiso G8 1200 é compatível com os principais chassis disponíveis no continente e segue normas técnicas e homologações específicas da região. O modelo traduz o compromisso da fabricante com inovação, segurança e adaptabilidade global.
Entre os principais diferenciais estão:
- Design funcional e moderno, com área envidraçada ampliada, para-brisa maior e espelhos redesenhados;
- Acessibilidade total, incluindo segunda porta no entre-eixos e sanitário reposicionado;
Interior premium, com poltronas que deslizam para o corredor e portas pantográficas eletropneumáticas; - Tecnologia embarcada, como sistema multiplex, conectividade via tablet, soluções de cibersegurança e centralização de comandos;
- Segurança ativa e passiva, com frenagem autônoma (AEB), alerta de saída de faixa (LDW), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), visão 360° e sensores de ponto cego.

O veículo que será exibido na feira mede 13,5 metros de comprimento e acomoda 55 passageiros em assentos Confort AA, equipados com tomadas USB. O conforto é reforçado por ar-condicionado, sistema de áudio e vídeo com DVR, dois monitores de 15,6”, iluminação interna em LED com cromoterapia e isolamento termoacústico de alta performance.
Panorama Europeu – Mercado de Ônibus Rodoviários / Ônibus & Coach
| Indicador | Valor / crescimento recente | Fonte |
|---|---|---|
| Tamanho estimado do mercado europeu Bus & Coach | US$ 5,85 bilhões em 2024; projeção de chegar a ~US$ 7,71 bilhões até 2030, com CAGR de ~4,7 % entre 2025-30. | (techsciresearch.com) |
| Nº de registros totais de ônibus/ônibus rodoviários em alguns países-chave (2024) | França: ~5.807 unidades (+2 % vs 2023); Itália: ~4.920 unidades (+20 %); Espanha: ~4.355 unidades (+16 %); Alemanha: ~5.382 unidades (queda de ~2 %) | (Sustainable Bus) |
| Projeção de veículos zero-emissão | até 108.000 veículos zero-emissão (ônibus + coaches) em circulação na Europa até 2030 | (Sustainable Bus) |
| Segmento interurbano / coach (ônibus rodoviários) | Está entre os segmentos mais dinâmicos, especialmente com o crescimento do turismo rodoviário, demanda por conforto e pressões regulatórias por emissões mais limpas. | (Mordor Intelligence) |
| Participação por tipo de motorização | Diesel ainda tem participação majoritária em muitos mercados, mas elétricos (+ híbridos) têm o mais alto CAGR para o período até 2030; políticas ambientais e subsídios favorecem esta migração. | (techsciresearch.com) |
| Projeção de vendas de ônibus na Europa em unidades | ~83.900 veículos vendidos em 2025; crescimento moderado estimado até 2029, para ~89.200 unidades, com CAGR ~1,5 % no total de ônibus. | (Statista) |


